Discurso durante a 31ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Elogio à Presidente da República Dilma Rousseff pela nomeação do ex-Presidente Lula para a Casa Civil.

Autor
Lindbergh Farias (PT - Partido dos Trabalhadores/RJ)
Nome completo: Luiz Lindbergh Farias Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL:
  • Elogio à Presidente da República Dilma Rousseff pela nomeação do ex-Presidente Lula para a Casa Civil.
Aparteantes
Fátima Bezerra, Vanessa Grazziotin.
Publicação
Publicação no DSF de 17/03/2016 - Página 9
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL
Indexação
  • ELOGIO, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, NOMEAÇÃO, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, FUNÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, CASA CIVIL, ENFASE, POSSIBILIDADE, ARTICULAÇÃO, SOLUÇÃO, CRISE, POLITICA, ECONOMIA NACIONAL, DERRUBADA, PROCESSO, IMPEACHMENT, CRITICA, ACUSAÇÃO, UTILIZAÇÃO, CARGO, OBJETIVO, FORO ESPECIAL.

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Apoio Governo/PT - RJ. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Jorge Viana, Srªs e Srs. Senadores, hoje, subo à tribuna muito animado, para parabenizar a grandeza da Presidenta Dilma e do Presidente Lula.

    O Lula vai ser uma espécie de Ministro da esperança. Ele chega num momento decisivo da vida política nacional. Sabemos do peso do Presidente Lula neste Congresso Nacional, na sua relação pessoal com diversos Deputados e com diversos Senadores.

    Não tenho dúvidas em afirmar que a entrada do Presidente Lula afasta o perigo do impeachment e, mais do que isso, abre espaço para recuperarmos uma articulação política que consiga superar a crise permanente em que vivemos, porque temos de dizer em alto e bom som para o País que esta crise política está paralisando o País, está paralisando a economia do País!

    Vamos enfrentar, agora, a batalha do impeachment - vai ser montada a comissão na Câmara. Espero que - e tenho certeza disso -, com a entrada do Presidente Lula, vamos derrotar esse processo, que, a nosso ver, é um processo de golpe contra uma Presidenta eleita democraticamente.

    Agora, Senador Jorge Viana, superado esse processo do impeachment, precisamos ter responsabilidade aqui em Brasília - a oposição também -, de construirmos uma pauta para o crescimento econômico, para a proteção dos empregos.

    Então, a entrada do Presidente Lula nos anima muito, porque acho que abre a perspectiva de resolvermos o problema imediato nessa batalha do impeachment e pode significar o caminho para uma pacificação, para a recuperação da nossa economia. 

    O Lula, em 2009, Senadora Fátima Bezerra, no momento de uma crise de natureza recessiva, optou pelo caminho de baixar a taxa de juros. O Presidente do Banco Central, Sr. Meirelles, em 2009 - e poderia já ter baixado em 2008 -, baixou em cinco pontos a taxa de juros: era 13,75% e caiu para 8,75%. O Presidente aumentou o gasto social em 10% em 2009. É como ele fala sempre: colocar dinheiro na mão dos mais pobres estimula a economia.

    Sei que esse debate precisa ser feito aqui com toda a calma do mundo. Há um debate sobre a situação fiscal do País, mas, sinceramente, dos mais de 10 pontos de déficit nominal que tivemos no ano passado, mais de 8% foi de pagamento de juros. Baixar a taxa de juros, neste momento, dá um fôlego para recuperarmos a nossa capacidade de investimento. Vejo, inclusive, algumas vozes do mercado se mostrando preocupadas com essa mudança da economia.

    Sinceramente, os senhores sabem que o Presidente Lula sempre foi muito responsável na condução econômica. Todo mundo sabe disso. Agora, ele tem razão ao dizer que a questão principal do País hoje é a recuperação do crescimento econômico, é a proteção do emprego. Em alguns momentos, para que façamos a recuperação da nossa economia, momentos como este, temos que tomar medidas que, às vezes, aumentam a dívida por um período pequeno, mas depois há a recuperação.

    O que está claro para todos nós é que só vamos conseguir diminuir a nossa dívida pública quando a economia voltar a crescer.

    A Srª Fátima Bezerra (Bloco Apoio Governo/PT - RN) - Senador Lindbergh?

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Apoio Governo/PT - RJ) - Senadora Fátima.

    A Srª Fátima Bezerra (Bloco Apoio Governo/PT - RN) - Senador, quero aqui me associar ao pronunciamento que V. Exª faz e acrescentar que não é à toa que a oposição está tão inquieta com a vinda do ex-Presidente Lula para o Ministério. Isso se explica exatamente pelo quanto o ex-Presidente Lula poderá contribuir para com os destinos da Nação, neste momento, claro, de dificuldades pelas quais o Brasil passa, seja no campo da política, seja no campo da economia. Reconhecidamente pela experiência que tem o Presidente Lula como grande militante político, sobretudo como grande gestor, como o maior e melhor Presidente da República que este País já teve até hoje, isso o credencia para que ele traga, neste momento, uma contribuição muito qualificada para o País superar todas essas dificuldades. Acrescento, ainda, rapidamente, à sua fala a repercussão positiva que já toma conta. Eu acabei de ver aqui Juruna, Secretário-Geral da Força Sindical, não apenas uma liderança da CTB ou da CUT, mas uma liderança da Força Sindical, que é uma central sindical respeitada, dizendo o que significará a vinda do ex-Presidente Lula para o Governo do ponto de vista de esperança, de alento, para que possamos superar essas dificuldades. E ele acrescenta mais, que esse alento e essa esperança se dão em função da experiência do grande governo que ele fez quando esteve à frente da Presidência da República. O Presidente do Senado também já está se posicionando e fazendo um reconhecimento de público, o que é justo, da capacidade que Lula tem do diálogo, de agregar. Ou seja, a vinda do Presidente Lula, não tenho nenhuma dúvida, é um fator fundamental, Vanessa, de aglutinação política neste exato momento. E ele está vindo movido pela responsabilidade, pelo compromisso com o País, com o intuito, como disse o Senador Lindbergh, de contribuir com uma questão fundamental: de um lado impedir a concretização do impeachment, na medida em que estamos todos convencidos de que não há base legal para tirar a Presidenta da República. O outro motivo, e vou concluir, que leva o Presidente Lula a vir para o Governo neste momento é o de dar a sua contribuição inestimável para que o Brasil supere essa dificuldade e, assim, possa recuperar o quadro da economia a fim de colocar o País de novo nos trilhos que ele protagonizou, isto é, a geração de emprego, a distribuição de renda e as políticas de inclusão social.

    A Srª Vanessa Grazziotin (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM) - Senador Lindbergh...

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Apoio Governo/PT - RJ) - Eu agradeço o aparte da Senadora Fátima Bezerra e concedo um aparte à Senadora Vanessa Grazziotin.

    A Srª Vanessa Grazziotin (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM) - Eu serei extremamente breve, mesmo porque subirei à tribuna para falar do mesmo assunto. Não combinei nada com V. Exª, mas falarei na mesma linha que V. Exª iniciou o seu pronunciamento. Mas peço o aparte mais para cumprimentá-lo, Senador Lindbergh, já que V. Exª aqui tem sido uma das vozes mais radicais contra algumas medidas do tal ajuste fiscal anunciado pelo Governo. V. Exª inicia o pronunciamento mostrando, obviamente, que precisamos mudar o rumo do País, mas as suas primeiras palavras foram: "Agora é a hora de reconstruir o País". Então, acho que é esse clima que toma conta de V. Exª, Senador Lindbergh, alguém que entende que é preciso que os ânimos sejam acalmados, para que possamos seguir resolvendo os problemas do Brasil. As manifestações são fundamentais mas, no geral, combatem a corrupção, e tudo que precisamos é de paz até mesmo para que as investigações, tudo dentro da lei, contra a corrupção possam seguir. Também estou muito animada, como V. Exª, com o aceite do Presidente Lula para ser ministro do nosso País. E, como disse a Senadora Fátima, V. Exª ajudará em muito. Parabéns pela sua posição, Senador Lindbergh.

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Apoio Governo/PT - RJ) - Eu agradeço, Senadora Vanessa.

    V. Exª sabe que tenho muitas críticas à condição da atual política econômica, votei aqui contra o ajuste fiscal, mas hoje posso dizer, Senador Jorge Viana, que, com a entrada do Lula no Governo, viro governista também, porque tenho muita esperança de que daremos uma virada neste momento.

    Acho que o Lula pode animar novamente a sociedade, os trabalhadores, os empresários. A primeira tarefa é deter o impeachment nesses próximos dois meses, mas acho que o trabalho de articulação política é mais em médio e longo prazo, para que voltemos a crescer. A questão econômica é muito importante, temos que crescer novamente, proteger os empregos, recuperar aquela base social que são os trabalhadores, os mais pobres deste País. E a sensibilidade do Presidente Lula pode ajudar muito a Presidenta Dilma.

    Aí vêm os argumentos da oposição: "Ah, não, ele está fazendo isso para fugir, para ter um foro privilegiado". Ora, isso não se sustenta. Se há uma coisa que fez o Presidente Lula resistir esta semana é justamente por este motivo: ele não queria que fosse encarado desse jeito.

    Eu tive a oportunidade de conversar com ele e disse: "Presidente, todo mundo sabe que o Supremo Tribunal Federal é extremamente independente, ninguém pode colocar o senhor sob suspeição por isso". E tem mais, na verdade, se for olhar por esse lado, ele perde, porque ele teria várias instâncias para recorrer até chegar ao Supremo. Esse argumento é uma bobagem. Para esse argumento ter força você teria que colocar o Supremo sob suspeição, mas o Supremo é respeitado pelo País por sua independência em várias decisões importantes.

    Outro ponto que falam: "Ah, não, o Lula virou o primeiro-ministro, o presidente". Não, a Presidenta é a Dilma; o Lula é, sim, um Ministro da Casa Civil, e eles sabem trabalhar em conjunto, os dois se respeitam. Eu conheço muito o Lula, ele nunca daria um passo sem consultar a Presidenta da República. Isso aqui é intriga de quem ficou desesperado, porque achavam que o impeachment estava lá, indo em direção, estavam animados com essa perspectiva. E o fato é que essa decisão política, corajosa e ousada surpreendeu, confundiu e deixou a oposição atordoada.

    Os nossos militantes dos movimentos sociais, pelo Brasil afora, estão em festa, porque voltam a acreditar numa perspectiva para vencer esse golpe, recuperar a economia e se reaproximar das nossas bases sociais ao preservarmos o emprego e recuperarmos o crescimento econômico.

    Parabéns, Dilma. Parabéns, Lula.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/03/2016 - Página 9