Pronunciamento de Cássio Cunha Lima em 07/04/2016
Discurso durante a 46ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal
Congratulações ao Secretário-Geral da Mesa do Senado Federal, Sr. Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho, devido à sua solicitude, e pedido de alteração do Regimento Interno do Senado para que seja possível a realização de seu trabalho sentado à Mesa.
- Autor
- Cássio Cunha Lima (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PB)
- Nome completo: Cássio Rodrigues da Cunha Lima
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
SENADO:
- Congratulações ao Secretário-Geral da Mesa do Senado Federal, Sr. Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho, devido à sua solicitude, e pedido de alteração do Regimento Interno do Senado para que seja possível a realização de seu trabalho sentado à Mesa.
- Publicação
- Publicação no DSF de 08/04/2016 - Página 50
- Assunto
- Outros > SENADO
- Indexação
-
- CONGRATULAÇÕES, SECRETARIO GERAL, MESA DIRETORA, SENADO, CAPACIDADE, DIALOGO, VELOCIDADE, ATENDIMENTO, SOLICITAÇÃO, SENADOR, PEDIDO, ALTERAÇÃO, REGIMENTO INTERNO, OBJETIVO, MELHORIA, CONDIÇÕES DE TRABALHO, SECRETARIO.
O SR. CÁSSIO CUNHA LIMA (Bloco Oposição/PSDB - PB. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Finalmente uma convergência com o Senador Lindbergh. (Risos.)
Quero fazer minhas as palavras do Senador em relação ao Secretário-Geral da Mesa, Bandeira.
Eu peço máxima vênia, Presidente, aproveitando o ensejo em que todos nós em uníssono felicitamos o Bandeira, para suscitar um tema que foi alvo de minha reflexão há dois dias, quando, antes de dormir, eu me lembrei de que, quando fui Deputado Constituinte - já se vão aí 30 anos -, o Secretário-Geral da Mesa na Câmara dos Deputados trabalhava, tal qual ocorre hoje no Senado, em pé. Um trabalho penoso, sofrido, algumas vezes, talvez até insalubre. Eu percebo que, na atualidade, o Secretário-Geral da Mesa da Câmara por justiça trabalha sentado ao lado do Presidente. Eu quero crer, numa suposição direta, que a Câmara deve ter alterado o Regimento da Câmara dos Deputados, permitindo isso ao Secretário-Geral da Mesa. Já que Bandeira passa pelo estágio probatório de dois anos, e é um esforço físico enorme, fica a sugestão. E falo de forma muito justa.
O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - Sem dúvida.
O SR. CÁSSIO CUNHA LIMA (Bloco Oposição/PSDB - PB) - Não deve ser fácil para ele e para os outros auxiliares da Mesa...
O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - Sem dúvida, sem dúvida.
O SR. CÁSSIO CUNHA LIMA (Bloco Oposição/PSDB - PB) - ... passarem as sessões de cinco ou, às vezes, seis horas que temos aqui em pé permanentemente. E, como sempre há uma vaga à mesa, fica a sugestão.
E não foi combinado nada com o Bandeira. Não vá puxar a orelha dele, não, porque não foi ele que me fez... (Risos.)
O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - Faremos isso com muita satisfação.
O SR. CÁSSIO CUNHA LIMA (Bloco Oposição/PSDB - PB) - Eu acho que é justo. O trabalho...
O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - É justo.
O SR. CÁSSIO CUNHA LIMA (Bloco Oposição/PSDB - PB) - Acho que era tradição trabalhar em pé junto ao Presidente, mas, como a Câmara já fez essa mudança, acho que é correto o Secretário-Geral da Mesa ao lado do Presidente, para fazer um trabalho com um pouco mais de conforto. Com certeza, ele estará produzindo
mais, sem tanto esforço físico.