Pela ordem durante a 37ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Comentário sobre declaração referente ao Brasil proferida pelo Presidente dos EUA, Barack Obama, em visita a Argentina.

Autor
Ana Amélia (PP - Progressistas/RS)
Nome completo: Ana Amélia de Lemos
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
POLITICA INTERNACIONAL:
  • Comentário sobre declaração referente ao Brasil proferida pelo Presidente dos EUA, Barack Obama, em visita a Argentina.
Publicação
Publicação no DSF de 24/03/2016 - Página 49
Assunto
Outros > POLITICA INTERNACIONAL
Indexação
  • COMENTARIO, DECLARAÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, GOVERNO ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA), ASSUNTO, CRISE, POLITICA, BRASIL, PERIODO, VISITA, LOCAL, PAIS ESTRANGEIRO, ARGENTINA.

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Eu queria apenas dizer, Senador - tenho agora um compromisso -, que acabei de receber uma informação, que a imprensa já está divulgando, a respeito de uma frase proferida pelo Presidente dos Estados Unidos, em visita à Argentina, Barack Obama.

    Ele alcançou um grande sucesso no feito histórico dessa reaproximação com Cuba, que quebra muitos paradigmas - alguns até ideológicos -, em uma aproximação pragmática, respeitosa, encerrando um ciclo na história da relação dos dois países e do próprio continente americano, incluindo a América do Norte, a América Central e nós, a América do Sul.

    Festejo com grande alegria o gesto de Barack Obama, que marca a sua passagem pelo governo dos Estados Unidos, sendo o primeiro negro a comandar o país e que usou as redes sociais para se eleger.

    Eu queria dizer que o Presidente Barack Obama, por quem tenho um grande respeito, deu a seguinte declaração hoje, junto com o Presidente Macri, em Buenos Aires.

    Em sua primeira visita oficial à Argentina, Barack Obama, falou sobre a crise política brasileira durante entrevista coletiva ao lado do Presidente Mauricio Macri. Abre aspas: "Precisamos de um Brasil forte e eficiente para a nossa própria economia e para a paz mundial", frase de Barack Obama. Mas, para mim, a frase mais relevante do presidente norte-americano foi esta, abre aspas:

O Brasil é um País grande, é amigo dos nossos dois países. [Referindo-se, claro, aos Estados Unidos e à Argentina. E continua.] A boa notícia [disse Obama] - e o Presidente Macri apontou isto - [segue Obama] é que a democracia brasileira está madura. Acho que os sistemas de leis e estruturas são fortes o suficiente para que isso seja resolvido de forma que o Brasil prospere e seja o líder mundial que é [disse Barack Obama].

    Eu vou repetir essa frase, Senador Dário Berger, que está presidindo a sessão.

O Brasil é um país grande, é amigo dos nossos dois países. A boa notícia - e o Presidente Macri apontou isso - é que a democracia brasileira está madura. Acho que os sistemas de leis e estruturas são fortes o suficiente para que isso seja resolvido de forma que o Brasil prospere e seja o líder mundial que é [disse Obama.] Precisamos de um Brasil forte e eficiente para a nossa própria economia e para a paz mundial.

    Eu sublinhei essa frase porque o líder da maior economia do mundo, o líder que cativou o mundo ocidental e que faz um combate ferrenho às atrocidades que o terrorismo está cometendo - e, na madrugada de ontem, em Bruxelas, nós vimos repetir cenas do horror, da selvageria e da barbárie - respeita a democracia brasileira, reconhece a força das instituições brasileiras.

    Portanto, nós, brasileiros, saberemos, nós mesmos, sem nenhuma interferência externa de quem quer que seja, com a nossa soberania e a nossa independência... Porque, na hora em que formos buscar lá fora algum tipo de apoio para interferir aqui dentro, nós não estaremos sendo devidamente respeitosos com a própria Nação brasileira.

    E é exatamente essa frase de Barack Obama que me deixa hoje, numa quarta-feira, muito melhor, com mais esperança ainda de que nós aqui, com as instituições fortes que temos, o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Polícia Federal e esta Casa, com todas as suas fragilidades, aqui e na Câmara, terão, sim, capacidade de resolver as questões, com a soberania e com a legitimidade que o povo brasileiro nos concedeu.

    Não podemos abrir mão dessa responsabilidade e desse compromisso, Senador Dário Berger.

    Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/03/2016 - Página 49