Discurso durante a 46ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Esclarecimentos sobre relatório do TCU apontando fraudes no cadastro de pessoas nos assentamentos do MST e crítica ao comportamento do Senador em audiência pública na Comissão de Agricultura do Senado Federal.

Autor
Donizeti Nogueira (PT - Partido dos Trabalhadores/TO)
Nome completo: Divino Donizeti Borges Nogueira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO:
  • Esclarecimentos sobre relatório do TCU apontando fraudes no cadastro de pessoas nos assentamentos do MST e crítica ao comportamento do Senador em audiência pública na Comissão de Agricultura do Senado Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 08/04/2016 - Página 15
Assunto
Outros > AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO
Indexação
  • COMENTARIO, RELATORIO, TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU), FRAUDE, CADASTRO, PESSOAS, ASSENTAMENTO RURAL, TRABALHADOR RURAL, SEM-TERRA, CRITICA, COMPORTAMENTO, RONALDO CAIADO, SENADOR, AUDIENCIA PUBLICA, ASSUNTO, REFORMA AGRARIA, LOCAL, COMISSÃO DE AGRICULTURA, SENADO.

    O SR. DONIZETI NOGUEIRA (Bloco Apoio Governo/PT - TO. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs Senadoras e Srs. Senadores, eu estou aqui nesta Casa há pouco mais de um ano. Eu sou Senador suplente com muito orgulho, porque trabalhei para isso. Eu tenho 36 anos de luta na política, fazendo disputa, construindo coletivos. Então, estou aqui como suplente com muita honra e estou aqui como suplente de uma grande Ministra e de uma grande Senadora. Foi a nossa aliança que possibilitou que ela fosse Senadora e também Ministra, porque foi na soma de nossas forças que nós nos elegemos.

    Por fim, o PT não precisa de fantasma. E não é verdade isso. São novecentos e poucos mil lotes de assentados. Não há quinhentos e poucos mil problemas. Há 1,5 mil CPFs, porque vai mudando de dono. Não é o Governo Federal que troca o lote. Quem troca o lote são as pessoas que vão vendendo. E essa venda de lotes têm sido coibida, trabalhada sistematicamente. A CGU, há mais tempo, fez a constatação pelo sistema de cruzamento de CPF, de investigação, para poder combater esse ato ilícito.

    Agora, a situação precária dos assentamentos vem de outros governos. Não é deste Governo, não. Este Governo tem dado mais dignidade, mais respeito e mais condição de trabalho para os assentados. Não é a política bolivariana do PT, não. A política bolivariana é do Fernando Henrique Cardoso, porque nós temos levado, com o programa Luz para Todos, com os programas de fomento, mais dignidade para a terra, para o homem assentado.

    O TCU publica, e as pessoas vêm acusar o PT, vêm agredir o PT. O que aconteceu, na Comissão de Agricultura, foi isto: foi agressão ao MST, agressão indiretamente ao ministro, desqualificando o ministro, dizendo que ele não tem autoridade, quem tem autoridade é o MST. Isso é desqualificar, é ofender o ministro. Então, se você participa, quer perguntar, seja educado nas perguntas, não seja deseducado.

    Assim, a situação da reforma agrária, no Brasil, é muito melhor do que há 13 anos, e o nosso Governo está construindo, a partir do ministro, que já havia respondido a questão, um sistema igual ao CadÚnico do MDS, para poder ter controle da questão da reforma agrária. E aí acontece o que aconteceu.

    Eu não tenho medo, eu não ameaço ninguém. Se eu tiver que fazer as coisas, antes de falar, eu faço. Eu não preciso ameaçar ninguém. Eu tenho uma vida e uma prática de que eu resolvo as coisas no diálogo, não faço ameaça. E o PT não tem ameaçado, não. Não é o PT, não é o MST que foi para a porta de juiz, de desembargador e de ministro do STF agredir o ministro. Não é o PT que colocou, nas redes sociais, agressão aos ministros, inclusive expondo a família do ministro lá, no Rio Grande do Sul. É o pessoal que está defendendo o golpe contra a Presidenta Dilma que fez isso. Não somos nós que estamos ameaçando. Nós estamos sendo ameaçados, e aqueles que se postam do lado da lei têm sido ameaçados sistematicamente por aqueles que são golpistas hoje.

    Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/04/2016 - Página 15