Discurso durante a 31ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Crítica à nomeação do ex-Presidente Lula para o cargo de ministro-chefe da Casa Civil.

Autor
Magno Malta (PR - Partido Liberal/ES)
Nome completo: Magno Pereira Malta
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL:
  • Crítica à nomeação do ex-Presidente Lula para o cargo de ministro-chefe da Casa Civil.
Publicação
Publicação no DSF de 17/03/2016 - Página 66
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL
Indexação
  • CRITICA, NOMEAÇÃO, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, CARGO DE CONFIANÇA, MINISTRO DE ESTADO, CASA CIVIL.

    O SR. MAGNO MALTA (Bloco União e Força/PR - ES. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, faço um registro do caráter meritório dessa votação de hoje, com o relatório do Senador Benedito de Lira tão bem fundamentado. Somos gratos a ele. Penso que a comunidade evangélica de Alagoas agradece a S. Exª por esse relatório, que é tão meritório que há unanimidade na Casa. Parabéns à iniciativa do Senador Marcelo Crivella e a V. Exª, por ter tido a compreensão de colocar, antes de encerrar a Ordem de Dia, essa Emenda nº 2, que é meritória.

    Se V. Exª me permite, para não perder tempo e depois voltar ao microfone, eu gostaria de fazer o meu registro com relação à chegada do Presidente Lula à Casa Civil. Penso que um Governo que está em chamas trouxe um barril de gasolina para dentro. Não veio como um bombeiro, mas como um barril de gasolina que vai levar a uma explosão. Eles não compreenderam que os ventos que sopraram nos oito anos do Governo Lula não são os ventos que sopram hoje. Diferente do que eles dizem, que ele vai aglutinar; não é o sentimento desta Casa. Aglutinar o quê? Mexer no crédito? Dar dinheiro na mão do pobre? O pobre desempregado e com o nome no SPC?

    As condições hoje são absolutamente outras. O povo está na rua, há uma revolta generalizada. Imagino o seguinte: um time de terceira divisão que vai cair para a quarta. Não cairia pelo empate, mas toma um gol. Faltando cinco minutos para acabar o jogo, dizem: "Perdido de um, perdido de dez". Vai todo mundo para a área, inclusive o goleiro! Isso é o que o Governo fez: foi todo mundo para a área para tentar um gol no final, dada a situação caótica do Governo.

(Soa a campainha.)

    O SR. MAGNO MALTA (Bloco União e Força/PR - ES) - Também é preocupante, porque ele já poderia, com toda a capacidade que lhe é atribuída - e ele está chegando como um deus que salvará o Brasil, e não salvará, porque o caos está instalado -, ele poderia ter vindo antes! Mas dizer que ele assumiu porque não está fugindo do Juiz também não é verdade, porque na terra em que Lula não estiver fugindo do Juiz, eu não "moro"!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/03/2016 - Página 66