Discurso durante a 30ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Anúncio da chegada, em dezembro de 2016, das águas do rio São Francisco ao Estado do Rio Grande do Norte.

Autor
Garibaldi Alves Filho (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RN)
Nome completo: Garibaldi Alves Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL:
  • Anúncio da chegada, em dezembro de 2016, das águas do rio São Francisco ao Estado do Rio Grande do Norte.
Aparteantes
Cássio Cunha Lima.
Publicação
Publicação no DSF de 16/03/2016 - Página 47
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Indexação
  • ANUNCIO, CHEGADA, AGUA, ORIGEM, RIO SÃO FRANCISCO, DESTINO, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), MOTIVO, TRANSPOSIÇÃO.

    O SR. GARIBALDI ALVES FILHO (Bloco Maioria/PMDB - RN. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, na verdade, não é uma comunicação inadiável, eu estou inscrito como orador. Apenas cedi espaço para a comemoração do Senador Paulo Paim. Eu até digo a ele que todos o homenagearam, mas só quem subiu à tribuna para homenagear V. Exª fui eu.

    V. Exª há de registrar isso.

    Por outro lado, eu realmente pretendia me estender em uma comunicação que devo fazer aqui, em um discurso, mas vou ser breve. Na verdade, lá no Nordeste, no nosso Nordeste, que está sendo até alvo agora de uma novela chamada Velho Chico, nós temos no Rio São Francisco a transposição tão esperada.

    E ontem, em companhia do Senador Cássio Cunha Lima, que, aliás, foi quem marcou a audiência, estivemos no Ministério da Integração Nacional, juntamente com o Deputado Marcondes Gadelha, e tivemos uma grata notícia.

    Então, eu estou aqui comemorando o aniversário de Paulo Paim, mas também comemorando a grata notícia de que nos asseguraram que a transposição vai realmente chegar com as suas águas, com as águas do Rio São Francisco, no Rio Grande do Norte, que é o último Estado a receber essas águas, no final do ano, em dezembro.

    Olhe, que havia uma perspectiva, Sr. Presidente, de que essas águas só chegariam no meu Estado em fevereiro ou março de 2017, e as previsões de inverno são baixas, são assustadoras. Há grande possibilidade de que nós tenhamos uma nova seca, e estamos enfrentando a seca desde 2012; são, portanto, já quatro anos de seca. Então, faz-se necessário que essa obra da transposição chegue ao Nordeste no final, ao Nordeste, Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.

    Realmente, ontem nós tivemos da parte do Ministério da Integração, representado aqui pelo Ministro interino, Carlos Vieira, e pelo coordenador da obra, Diretor Dr. Osvaldo Garcia, a grata notícia de que essas águas vão chegar em dezembro. O ideal seria que fossem as águas de março, mas elas chegarão em dezembro. E quero fazer este registro porque, juntamente com a Bancada do Nordeste, vou ficar cobrando para que isso não deixe de acontecer. Afinal, é uma grande obra.

    Mas também é preciso que se registre o empenho dos últimos Governos, do governo do Presidente Lula e da Presidenta Dilma Rousseff, quando tivemos como Ministros dois conterrâneos meus: Aluízio Alves, já falecido, meu tio; e o ex-Ministro Fernando Bezerra.

    É uma obra gigantesca; são 400km de transposição, Senador Hélio, que é o único que está prestando atenção...

    O Sr. Cássio Cunha Lima (Bloco Oposição/PSDB - PB) - Eu o escuto com atenção, Senador. Estou, inclusive, aguardando a oportunidade de um aparte. Estou aguardando a oportunidade de um aparte a V. Exª.

    O SR. GARIBALDI ALVES FILHO (Bloco Maioria/PMDB - RN) - O Presidente Renan Calheiros me deu um aviso transformando o meu discurso em comunicação inadiável.

    Diante...

    O Sr. Cássio Cunha Lima (Bloco Oposição/PSDB - PB) - Mas o meu aparte é inadiável também.

    O SR. GARIBALDI ALVES FILHO (Bloco Maioria/PMDB - RN) - Agradeço a V. Exª.

    V. Exª sabe muito bem que são 477km organizados em dois eixos de transferência de água. A sua construção acarreta a construção de 9 estações de bombeamento, 27 reservatórios, 4 túneis, 14 aquedutos e 9 subestações.

    E há dois eixos: o Eixo Norte conta com 84%; e o Eixo Leste, com 82%.

    Os bispos percorreram agora todo o trajeto da transposição. Portanto, por falta de orações é que não vamos deixar de concluir a transposição.

    São R$250 milhões todos os meses que o Ministério da Integração está transferindo para essa obra.

    Portanto, eu venho aqui dizer da satisfação de que, finalmente, essa transposição vai ocorrer.

    Concedo um aparte ao Senador Cássio Cunha Lima. V. Exª é quem deveria estar aqui na tribuna.

    O Sr. Cássio Cunha Lima (Bloco Oposição/PSDB - PB) - Em absoluto. A reunião realizada ontem no Ministério da Integração foi um momento importante, Senador Garibaldi, até para que possamos trazer uma palavra de alento, de esperança, aos Estados do Rio Grande do Norte, que V. Exª representa, ao lado do Senador José Agripino, da Senadora Fátima; também do meu Estado, a Paraíba; assim como o Estado do Ceará, aqui representado pelo Senador Tasso Jereissati, que atentamente escuta e acompanha o nosso pronunciamento, para felicitar o Ministro Carlos Vieira pelo comprometimento que ele vem tendo com a obra, que não pode mais ser retardada. Esse é um desafio do Estado brasileiro, não apenas do Governo. A perspectiva de que o Eixo Norte possa ter a sua primeira etapa em funcionamento ainda em 2016, em meados de outubro ou novembro, como foi asseverado pelo Sr. Ministro, e o Eixo Leste, que terá possibilidade de resolver os problemas de abastecimento, sobretudo em Campina Grande e toda a região, com perspectiva para o início de 2017, é sim uma esperança, porque não resta outra alternativa para o abastecimento humano do Nordeste, senão a conclusão da transposição. Então, a presença do Deputado Marcondes Gadelha nessa audiência também foi muito importante, ele, que é um pioneiro nesta luta e que sempre esteve na vanguarda desta causa. Eu quero agradecer a presença de V. Exª, que atendeu ao convite que foi formulado, para que possamos ter essa integração da nossa Bancada nordestina, em defesa do rio, para que ele possa ser revitalizado, ser salvo dentro do projeto, e, naturalmente, dentro do cronograma previsto. Então, que fique anunciado no plenário do Senado Federal, para que o Brasil inteiro anote,...

(Soa a campainha.)

    O Sr. Cássio Cunha Lima (Bloco Oposição/PSDB - PB) - ... sobretudo o Nordeste, que o compromisso do Ministério, então, é da conclusão do Eixo Norte ainda em 2016, nos idos de outubro, novembro, e do Eixo Leste no início de 2017, entre fevereiro e março. Felicito V. Exª, e vamos continuar na luta em defesa da nossa Região.

    O SR. GARIBALDI ALVES FILHO (Bloco Maioria/PMDB - RN) - Agradeço a V. Exª.

    Quero deixar esta tribuna fazendo justiça a um Ministro licenciado, ao Ministro Gilberto Occhi, que está acometido por uma doença que não lhe permite, no momento, ficar à frente do Ministério, mas que impulsionou essa obra, Sr. Presidente. Então, agradeço.

    Sei que todos os Senadores do Nordeste, inclusive da Bancada do Senador Cássio, do Senador José Maranhão, do Senador Raimundo Lyra,...

(Soa a campainha.)

    O SR. GARIBALDI ALVES FILHO (Bloco Maioria/PMDB - RN) - ... dos meus colegas do Rio Grande do Norte, do Ceará, como o Senador Tasso Jereissati, estão atentos e comemorando essa boa notícia.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/03/2016 - Página 47