Pela ordem durante a 32ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Crítica ao senhor Itagiba Catta Preta, Juiz Federal que emitiu decisão liminar sustando a nomeação do ex-Presidente Luiz Inacio Lula da Silva para o cargo de Ministro-Chefe da Casa Civil.

Autor
Vanessa Grazziotin (PCdoB - Partido Comunista do Brasil/AM)
Nome completo: Vanessa Grazziotin
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
PODER JUDICIARIO:
  • Crítica ao senhor Itagiba Catta Preta, Juiz Federal que emitiu decisão liminar sustando a nomeação do ex-Presidente Luiz Inacio Lula da Silva para o cargo de Ministro-Chefe da Casa Civil.
Publicação
Publicação no DSF de 18/03/2016 - Página 19
Assunto
Outros > PODER JUDICIARIO
Indexação
  • CRITICA, JUIZ FEDERAL, MOTIVO, LIMINAR, SUSPENSÃO, POSSE, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, CARGO, MINISTRO DE ESTADO, CASA CIVIL.

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Exatamente. "Para sustar o ato de nomeação do ex-Presidente Lula para Ministro ou outro cargo" - veja, fora do pedido - "ou outro cargo que lhe outorgue prerrogativa de foro".

    Eu acabo de receber do meu gabinete, Presidente, neste instante - solicito atenção de todos os meus colegas Senadores e Senadoras -, um impresso, um print de uma página que não sei se é do Facebook ou se é do Twitter do Sr. Itagiba Catta Preta Neto. Não é um print. São dois prints. No primeiro print, ele aparece na manifestação pelo impeachment da Presidente Dilma, Senador. No primeiro print, está aqui: Itagiba Catta Preta Neto. E o que está escrito? Uma fotografia dele no ato e duas palavras só: "Fora, Dilma". O outro print, Itagiba Catta Preta Neto, esse que deu a decisão que não foi nem pedida, porque ele não apenas susta a posse, ele pede que não lhe seja outorgado nenhum cargo com prerrogativa de foro.

(Soa a campainha.)

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM) - No outro print...

    Eu já estou concluindo, não vou usar o mesmo tempo que o Senador Caiado usou, Senador Jorge Viana, para fazer o teatro, porque isto aqui é um teatro. Agora, lamentável porque é um teatro de tragédia, porque nós estamos muito prestes a ver uma tragédia no Brasil. Eu repito: nós não estamos só defendendo uma Presidente democraticamente eleita, nós estamos defendendo a ordem, o Estado democrático de direito.

    Está aqui esse juiz que acabou de assinar o que o Senador Líder do DEM veio com muita alegria ler. O outro print, eu vou ler rapidamente, do juiz Itagiba Catta Preta Neto: "O Lula está desesperado, está louco para fazer um acordo de delação premiada. Mas não sabe nem nunca soube de nada". Esse é o juiz.

    Então, eu vou passar à Mesa para que a gente possa verificar a gravidade das coisas que estão acontecendo.

    E, apesar de fora de hora - e concordo com V. Exª, Senador Paulo -...

    O SR. ALVARO DIAS (Bloco Oposição/PV - PR) - Pela ordem, Presidente.

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM) - ... porque isso faz parte da peça teatral: chama ao diálogo aqui e, na rua, manda o povo radicalizar. Mas eu acho que está na hora do diálogo, Presidente. Então, eu encaminho à Mesa o que eu considero extremamente grave.

    Obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/03/2016 - Página 19