Discurso durante a 46ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Congratulações ao Secretário-Geral da Mesa do Senado Federal, Sr. Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho, devido à sua solicitude, e pedido de alteração do Regimento Interno do Senado para que seja possível a realização de seu trabalho sentado à Mesa.

Autor
Cássio Cunha Lima (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PB)
Nome completo: Cássio Rodrigues da Cunha Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO:
  • Congratulações ao Secretário-Geral da Mesa do Senado Federal, Sr. Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho, devido à sua solicitude, e pedido de alteração do Regimento Interno do Senado para que seja possível a realização de seu trabalho sentado à Mesa.
Publicação
Publicação no DSF de 08/04/2016 - Página 50
Assunto
Outros > SENADO
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, SECRETARIO GERAL, MESA DIRETORA, SENADO, CAPACIDADE, DIALOGO, VELOCIDADE, ATENDIMENTO, SOLICITAÇÃO, SENADOR, PEDIDO, ALTERAÇÃO, REGIMENTO INTERNO, OBJETIVO, MELHORIA, CONDIÇÕES DE TRABALHO, SECRETARIO.

    O SR. CÁSSIO CUNHA LIMA (Bloco Oposição/PSDB - PB. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Finalmente uma convergência com o Senador Lindbergh. (Risos.)

Quero fazer minhas as palavras do Senador em relação ao Secretário-Geral da Mesa, Bandeira.

    Eu peço máxima vênia, Presidente, aproveitando o ensejo em que todos nós em uníssono felicitamos o Bandeira, para suscitar um tema que foi alvo de minha reflexão há dois dias, quando, antes de dormir, eu me lembrei de que, quando fui Deputado Constituinte - já se vão aí 30 anos -, o Secretário-Geral da Mesa na Câmara dos Deputados trabalhava, tal qual ocorre hoje no Senado, em pé. Um trabalho penoso, sofrido, algumas vezes, talvez até insalubre. Eu percebo que, na atualidade, o Secretário-Geral da Mesa da Câmara por justiça trabalha sentado ao lado do Presidente. Eu quero crer, numa suposição direta, que a Câmara deve ter alterado o Regimento da Câmara dos Deputados, permitindo isso ao Secretário-Geral da Mesa. Já que Bandeira passa pelo estágio probatório de dois anos, e é um esforço físico enorme, fica a sugestão. E falo de forma muito justa.

O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - Sem dúvida.

    O SR. CÁSSIO CUNHA LIMA (Bloco Oposição/PSDB - PB) - Não deve ser fácil para ele e para os outros auxiliares da Mesa...

O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - Sem dúvida, sem dúvida.

    O SR. CÁSSIO CUNHA LIMA (Bloco Oposição/PSDB - PB) - ... passarem as sessões de cinco ou, às vezes, seis horas que temos aqui em pé permanentemente. E, como sempre há uma vaga à mesa, fica a sugestão.

    E não foi combinado nada com o Bandeira. Não vá puxar a orelha dele, não, porque não foi ele que me fez... (Risos.)

O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - Faremos isso com muita satisfação.

O SR. CÁSSIO CUNHA LIMA (Bloco Oposição/PSDB - PB) - Eu acho que é justo. O trabalho...

O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - É justo.

    O SR. CÁSSIO CUNHA LIMA (Bloco Oposição/PSDB - PB) - Acho que era tradição trabalhar em pé junto ao Presidente, mas, como a Câmara já fez essa mudança, acho que é correto o Secretário-Geral da Mesa ao lado do Presidente, para fazer um trabalho com um pouco mais de conforto. Com certeza, ele estará produzindo

mais, sem tanto esforço físico.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 08/04/2016 - Página 50