Discurso durante a Sessão Solene, no Congresso Nacional

Sessão Solene destinada a comemorar o Dia Internacional da Mulher e realizar a entrega do Diploma Bertha Lutz aos agraciados em sua 15ª Premiação.

Autor
Sandra Braga (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AM)
Nome completo: Sandra Backsmann Braga
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Sessão Solene destinada a comemorar o Dia Internacional da Mulher e realizar a entrega do Diploma Bertha Lutz aos agraciados em sua 15ª Premiação.
Publicação
Publicação no DCN de 09/03/2016 - Página 30
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • SESSÃO SOLENE, CONGRESSO NACIONAL, OBJETIVO, HOMENAGEM, DIA INTERNACIONAL, MULHER, ENTREGA, DIPLOMA, BERTHA LUTZ.

      Senhor Presidente,

      Senhoras e senhores, senadores,

      Nesta data em que comemoramos, em sessão especial do Congresso, o Dia internacional da Mulher, elevo meu pensamento para as mulheres do meu Estado, o Amazonas.

      Para as caboclas guardiãs da floresta que, com seus maridos e filhos, levam uma vida de sacrifício e, silenciosamente, contribuem no dia a dia, para manter em pé, preservada e conservada, a maior floresta do planeta.

      Volto meu pensamento também para as mulheres que vivem nas margens dos igarapés, que enfrentam dificuldades insuperáveis para criar seus filhos, com escassos recursos de saneamento, educação e saúde.

      Lembro também das jovens operárias das indústrias da Zona Franca de Manaus, que empregam a força do seu trabalho para oferecer ao Amazonas e ao Brasil produtos de alta qualidade.

      Elas contribuem e muito, para a implantação e a consolidação, em plena floresta amazônica, de um dos maiores polos industriais da América Latina.

      Quando estivemos, por dois mandatos consecutivos, atuando no Governo do Amazonas, tivemos a oportunidade de implantar políticas públicas voltadas para o atendimento às necessidades mais prementes das mulheres.

      Desejo destacar implantação do Instituto da Mulher, centro de referência em emergência ginecológica; na educação, a escola de tempo integral, permitindo que suas mães trabalhem sem deixar seus filhos abandonados; além das políticas de transferência de renda, focadas na preservação da floresta e de seus recursos naturais.

      Senhor presidente, nesta solenidade, de entrega do Diploma Cidadã Bertha Lutz, que já homenageou, desde sua criação, há 14 anos, mais de 50 mulheres com atuação destacada na sociedade, o Congresso Nacional reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos das mulheres.

      Mas há muito ainda a ser feito em favor das nossas irmãs necessitadas.

      Em nosso País, as mulheres sofrem por salários diferenciados menores do que dos homens, padecem de violência doméstica, feminicídio, assédio sexual, violência obstétrica, discriminação nos locais de trabalho e na política, dupla e tripla jornada de trabalho, falta de divisão de tarefas domésticas e do cuidado com os filhos.

      As mulheres precisam de uma representatividade ajustada à sua presença majoritária no conjunto da população brasileira.

      Precisamos de mais mulheres no Senado, na Câmara dos Deputados, nas Assembleias Legislativas e nas Câmaras Municipais.

      Mais mulheres nos tribunais de todas as instâncias.

      Senhor Presidente, neste ano em que comemoramos mais um Dia Internacional da Mulher, estamos diante de três desafios: em primeiro lugar, dar o máximo de eficiência às comemorações do décimo aniversário da Lei Maria da Penha; participar ativamente da Conferência Nacional de Políticas para Mulheres, a ser realizada nos dias 15 a 18 de março corrente, e disputar as eleições municipais de outubro, com a intenção de aumentar nossa representatividade nas Prefeituras e nas Câmaras Municipais, de todo o País.

      Para tornar mais eficaz nossa participação na defesa dos direitos das mulheres, nós, senadoras e deputadas federais, nos organizamos em torno de uma bancada feminina que vem marcando sua atuação com ações efetivas em favor dos direitos das mulheres.

      Neste ano, vamos dar impulso à votação da PEC da mulher, em favor das cotas para mulheres nos três níveis do parlamento brasileiro, assim como o projeto que indica 2016 como o ano do empoderamento da mulher no esporte e na política.

      Garantir a manutenção da idade mínima para aposentadoria das mulheres quando a proposta da previdência for enviada ao Congresso.

      Vamos fazer gestões junto ao Palácio do Planalto pela sanção do Marco Legal da Primeira Infância, com licença paternidade de 20 dias.

      Vamos lutar pela isenção de impostos na compra de veículos para mulheres mastectomizadas, além do projeto que permite a mulher a opção pelo serviço militar.

      Antes de encerrar, senhor Presidente, desejo apresentar às ilustres mulheres que este ano receberão o Prêmio Bertha Lutz, Ellen Gracie, Lucia Regina Antony, Luiza Helena Bairros e Lya Luft e ao Ministro do STF, Marco Aurélio Melo, meus mais sinceros cumprimentos, e a convicção de que o trabalho por esse grupo realizado em favor das mulheres justifica plenamente a honraria que receberão nesta manhã.

      Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DCN de 09/03/2016 - Página 30