Discurso durante a 31ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Sugestão de convocação de reunião de emergência dos líderes partidários e o Presidente do Senado para que se analise a adoção de medida quanto a divulgação de ligação entre o ex-Presidente Lula e a Presidente Dilma Rousseff.

Autor
Vanessa Grazziotin (PCdoB - Partido Comunista do Brasil/AM)
Nome completo: Vanessa Grazziotin
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Sugestão de convocação de reunião de emergência dos líderes partidários e o Presidente do Senado para que se analise a adoção de medida quanto a divulgação de ligação entre o ex-Presidente Lula e a Presidente Dilma Rousseff.
Publicação
Publicação no DSF de 17/03/2016 - Página 68
Assunto
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Indexação
  • REGISTRO, SUGESTÃO, REUNIÃO, EMERGENCIA, PARTICIPAÇÃO, LIDERANÇA, PARTIDO POLITICO, SENADO, DEBATE, MEDIDAS LEGAIS, ASSUNTO, GRAVAÇÃO, POLICIA FEDERAL, DIVULGAÇÃO, SERGIO MORO, JUIZ FEDERAL, DIALOGO, TELEFONE, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, COMPETENCIA, FORO ESPECIAL, SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF).

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM) - Presidente.

    O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - Eu vou conceder a palavra à Senadora Vanessa, pela ordem, ao Senador José Agripino, ao Senador Pimentel ou Paulo Rocha. Estou alternando para não parcializar o encaminhamento do debate em função da ordem que anuncio aqui dos oradores.

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM. Sem revisão da oradora.) - Muito obrigada, Presidente.

    Presidente, na realidade, eu pedi a palavra para fazer uma sugestão a V. Exª, diante da gravidade do fato de que nós acabamos de tomar conhecimento.

    Eu não quero discutir aqui o conteúdo do que está na fala de um ex-Presidente com uma atual Presidente. Também não sei até que ponto é verídica a informação que nós acabamos de receber, que hoje, quarta-feira, dia 16 do mês de março, o Juiz Sérgio Moro quebrou o sigilo das interceptações telefônicas do ex-Presidente Lula - quebrou! E sabia ele que havia uma conversa com a Presidente da República, cujo fórum é o Supremo Tribunal Federal. Mas não, ele quebrou. E entregou a quem? Entregou à Rede Globo de televisão, entregou à GloboNews, Sr. Presidente. Nós estamos diante de um fato grave. Eu nunca vi tanta desobediência, tanto desrespeito à Constituição do nosso País. Isso acontecia muito lá nos idos de 1964. É muito grave, Sr. Presidente!

    Ainda nós temos que ouvir aqui de Parlamentares, que se dizem defensores da Constituição, que, diante da gravidade, a Presidente tem que renunciar. Tenham a santa paciência! Vamos defender a lei. A lei está acima da Presidente, a lei está acima do Senador, a lei está acima de tudo neste País.

    Sr. Presidente, a sugestão que eu faço a V. Exª, pela gravidade da situação, é que encerre a sessão plenária e convoque os Líderes para uma reunião de emergência. Presidente Renan, V. Exª é Presidente do Congresso Nacional do Brasil. Que faça, imediata e emergencialmente, uma reunião com os Líderes desta Casa para que, a partir de informações corretas, possamos tomar alguma medida, porque não é possível que fiquemos calados diante disso, Sr. Presidente. É a sugestão que faço a V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/03/2016 - Página 68