Discurso durante a 36ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pesar pelo falecimento de Roger Agnelli.

Autor
Ricardo Ferraço (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/ES)
Nome completo: Ricardo de Rezende Ferraço
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Pesar pelo falecimento de Roger Agnelli.
Publicação
Publicação no DSF de 23/03/2016 - Página 59
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MORTE, ROGER AGNELLI, EMPRESARIO, ENCAMINHAMENTO, VOTO DE PESAR, ELOGIO, VIDA PUBLICA.

    O SR. RICARDO FERRAÇO (Bloco Oposição/PSDB - ES. Sem revisão do orador.) - Inspirado pela manifestação do Senador Tasso Jereissati, assim como pela do Senador Aécio Neves, quem, como eu, é do Estado do Espírito Santo - que, ao lado do Estado de Minas Gerais, do Estado do Pará e do Estado do Maranhão, está presente na cena brasileira de maneira robusta, não apenas pela produção de minério, mas por tudo que nossos Estados representam na estratégia de logística do nosso País -, conhece e tem a obrigação de trazer o seu testemunho da capacidade empreendedora do executivo Roger Agnelli, que nos deixou no último fim de semana, abatido por uma tragédia; não apenas ele, mas sua esposa, Andrea, seus filhos, nora e genro.

    O executivo Roger Agnelli, Sr. Presidente, deixa uma grande lacuna aberta em nosso País.

    Ele, mais do que ninguém, soube entender, soube discutir e soube dar uma enorme contribuição ao nosso Brasil, considerando as variáveis de integração da economia global.

    Há dez dias, ele esteve conosco na Comissão de Relações Exteriores, na companhia do Embaixador Sérgio Amaral, oportunidade em que nós discutimos as ameaças e as oportunidades na relação do Brasil com a China. Ninguém, além de Roger Agnelli, conhecia tão bem as oportunidades da China e a necessidade do longo caminho a ser percorrido pelo nosso País nessa direção.

    Portanto, a minha palavra é uma palavra não apenas de reconhecimento, mas é uma palavra de gratidão a esse extraordinário empreendedor, um dos melhores da sua geração. Gratidão, Sr. Presidente, pelo período em que o Sr. Roger Agnelli foi presidente da Vale. Eu fui Vice-Governador do Estado do Espírito Santo, na companhia do Governador Paulo Hartung, oportunidade em que nós fizemos as melhores e mais consistentes parcerias no campo da atividade coletiva e do desenvolvimento do nosso Estado.

    Fica o registro de extremo pesar por essa tragédia que abateu a vida deste grande brasileiro, Roger Agnelli.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/03/2016 - Página 59