Discurso durante a 31ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Esclarecimentos acerca dos fatores que motivaram a desfiliação de S. Exª do PMB e filiação ao PMDB.

Autor
Hélio José (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/DF)
Nome completo: Hélio José da Silva Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Esclarecimentos acerca dos fatores que motivaram a desfiliação de S. Exª do PMB e filiação ao PMDB.
Aparteantes
Raimundo Lira.
Publicação
Publicação no DSF de 17/03/2016 - Página 43
Assunto
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Indexação
  • REGISTRO, MOTIVO, ORADOR, TROCA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA MULHER BRASILEIRA (PMB), DESTINO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB).

    O SR. HÉLIO JOSÉ (PMDB - DF. Sem revisão do orador.) - Quero cumprimentar nosso Presidente, Senador Renan Calheiros, as Srªs e Srs. Senadores aqui presentes. Venho falar hoje aqui sobre a minha nova opção partidária, que espero que seja a última da minha carreira política.

    Sr. Presidente, mudar de partido nunca foi uma decisão fácil para Parlamentar algum. É um movimento complexo, envolve consultas às bases, muita pesquisa e debates, e exige grande sensibilidade por parte do ocupante do cargo eletivo. Ele só deve dar esse passo decisivo se for para o bem das causas que defende. Penso ser esse o motivo que me leva a deixar o Partido da Mulher Brasileira e passar a integrar o Partido do Movimento Democrático Brasileiro.

    Quando me filiei ao Partido da Mulher Brasileira, o fiz por inabalada convicção de que não provocaria alteração alguma em minha trajetória política, porque sempre estive próximo e sempre defendi as causas dos movimentos de mulheres, a maior participação feminina na vida política, na vida sindical e na comunidade. Fui muito bem recebido no PMB e espero ter demonstrado, no período em que estive em suas fileiras, meu apoio à causa das mulheres. Continuarei lutando ao lado das mulheres e elas poderão ter em mim um aliado fiel.

    Mas agora, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, é chegada a hora de ampliar o raio de ação da luta pelos direitos sociais e fortalecer a ação daqueles que estão comigo na caminhada aqui no Distrito Federal e nas cidades que formam o grande entorno do Distrito Federal.

    A forma de ampliar nossa voz é levá-la para um partido de maior expressão nacional, mais firmemente estabelecido em nosso cenário político e com capilaridade suficiente para ser ouvido.

    Nenhum partido no Brasil tem força comparável à do PMDB. E o PMDB abriu as portas para um Senador do Distrito Federal que luta pelos direitos dos trabalhadores, das trabalhadoras e também contra todo tipo de segregação. Nobres companheiros, não quero ser presunçoso. Todos os partidos têm sua força e sua importância, mas o PMDB é um Partido que está enraizado em todo o Brasil, em todos os Municípios. Por isso, fiz essa constatação. É hora de unir forças com aqueles que têm uma presença importante na história política do Brasil.

    O PMDB vem da luta contra a ditadura militar, a favor da redemocratização, a favor dos direitos e das garantias fundamentais tão bem desenhados em nossa Constituição Federal - a Constituição cidadã -, conduzida pelo saudoso líder Ulysses Guimarães.

    Faz parte do DNA do PMDB a união de forças das mais diversas colorações políticas, que, em momentos de dificuldades, convergem para encontrar soluções para o Brasil. Foi assim na ditadura, quando o Partido abrigou desde comunistas históricos até sociais-democratas na mesma legenda, sob o mesmo manto, que é a bandeira do nosso País, sem preconceitos ideológicos ou de qualquer outra ordem, pois havia um inimigo comum a ser combatido e um objetivo comum a ser atingido. E é assim hoje em dia, pois o PMDB continua a ser uma agremiação heterogênea, como sempre foi, mas nunca foge da responsabilidade de mostrar o caminho para sair de todas as crises que o Brasil enfrentou, inclusive a atual. Um Partido diverso, nobre Presidente, mas que sempre opta e optará pela democracia e pela defesa da Constituição. Daí a Constituição cidadã, que V. Exª entregou para o ex-Presidente Lula numa reunião, recentemente, demonstrando o compromisso cívico do nosso Partido, o PMDB.

    Com humildade e essencialmente com espírito de colaboração, entro para o maior Partido brasileiro, aquele que mais contribuiu para o fim da ditadura e pela democratização. O Partido que conduziu a Constituinte e mudou a cidadania que hoje temos.

    Venho somar-me a essa luta. Tenho história nesse campo. Orgulho-me das lutas que travei e das convicções que firmei, nobre Presidente. Vejo agora todas com clareza, pontes firmes com o PMDB Sindical, com o PMDB Afro, com o PMDB Mulher, com o PMDB Socioambiental, núcleos temáticos que me dizem respeito de perto, nobre Presidente.

    Quero agradecer imensamente a oportunidade que me foi dada pelo nosso Líder Eunício Oliveira, Tesoureiro Nacional do PMDB; pelo nosso Presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional, nobre Senador Renan Calheiros, que me convidou para essa empreitada; pelo nosso Vice-Presidente da República Michel Temer; pelo Presidente de Honra do PMDB José Sarney; pelo nosso Senador Romero Jucá, Primeiro Vice-Presidente do PMDB, Segundo Vice-Presidente desta Casa e Relator do Orçamento Geral da União, conhecido por todos nós como a pessoa que resolve as questões; pelo nobre Senador Raimundo Lira, membro da Executiva Nacional, nosso professor e orientador aqui nesta Casa; pelo nobre Senador Valdir Raupp, também membro da Executiva Nacional e representante da nossa gloriosa Rondônia; pelo Senador José Maranhão, Presidente da CCJ e também membro do Diretório Nacional do PMDB; pelo Senador Dário Berger, meu amigo e vizinho ali junto da minha porta; pela minha querida Senadora Simone Tebet, exemplo de mulher de luta, de inteligência e capacidade de formulação; pela Senadora Marta Suplicy, exemplo de ética e de luta pelos direitos das mulheres e das minorias; pelo Senador Garibaldi Alves, Presidente da Comissão de Infraestrutura, o Sr. Paciência, decano desta Casa; pelo nosso querido Senador Waldemir Moka, nosso Dr. Moka, representante e lutador pelo nosso querido Mato Grosso do Sul e pelo Brasil, a quem agradeço muito; pela nossa Senadora Sandra Braga, professora de luta e engenheira ad hoc, que aprendeu a ser engenheira aqui, na prática, discutindo formas de ajudar seu esposo, que está no Ministério de Minas e Energia; pela nossa querida Senadora Rose de Freitas, minha estimada amiga, Presidente da CMO, que muito tem me ajudado, nesta causa e nesta Casa, a trilhar caminhos adequados; pelo meu querido Senador João Alberto, amigo do meu querido Maranhão, da querida cidade de Bacabal; pelo Senador Lobão, ex-ministro do Ministério de Minas e Energia e presidente da CAS; pelo Senador Jader Barbalho, representante do nosso querido Pará e do bom senso, ex-presidente do Congresso Nacional; pelo Senador Roberto Requião, nosso mestre de cerimônia, nosso mestre de economia, um homem de cultura ímpar, da civilidade e brasilidade, homens e mulheres de fibra que sempre trabalharam duro pelo PMDB, pelo Congresso Nacional e pela democracia do Brasil.

    Por isso, nobre Presidente, nobres colegas, optei por ir para o PMDB. Agradeço também ao presidente do Partido no Distrito Federal, o companheiro Tadeu Filippelli...

(Soa a campainha.)

    O SR. HÉLIO JOSÉ (PMDB - DF) - ... com o qual pretendo trabalhar pelo fortalecimento da agremiação em âmbito regional, garantindo a minha reeleição ao Senado, em 2018, bem como a eleição dele para governador do DF, nobre Presidente, contribuindo para tirar o Brasil da crise.

    Por fim, quero agradecer, mais uma vez, ao Partido da Mulher Brasileira, no qual deixei grandes companheiros e companheiras que saberão prosseguir em sua luta mesmo sem este Parlamentar, que me terão sempre como aliado. Amigos deixam a casa dos outros amigos sempre pela porta da frente, e a porta não fica trancada, mas encostada para que eles se reencontrem. Mais que integrante do Partido da Mulher, sempre fui um amigo da legenda e da causa e assim permanecerei sempre. Vocês podem contar comigo.

    Nobre Senador Raimundo Lira, mesmo o nosso Senador Renan tendo pedido, eu quero dar o seu aparte.

    O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - Eu queria só ponderar ao Senador Raimundo Lira que eu concedi a palavra pedindo para não haver aparte, porque nós já estamos às 17h10. Se conceder aparte, eu mesmo vou-me sentir na obrigação de fazer um aparte ao Senador Hélio José...

    O Sr. Raimundo Lira (PMDB - PB) - Eu também.

    O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - ... que está nos honrando, vindo para a nossa agremiação partidária. Eu faço só um apelo para nós começarmos a Ordem do Dia.

    O Sr. Raimundo Lira (PMDB - PB) - Sr. Presidente, V. Exª sabe que uma das características minhas é a disciplina, eu sou uma pessoa profundamente disciplinada. Então, vou abrir mão do aparte, mas quero dizer, em nome de todos os colegas Senadores do PMDB: seja bem-vindo, Senador Hélio José, ao nosso Partido. Muito obrigado.

    O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - Senador Hélio José, com a palavra V. Exª.

    O SR. HÉLIO JOSÉ (PMDB - DF) - Muito obrigado, Senador Raimundo Lira. Tenho certeza de que a voz de V. Exª é a voz de todos os nossos amigos partidários.

    Eu concordo com S. Exª o nobre Senador Renan Calheiros, nosso nobre Presidente, pela necessidade da hora. Vou abreviar.

    São colegas que acreditam em mim e em minha capacidade de construir uma alternativa no DF que garanta o PMDB no Senado Federal agora e em 2018. Entro no PMDB com a convicção de que trabalharemos para que a campanha eleitoral de 2017 tenha o PMDB como grande vitorioso, com vitórias importantes na Câmara Legislativa e também na Câmara dos Deputados, com minha reeleição para o Senado Federal, dos demais colegas, do Governador de Brasília e de vários Estados brasileiros.

    Trago ao Partido essa minha vontade de trabalhar e de fazer o PMDB cada vez maior e vitorioso. No Senado, tenho trabalhado duro nas Comissões de Economia, de Ciência e Tecnologia, de Infraestrutura, de Direitos Humanos, de Desenvolvimento Regional e de Educação. Também no Parlatino, o Parlamento Latino-americano, aonde tenho levado a voz do Brasil e os projetos sobre energia sustentável. Inclusive, acabo de ser eleito Vice-Presidente da Comissão de Energia do Parlatino.

    Os desafios que estarão presentes nessa minha caminhada no PMDB serão enfrentados com dedicação às causas populares e aos mais humildes. Frequento as comunidades pobres e os recantos de todas as classes sociais do Distrito Federal e Entorno. Tenho aprendido muito com as lideranças comunitárias, com as mães e pais de família. Vou às igrejas e aos sindicatos e tenho sido sempre bem recebido...

(Interrupção do som.)

    O SR. HÉLIO JOSÉ (PMDB - DF) - O cenário político brasileiro é muito complexo e conturbado, requer de todos nós muita calma e também coragem. Não me falta vontade e energia, nobre Presidente, para lutar para que as soluções venham em defesa da democracia e da garantia de direitos. Contem comigo e com a militância que se agrega ao Partido neste momento.

    Ontem houve a inauguração da sede do Partido em Brasília e isso foi muito simbólico para mim. Entrei no Partido que está inaugurando, que está crescendo e que se mostra vivo. Que ele continue assim, nobre Presidente. Juntos, vamos fazê-lo mais forte e vitorioso.

    Quero agradecer a V. Exª e a todos os colegas de outros partidos.

    Não poderemos ter apartes, mas quero dizer que esta Casa é uma escola. Muito me honra ser amigo...

(Soa a campainha.)

    O SR. HÉLIO JOSÉ (PMDB - DF) - ... dos 81 Senadores desta Casa e poder conviver com todos. Um forte abraço a todos vocês.

    Conte comigo, nobre Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/03/2016 - Página 43