Discurso durante a 46ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Solicitação ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado de análise do comportamento do Senador Ronaldo Caiado durante debate com o Ministro do Desenvolvimento Agrário, S. Exª o Senhor Patrus Ananias, em audiência pública da Comissão de Agricultura do Senado Federal, e solidariedade à Senadora Ana Amélia, Presidente da Comissão.

Autor
Vanessa Grazziotin (PCdoB - Partido Comunista do Brasil/AM)
Nome completo: Vanessa Grazziotin
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Solicitação ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado de análise do comportamento do Senador Ronaldo Caiado durante debate com o Ministro do Desenvolvimento Agrário, S. Exª o Senhor Patrus Ananias, em audiência pública da Comissão de Agricultura do Senado Federal, e solidariedade à Senadora Ana Amélia, Presidente da Comissão.
Publicação
Publicação no DSF de 08/04/2016 - Página 12
Assunto
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, COMISSÃO DE ETICA, DECORO PARLAMENTAR, ANALISE, COMPORTAMENTO, RONALDO CAIADO, SENADOR, REFERENCIA, PROVOCAÇÃO, PATRUS ANANIAS, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DO DESENVOLVIMENTO AGRARIO, AUDIENCIA PUBLICA, ASSUNTO, DESENVOLVIMENTO AGRARIO, DESENVOLVIMENTO RURAL, LOCAL, COMISSÃO DE AGRICULTURA, SENADO, SOLIDARIEDADE, ANA AMELIA, MOTIVO, NECESSIDADE, CANCELAMENTO, AUDIENCIA.

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM. Sem revisão da oradora.) - Nobre Senador, se o Senador Blairo me permite, é apenas uma observação rápida que entendo ser necessária. Primeiro, minha solidariedade a V. Exªs que estavam lá. Nós nos encontrávamos aqui, em plenário, eu, o Senador Blairo e outros Senadores, e não acompanhamos o que aconteceu, mas minha solidariedade principalmente à Senadora Ana Amélia, Presidente daquela Comissão. A gente conhece a postura da Senadora Ana Amélia. Creio que para ela suspender, encerrar, uma reunião, algo de muito grave deve ter acontecido.

    Senador Donizeti, esta não é a primeira vez que o Senador Caiado age de forma desrespeitosa em relação a Ministros de Estado que vêm a nossa Casa. Eu creio que diante dessa reincidência, porque o que aconteceu, o que ele fez com o Ministro Eduardo Braga, Ministro de Minas e Energia, nosso colega, Senador da República, foi algo deplorável, e parece ter se repetido hoje. É preciso que tomemos uma atitude mais drástica em relação ao Senador. Ele não pode desrespeitar as pessoas, sobretudo Ministros convidados deste Poder, e ficar por isso mesmo. Não pode. Eu entendo que esse é um caso que o Conselho de Ética tem de analisar. Não pode, não é a primeira vez que ele faz isso, e faz propositadamente. Por quê? Porque, como a gente diz, a impunidade é a irmã de tudo o que de ruim acontece, porque, se faz uma vez e não sofre nenhuma punição, ele se acha no direito de desrespeitar todos aqueles que estejam ao seu redor.

    Então, minha solidariedade a V. Exªs, à Senadora Ana Amélia, ao Ministro Patrus Ananias. A gente sabe da retidão e da forma até carinhosa como ele trata todas as pessoas, respeitosa, principalmente. É isso, Senador. 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/04/2016 - Página 12