Discurso durante a 30ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da inadequação do debate, na atual conjuntura política, sobre a implementação do Parlamentarismo no Brasil.

Autor
Blairo Maggi (PR - Partido Liberal/MT)
Nome completo: Blairo Borges Maggi
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SISTEMA POLITICO:
  • Registro da inadequação do debate, na atual conjuntura política, sobre a implementação do Parlamentarismo no Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 16/03/2016 - Página 79
Assunto
Outros > SISTEMA POLITICO
Indexação
  • APREENSÃO, ATUALIDADE, EPOCA, DISCUSSÃO, CRIAÇÃO, PARLAMENTARISMO, BRASIL, MOTIVO, CRISE, POLITICA NACIONAL, ECONOMIA NACIONAL.

    O SR. BLAIRO MAGGI (Bloco União e Força/PR - MT. Sem revisão do orador.) - Presidente Renan, enquanto V. Exª aguarda alguns Senadores que estão chegando, eu gostaria de voltar um pouco à nossa sessão de hoje. No início da sessão, V. Exª falou um pouco sobre a questão do Parlamentarismo. V. Exª foi muito firme e categórico, dizendo que não instalará a comissão neste momento.

    Eu gostaria de reforçar isso, porque, nas últimas horas, com os acontecendo que vêm se sucedendo na política brasileira, há, por parte da população, por muitos que se manifestam, a preocupação de que uma mudança rápida e açodada neste momento possa significar uma mudança sem nenhum rumo ou porto seguro aonde se queira ir.

    Eu confesso a V. Exª que sou parlamentarista e sempre fui, acho que é o melhor modelo que nós podemos ter para governar um país e, em determinados momentos de crise como este, é muito mais fácil de resolver os problemas do que com o sistema de presidencialismo que temos. Eu só para deixar registrada essa preocupação. Sei que nós não temos como levar adiante a discussão, pelo menos neste momento. E aí já começa uma série de teorias de conspiração, para lá e para cá. É muito melhor a gente acalmar todo mundo e esperar os acontecimentos, mas penso - e V. Exª pensa assim também - que este é um assunto a ser enfrentado. Em determinado momento, nós teremos que fazer essa reflexão. Eu, com toda a sinceridade, sou parlamentarista, sempre fui e acho que é o caminho que o Brasil deve perseguir e andar, mas não neste momento, no meio desta turbulência toda que estamos vivendo.

    Obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/03/2016 - Página 79