Comunicação inadiável durante a 49ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações sobre as queixas feitas pelo prefeito de Manaus, em reunião na Comissão de Assuntos Econômicos, em relação à suposta demora na concessão de empréstimo ao referido Município pelo Governo Federal.

Autor
Sandra Braga (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AM)
Nome completo: Sandra Backsmann Braga
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
GOVERNO MUNICIPAL:
  • Considerações sobre as queixas feitas pelo prefeito de Manaus, em reunião na Comissão de Assuntos Econômicos, em relação à suposta demora na concessão de empréstimo ao referido Município pelo Governo Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 13/04/2016 - Página 21
Assunto
Outros > GOVERNO MUNICIPAL
Indexação
  • COMENTARIO, RECLAMAÇÃO, AUTORIA, PREFEITO, MUNICIPIO, MANAUS (AM), ESTADO DO AMAZONAS (AM), REFERENCIA, HIPOTESE, DEMORA, GOVERNO FEDERAL, CONCESSÃO, EMPRESTIMO, COBRANÇA, AUXILIO, BANCADA, ENTE FEDERADO, SENADO, LIBERAÇÃO, FINANCIAMENTO, DECLARAÇÃO, APOIO, PEDIDO, SOLICITAÇÃO, PREFEITURA, CONVOCAÇÃO, SENADOR, OBJETIVO, APRESENTAÇÃO, PROJETO, MOTIVO, AVALIAÇÃO.

    A SRª SANDRA BRAGA (PMDB - AM. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão da oradora.) - Obrigada.

    Agradeço à Senadora.

    Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, durante a reunião desta manhã, na Comissão de Assuntos Econômicos, ocorreu um debate sobre a concessão de um empréstimo externo ao Município de Manaus.

    Fui surpreendida com a visita do Prefeito de Manaus ao plenário da Comissão, manifestando queixas pela demora do aval do Governo Federal para o referido financiamento. O Prefeito reclama de discriminação do Governo Federal e cobra uma ação da Bancada amazonense, para ajudar a liberar o empréstimo.

    Devo dizer que, da minha parte, jamais fui procurada pelo Prefeito ou quem quer que fosse em busca de apoio para esse projeto, cujo conteúdo desconheço. Gostaria que nós, como representantes do Amazonas, fôssemos chamados, não apenas para prestar apoio, mas que tivéssemos a oportunidade de conhecer e avaliar o que iremos defender.

    Quero dizer a todos que acompanham o meu trabalho que não é necessário que ninguém me peça para defender a minha cidade. O meu comportamento, aqui no Senado Federal, está acima de qualquer dúvida.

    Quero dizer ao povo do Amazonas que apoio esse pedido de empréstimo por uma simples razão: já vivemos isso no passado. Eduardo Braga era Governador, o Senador Omar era seu Vice e o atual Prefeito de Manaus era Líder da oposição nesta Casa. O objeto do empréstimo era o Projeto Prosamin, um projeto que, de tão bem-sucedido, transformou-se num case do Banco Mundial. E, é claro, o mais importante, transformou a vida de milhares de pessoas da cidade de Manaus.

    Diferentemente do que ocorre hoje, em que não fui procurada, Eduardo, naquela ocasião, veio ao Senado Federal, procurou o Líder da oposição, a quem apresentou o projeto e solicitou seu apoio. E obteve o apoio do Líder, que, em discurso em plenário desta casa, afirmou que, independentemente da fiscalização do TCU, ele próprio fiscalizaria as obras diariamente, desde a licitação. Ora, Sr. Presidente, é o que nós, Senadores do Amazonas, temos a obrigação de fazer.

    Obrigada, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/04/2016 - Página 21