Discurso durante a 31ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentário ao áudio divulgado na imprensa da ligação telefônica entre Luiz Inácio Lula da Silva e a Presidente Dilma Rousseff sobre o termo de posse do ex-Presidente como ministro-chefe da Casa Civil.

Autor
Ronaldo Caiado (DEM - Democratas/GO)
Nome completo: Ronaldo Ramos Caiado
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL:
  • Comentário ao áudio divulgado na imprensa da ligação telefônica entre Luiz Inácio Lula da Silva e a Presidente Dilma Rousseff sobre o termo de posse do ex-Presidente como ministro-chefe da Casa Civil.
Publicação
Publicação no DSF de 17/03/2016 - Página 66
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL
Indexação
  • COMENTARIO, PUBLICAÇÃO, IMPRENSA, DOCUMENTO, LIBERAÇÃO, POLICIA FEDERAL, DIALOGO, TELEFONE, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, ASSUNTO, ENCAMINHAMENTO, TERMO DE POSSE, MINISTRO DE ESTADO, CASA CIVIL, DEFESA, ORADOR, RENUNCIA, PRESIDENCIA DA REPUBLICA.

    O SR. RONALDO CAIADO (Bloco Oposição/DEM - GO. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, a GloboNews acaba de publicar neste momento, acredito, um fato que é o fim do Governo. O mínimo que a Presidente Dilma tem que fazer agora é renunciar à Presidência da República. É de uma gravidade ímpar!

    A Polícia Federal libera documento que mostra conversa por telefone de Lula e Dilma. E a Presidente Dilma diz: "Eu tô mandando o 'Bessias' junto com o papel pra gente ter ele, e só usa em caso de necessidade, que é o termo de posse, tá?"

    Sr. Presidente, isso está em toda a rede, a fala da Presidente Dilma, também recebida pelo Presidente Lula. A Presidente da República quebra 100% a liturgia da função da Presidência, ela quebra o decoro, ela quebra a condição de presidir o País, no momento em que utiliza um termo de posse para tentar dificultar o acesso da Justiça ao ex-Presidente Lula.

    Isto aqui feito pelo mandatário de um País é inédito e exige, neste momento, que esta Casa peça à Presidente Dilma que renuncie ao Mandato, pela dignidade do País, pela democracia, pelas regras de respeito aos poderes constituídos.

    É inaceitável e inadmissível este comportamento partindo da Presidente da República, para cercear, dificultar ou fazer parte desse conluio que, indiscutivelmente, hoje decepciona e mostra o envolvimento da Presidente no caso da Operação Lava Jato.

    O SR. RONALDO CAIADO (Bloco Oposição/DEM - GO) - As proporções são graves.

(Soa a campainha.)

    O SR. RONALDO CAIADO (Bloco Oposição/DEM - GO) - A sociedade já está na rua com a indicação do Presidente Lula para a Casa Civil. Imaginem os senhores no momento em que a sociedade brasileira, lendo, ouvindo pela TV Globo agora a transcrição e, ao mesmo tempo, o áudio da Presidente Dilma com o ex-Presidente Lula. Isso, Sr. Presidente, é motivo de renúncia da Presidente. É o mínimo, ela não pode mais expor o Brasil, ela não tem condições de governar o País. Ela tem que pedir a renúncia neste momento. É inadmissível que ela queira ainda manter o Governo com essa condição que está instalada no País.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/03/2016 - Página 66