Discurso durante a 43ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comemoração dos 30 anos de fundação da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e comentário sobre a história dos estabelecimentos de ensino superior naquele estado.

Autor
Elmano Férrer (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/PI)
Nome completo: Elmano Férrer de Almeida
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO:
  • Comemoração dos 30 anos de fundação da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e comentário sobre a história dos estabelecimentos de ensino superior naquele estado.
Publicação
Publicação no DSF de 05/04/2016 - Página 52
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO
Indexação
  • COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, UNIVERSIDADE ESTADUAL, ESTADO DO PIAUI (PI), REGISTRO, IMPORTANCIA, ENTIDADE, EDUCAÇÃO, POPULAÇÃO, DESENVOLVIMENTO REGIONAL, COMENTARIO, HISTORIA, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, ENSINO SUPERIOR, ENTE FEDERADO.

    O SR. ELMANO FÉRRER (Bloco União e Força/PTB - PI. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, meu pronunciamento, neste princípio de noite, é para prestar uma homenagem ao sistema de ensino universitário do meu querido Piauí.

    Srª Presidente, sempre tive comigo a firme ideia de que a grandeza de uma sociedade está intimamente relacionada à força de suas instituições de ensino superior. Exemplo maior disso, no Brasil, talvez seja o Estado de São Paulo, cujo admirável desenvolvimento econômico, científico, tecnológico e cultural seria impossível sem a contribuição de suas três grandes universidades estaduais e de duas centenas de faculdades de tecnologia, as famosas FATECs, disseminadas por todo o Estado.

    No meu querido Piauí, como nos demais Estados da Federação, não haveria de ser diferente. Esse sempre será o melhor caminho para o progresso e o desenvolvimento social.

    Há mais de cem anos, Srª Presidente, precisamente em 1909, por iniciativa do Governo Federal, foi criada a Escola de Aprendizes e Artífices do Piauí, primeiro estabelecimento de ensino profissional e alicerce da educação no Estado. A instituição teve diversas denominações: Escola Industrial, Escola Técnica Federal, Centro Federal de Educação Tecnológica e, atualmente, se chama Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Piauí, matriz da primeira universidade tecnológica do Estado.

    Mas a ação do Governo Federal, Srª Presidente, não se deteve somente ao Instituto Federal de Educação e a seu sistema multicampi. No início da década de 70, foram fincadas as primeiras raízes da árvore frondosa, que é a Universidade Federal do Piauí, orgulho de todos nós piauienses.

    No entanto, hoje ocupo a tribuna para me dirigir, de modo muito especial, àqueles que fazem a Universidade Estadual do Piauí, a nossa UESPI, que completa 30 anos de ininterrupta atividade acadêmica, pedra angular da formação humanística e científica do nosso povo.

    A UESPI e seu formidável processo de expansão são dignos de registro. A universidade é obra de alguns educadores, cujos nomes ocupam patamar de destaque na história de nosso Estado. Ela é o resultado paciente e obstinado da ação criteriosa de seus gestores, apoiados pela oportuna iniciativa de sucessivos governos estaduais.

    O primeiro passo para sua criação ocorreu no Governo do ex-Senador e ex-Governador Hugo Napoleão, em 1984, quando instituiu a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Educação do Estado do Piauí (FADEP). Essa fundação viria a ser mantenedora do Centro de Ensino Superior do Piauí (CESP), criado em 1985. Ainda não era uma universidade, mas a semente estava ali plantada.

    No ano seguinte, Srª Presidente, foi realizado o primeiro vestibular, com 240 vagas para licenciatura plena em pedagogia, biologia e matemática, além de português, inglês e administração. Em março do ano de 1986, as primeiras turmas ingressavam à sala de aula. Desde então, milhares de cidadãos lá tiveram a felicidade de conquistar um diploma de formação superior. Coube ao nobre professor Valmir Miranda conduzir a instituição em seus primeiros anos, de 1985 a 1986, sucedido pela professora Maria Adamir Leal de Sousa, em 1987.

    Em 1988, o governo Alberto Silva instituiu legalmente a Universidade Estadual do Piauí, sucedânea do Centro de Ensino Superior. Estava oficialmente criada a UESPI, sob o comando do Magnífico Reitor, Padre Getúlio de Alencar.

    De 1990 a 1992, a UESPI foi conduzida pela Magnífica Reitora, Professora Iveline de Melo Prado, e em sua gestão o Governo Freitas Neto, do qual tive a honra de participar como Secretário do Planejamento, aprovou a organização administrativa, o plano de carreira e o primeiro concurso público da UESPI.

    Srª Presidente, um importante divisor de águas marcou a gestão do Magnífico Reitor, Professor Almír Bittencourt, que foi no período de 1993 a 1994: a UESPI foi autorizada, via decreto federal, a funcionar em sistema multicampi. Foram então criados os campi de Parnaíba, com o curso superior de curta duração em processamento de dados; de Floriano, com o bacharelado em administração; de Picos, com ciências contábeis, e de Corrente, com os cursos de agronomia e pedagogia. Surgiu também uma dezena de licenciaturas de curta duração, em cidades do interior do Estado, ministradas nos períodos especiais, em janeiro, fevereiro e julho.

    De 1995 a 2001, no Governo Mão Santa, que passou, Srª Presidente, por esta Casa, deixando seu nome e sua inteligência, a UESPI, sob o comando do Magnífico Reitor, Professor Doutor Jonathas de Barros Nunes, assumiu o protagonismo na democratização das oportunidades de estudo para os piauienses. Um formidável processo de interiorização levou a UESPI a vários Municípios do Estado do Piauí.

    Nessa cruzada, a UESPI honrou sua vocação para formação de professores, criando dezenas de licenciaturas e plenificando as já existentes. Mas também inovou, nas áreas de ciências humanas, saúde e tecnologia. Nasceram a Facime, em Teresina, com medicina, fisioterapia e psicologia, e a Facoe, em Parnaíba, com os cursos de odontologia e enfermagem; Teresina ganhou cursos de engenharia civil, engenharia elétrica, computação, comunicação social. Foram criados três cursos de direito, em Teresina, Picos e Parnaíba. Em caráter pioneiro no País, nasceram o curso superior em segurança pública e os cursos sequenciais.

    Foi fundada, então, a Academia da Polícia Militar do Piauí, como unidade integrada à Universidade Estadual.

    Para driblar a falta de espaço físico, a UESPl mantinha suas portas abertas quase 24 horas por dia, em períodos matutino, vespertino, noturno e noturnão, funcionando das 5h da manhã à meia-noite.

    Foram firmadas parcerias para mestrado e doutorado interinstitucional com as Universidades do Porto e de Coimbra, em Portugal, com o Instituto Latino-Americano e Caribenho de Cuba e com várias outras universidades brasileiras. Nesse vertiginoso progresso de expansão, a UESPl saltou de 12 cursos em 5 campi para quase 400 cursos em 45 campi e núcleos no Piauí e além-fronteiras. Isso mesmo, a Universidade Estadual do Piauí ultrapassou as fronteiras do Piauí e invadiu os Estados do Maranhão e da Bahia.

    O Palácio do Pirajá, antiga sede do governo estadual, foi doado à UESPl e desde então ali funciona a sua administração e a sua reitoria.

    Srªs e Srs. Senadores, nos anos seguintes, houve uma fase de consolidação dos avanços da Universidade Estadual, nas gestões das Magníficas Reitoras Profªs Socorro Cavalcanti Barros, em 2002, e Oneide Rocha, em 2003. Foram ainda criados os cursos de Biblioteconomia, em Teresina, e de Direito, na cidade de Corrente.

    Em 2004, assumiu a reitoria a Magnífica Reitora Profª Valéria Madeira Ribeiro, cuja gestão foi marcada por profundas mudanças no ordenamento jurídico da Universidade Estadual. Houve uma grande reformulação do estatuto da universidade, alteração do plano de cargos e salários do corpo docente e técnico e adoção de eleições diretas para reitor, com elaboração de lista tríplice a ser apresentada ao governador.

    Em 2006, a Profª Valéria foi a primeira Reitora eleita pela comunidade universitária, sendo reconduzida para dirigir a instituição até 2009.

    De 2010 a 2013, Srª Presidente, a UESPI foi dirigida pelo Magnífico Reitor Carlos Alberto Pereira, cuja gestão foi pautada pelo fortalecimento daquela instituição. Além dos tradicionais cursos presenciais, a Universidade Estadual do Piauí expandiu sua atuação nos cursos de educação a distância, iniciados na gestão da Profª Valéria. Aderiu também ao Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, o Parfor. Por meio destes dois programas, a Universidade passou a atender a milhares de estudantes e professores das redes municipais em todo o Estado do Piauí.

    Srªs e Srs. Senadores, chegamos, então, ao momento atual. Hoje a condução dos seus destinos compete ao Magnífico Reitor Prof. Doutor Nouga Cardoso Batista que, desde 2014, faz um dedicado trabalho de aprimoramento e expansão das ações uespianas e trava incessantes batalhas por investimentos dos Governos estadual e federal.

    A UESPI enfrenta dificuldades de ordem orçamentária e financeira. Srª Presidente. V. Exª, também professora universitária, bem conhece a situação financeira das universidades do Brasil. Essa situação impacta diretamente a infraestrutura muitas vezes precária dos seus vários campi, seus programas de pesquisa e suas atividades de extensão. Está em curso a elaboração de um estudo, por parte de uma comissão de professores, para propor ao Governo do Estado soluções que viabilizem sua autonomia financeira.

    Porém, não obstante estas dificuldades, é marca da UESPI de hoje o estímulo à pesquisa e às atividades de extensão. A UESPI ultrapassa seus muros e se integra cada vez mais à sociedade, dando especial atenção aos segmentos menos assistidos pelo Poder Público estadual.

    Nesse diapasão, a UESPI encampa diversos projetos sociais, como, por exemplo, o "Lagoas Digitais", que promove a inclusão social da população circunvizinha ao Parque Lagoas do Norte; o Nuti e o Unati, programas voltados para a qualidade de vida na terceira idade, que oferecem desde cursos superiores a aulas de ginástica, dança, relaxamento, palestras e passeios para idosos. Destaque, ainda, para a parceria entre a UESPI e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - Pronera -, pelo qual a UESPI oferece três cursos de nível superior à população quilombola e residentes em áreas de assentamentos.

    Ao longo de seus 30 anos de jornada, a UESPI realizou os sonhos de mais de cem mil cidadãos que lá conquistaram seus diplomas de curso superior. Hoje, Srª Presidente, são mais de 22 mil alunos em seus 16 campi e 25 núcleos, matriculados em 211 cursos de diferentes modalidades - regulares, especiais, EaD, Parfor, Pronera, além de cinco programas de mestrado. São 848 professores efetivos e 579 professores temporários, ou seja, perfazendo um corpo docente de 1.427 professores, dos quais 283 doutores, 558 mestres e 537 especialistas. Noventa e sete por cento de seus docentes têm pós-graduação; 59% possuem mestrado ou doutorado.

    Srªs e Srs. Senadores, visitei recentemente a UESPI e empenhei minha palavra ao Magnífico Reitor na luta por mais investimentos. Não apenas por emendas parlamentares, como eu e outros colegas de Bancada temos feito, mas recursos angariados junto a programas ministeriais voltados para a educação, ciência e tecnologia, infraestrutura e outras áreas. Empunho com prazer esta batalha. Vamos, juntos, trabalhar pelo crescimento da nossa valorosa casa do saber!

    Srª Presidente, esta é a história da nossa Universidade Estadual. Fiz questão de prestar essa homenagem à UESPI da tribuna desta Casa, em face do papel fundamental que desempenha na educação, crescimento e autoestima do povo piauiense.

    Parabenizo e agradeço, em nome do nosso Estado, a todos que fazem parte da história da nossa Universidade Estadual, professores, alunos, técnicos e colaboradores, do passado e do presente, pelo notável trabalho ao longo desses 30 anos de existência.

    Encerro, Srª Presidente, minhas palavras com a frase que ouvi certa vez do Magnífico Reitor Jonathas Nunes, ao se dirigir à comunidade uespiana: "A UESPI é uma ideia em marcha! Seus caminhos se confundem com os próprios caminhos do Estado do nosso querido Piauí!"

    Eram essas, Srª Presidente...

(Soa a campainha.)

    O SR. ELMANO FÉRRER (Bloco União e Força/PTB - PI) - ...As nossas palavras na tarde e princípio de noite de hoje.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/04/2016 - Página 52