Comunicação inadiável durante a 49ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Críticas ao suposto golpe praticado pela oposição com o objetivo de interromper o mandato da Presidente Dilma Rousseff, e comentários sobre dados fornecidos pelo Instituto Datafolha acerca da aceitação pública aos principais cotados para a Presidência da República nas eleições de 2018.

Autor
Lindbergh Farias (PT - Partido dos Trabalhadores/RJ)
Nome completo: Luiz Lindbergh Farias Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
ELEIÇÕES E PARTIDOS POLITICOS:
  • Críticas ao suposto golpe praticado pela oposição com o objetivo de interromper o mandato da Presidente Dilma Rousseff, e comentários sobre dados fornecidos pelo Instituto Datafolha acerca da aceitação pública aos principais cotados para a Presidência da República nas eleições de 2018.
Publicação
Publicação no DSF de 13/04/2016 - Página 32
Assunto
Outros > ELEIÇÕES E PARTIDOS POLITICOS
Indexação
  • ACUSAÇÃO, GOLPE DE ESTADO, AUTORIA, OPOSIÇÃO, ENFASE, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), REFERENCIA, TENTATIVA, OBTENÇÃO, PRESIDENCIA DA REPUBLICA, UTILIZAÇÃO, PROCESSO, IMPEACHMENT, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, COMENTARIO, PESQUISA, INSTITUTO, VINCULAÇÃO, FOLHA DE S.PAULO, ASSUNTO, ACEITAÇÃO, POPULAÇÃO, HIPOTESE, CANDIDATO, PRESIDENTE.

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Apoio Governo/PT - RJ. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu volto do Rio de Janeiro depois de um encontro com artistas, um evento gigantesco, com mais de cinquenta pessoas, centenas de artistas, Chico Buarque, o ex-Presidente Lula. Eu digo claramente aqui para os Srs. Senadores e para as Srªs Senadoras: aumenta o sentimento na sociedade brasileira de que o que está em curso é um golpe. Um golpe contra a democracia brasileira.

    Agora, eu não posso deixar de falar sobre a postura do Vice-Presidente Michel Temer. Eu já falei aqui da tribuna que eu fui presidente da União Nacional dos Estudantes e que tentei, naquele processo do impeachment, ligar para Itamar Franco, então Vice-Presidente da República. Sabe qual foi a resposta do Vice-Presidente Itamar Franco? Que não poderia me receber, porque tinha responsabilidades institucionais, ao contrário de Michel Temer, que articula freneticamente.

    Eu vejo alguns discursos aqui falarem em compra de votos, oferecimento de cargos. O que Michel Temer está fazendo? Loteando o futuro governo. E as negociações conduzidas por Eduardo Cunha? Eduardo Cunha e Eliseu Padilha. Os senhores não se enganem. Os senhores aqui, que fazem discurso bonito, estão se associando ao grupo mais corrupto da política brasileira, que está num jogo de vale-tudo. E nós já falamos aqui o que significa essa chapa, porque há uma chapa, sim. A chapa é Temer e o Cunha, que vira o Vice-Presidente da República.

    O que querem aqui é quase uma eleição indireta para estar lá, depois, no golpe. Um golpe do 1%, porque ele teve 1% nas pesquisas do Datafolha e quer fazer um governo para o 1% mais rico, como está claro no documento "Uma Ponte para o Futuro", que nós chamamos aqui de "pinguela para o passado". A pesquisa Datafolha desmoraliza o golpe em curso.

    O Vice-Presidente Michel Temer tem 1%, 2%. Qual é a legitimidade de Michel Temer para assumir a Presidência da República?

    Agora, eu quero chamar atenção aqui para outro fato da pesquisa do Datafolha. Vimos aqui, desde o primeiro dia do Governo da Presidenta Dilma, que o PSDB não aceitava o resultado. O PSDB entrou na Justiça questionando as contas da Presidenta Dilma. Depois, entrou na Justiça falando em fraude nas urnas eletrônicas. Chegou à situação patética de pedir que o Tribunal Superior Eleitoral, em vez de diplomar a Presidenta Dilma, diplomasse o segundo colocado, Aécio Neves. Apostou no "quanto pior, melhor". E diziam aqui o seguinte: "O PT está destruído. O Lula está liquidado."

    A conclusão a que chego, depois da pesquisa do Datafolha, é que um primeiro partido sucumbe e cai em profundo descrédito na sociedade brasileira. Esse primeiro partido é o PSDB.

    Vamos aos números das pesquisas do Datafolha: Senador Serra cai 5 pontos; Governador Geraldo Alckmin cai 4 pontos, está empatado com Bolsonaro; Aécio cai de 27, em dezembro, para 17. Agora, a queda ainda é maior, porque, na pesquisa de junho, o Aécio tinha 35 pontos. Perdeu 18; está com 17. Afundaram! O PSDB, neste momento, deixa, pela primeira vez na história recente, de ser o principal antagonista do PT.

(Soa a campainha.)

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Apoio Governo/PT - RJ) - Não é mais o PSDB o principal antagonista. Perdeu espaço para Marina e para a extrema direita. Por quê? A minha tese é a seguinte: ficou para a população, para a opinião pública, que eles estão parando o País também; que o povo está sendo prejudicado. Essa posição golpista atrapalhou e fez com que o PSDB perdesse prestígio.

    Segundo ponto: a narrativa de que há corrupção só no PT está desmoralizada pelos fatos hoje.

    Terceiro ponto: eles não demarcaram com os fascistas. O PSDB vai dar uma contribuição terrível para a história brasileira, porque, pela primeira vez na história do Brasil, há grupos fascistas articulados. Não fizeram nenhum discurso demarcando com aquele pessoal que pedia a intervenção militar. Em nenhum momento eles disseram: "Não. Essa não é a nossa posição." Acabaram sendo dirigidos, e Jair Bolsonaro...

(Soa a campainha.)

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Apoio Governo/PT - RJ) - ... cresceu em cima deles. Está com 8% dos votos, porque eles tiveram essa posição.

    Eles tinham uma posição centrista - em alguns momentos, foram de centro e, agora, são de centro-direita. Ao ir para uma postura como essa, extremada, de um golpe em uma Presidenta da República, sabe o que aconteceu?

    Eles perderam espaço, porque ganharam posição as teses mais polarizadas.

    Então, eu vejo um fim triste. Vamos falar de um eventual governo Temer - e eu espero que esse golpe não avance -: o que vai ser o PSDB? Sócio minoritário de Temer e Eduardo Cunha. Sócio minoritário de um governo de crises, porque os senhores não pensem que esse governo vai trazer estabilidade.

    Imagine aqui, Sr. Presidente: se for aprovado o pedido de impeachment, sabe o que acontece? A Presidente fica no Palácio da Alvorada. Ela tem direito.

(Soa a campainha.)

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Apoio Governo/PT - RJ) - O Temer fica no Palácio do Planalto. Nós vamos resistir aqui à retirada de direitos dos trabalhadores. Porque o que eles querem, nesse projeto do golpe, é uma profunda retirada de direitos dos trabalhadores. Vamos ter seis meses para analisar isso aqui no Senado Federal.

    Olhem a que situação os senhores estão levando! Sabem o que vai acontecer com o PSDB? Porque tenho certeza de que o governo do Temer, se existir o impeachment, é um governo frágil. Nós vamos ter, Senador Cássio, em 2018, o PSDB desmoralizado como sócio minoritário desse projeto.

    E alguns Senadores falavam aqui - já falei sobre isso - de compra de votos. Quero que os senhores saibam o que está acontecendo na Vice-Presidência da República. Estão loteando o futuro, Senador Reguffe! E as conversas de Eduardo Cunha e Eliseu Padilha os senhores sabem em que base são. É isso que está acontecendo no País.

    Então, eu fiquei querendo...

(Interrupção do som.)

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Apoio Governo/PT - RJ. Fora do microfone.) - ... o aparte do nobre Líder do PSDB, mas ele não pediu.

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM) - Se V. Exª me permite...

(Soa a campainha.)

    O SR. CÁSSIO CUNHA LIMA (Bloco Oposição/PSDB - PB) - Eu costumo, Senador Lindbergh, diferentemente de V. Exª, respeitar o Regimento. A fala de V. Exª não permite aparte. Agora, como fui citado, vou pedir a palavra depois, como manda o Regimento, pelo art. 14.

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Apoio Governo/PT - RJ) - Eu queria tanto o debate com o PSDB, porque...

    O SR. CÁSSIO CUNHA LIMA (Bloco Oposição/PSDB - PB) - Mas V. Exª se inscreveu para uma comunicação inadiável, e o Regimento não permite aparte.

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Apoio Governo/PT - RJ) - Eu queria tanto o debate!

    O SR. CÁSSIO CUNHA LIMA (Bloco Oposição/PSDB - PB) - É uma fixação que V. Exª tem com o PSDB.

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Apoio Governo/PT - RJ) - Não! É porque o fato é muito grave.

    O SR. CÁSSIO CUNHA LIMA (Bloco Oposição/PSDB - PB) - Ao término de sua fala, que não permite aparte, eu vou pedir, pelo art. 14, a oportunidade de respondê-la.

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Apoio Governo/PT - RJ) - É uma pena que nós não possamos debater, porque os fatos são muito graves. Os senhores mergulharam... Volto a dizer: o candidato a Presidente, em junho, tinha 35; agora, os senhores têm 17. Diziam que era o PT que estava morto. E o que aconteceu? Lula subiu 5 pontos, está liderando uma pesquisa em 2018. Era isso que os senhores pensavam? Estão pagando o preço do golpismo, da...

(Interrupção do som.)

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Apoio Governo/PT - RJ) - ... irresponsabilidade.

    Só um último minuto. (Fora do microfone.)

    O PSDB paga o preço da irresponsabilidade, do golpismo, de ter paralisado o País.

    Os senhores... Eu acho, sinceramente... Eu queria muito ter tido esse debate, Senadora Vanessa, porque eu queria ver a explicação. Eu quero que o PSDB tente falar ao País por que o candidato a Presidente Aécio Neves sai de 35% para 17%; eu não tenho dúvidas em apontar que é pela escolha desse caminho golpista.

    Senadora Vanessa.

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM) - Eu agradeço e serei breve... (Fora do microfone.)

(Soa a campainha.)

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM) - ... nobre Senador Lindbergh.

    O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - Eu queria... Senador Lindbergh e Senadora Vanessa, eu queria fazer uma ponderação no sentido de que nós não concedêssemos apartes, porque estamos...

    O SR. CÁSSIO CUNHA LIMA (Bloco Oposição/PSDB - PB) - O Regimento não permite, Sr. Presidente.

    O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - É.

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM) - Eu vou respeitar, Sr. Presidente. Eu vou respeitar a ponderação (Fora do microfone.) de V. Exª.

    O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - É uma ponderação que eu faço em benefício da Ordem do Dia, que nós vamos começar agora.

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM) - Eu respeito. (Fora do microfone.)

    Meu objetivo aqui não é...

(Interrupção do som.)

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM) - ... tumultuar. Pelo contrário, é colaborar para o (Fora do microfone.) bom andamento dos trabalhos. Então, Senador Lindbergh, depois continuaremos os debates.

    O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - É uma ponderação.

    O SR. REGUFFE (S/Partido - DF) - Sr. Presidente.

    O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - É uma ponderação que vale muito mais do que o Regimento.

    O SR. REGUFFE (S/Partido - DF) - Sr. Presidente, como eu fui citado, eu queria, pelo menos, durante um minuto...

    O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - Eu darei a palavra, em função da citação a V. Exª.

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Apoio Governo/PT - RJ) - Sr. Presidente, eu entendo. Agradeço a V. Exª.

    Saio frustrado, porque eu queria aqui era debater com os tucanos mesmo. Eu queria que eles... Eu queria discutir o impacto dessas pesquisas do Datafolha.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.

    O SR. CÁSSIO CUNHA LIMA (Bloco Oposição/PSDB - PB) - Amanhã na mesma hora e no mesmo local, Senador Lindbergh. Inscreva-se como orador. Amanhã, na mesma hora e no mesmo local...

(Soa a campainha.)

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Apoio Governo/PT - RJ) - Está fechado.

    O SR. CÁSSIO CUNHA LIMA (Bloco Oposição/PSDB - PB) - ... estarei aqui para debater com V. Exª.

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Apoio Governo/PT - RJ) - Fechado.

    O SR. CÁSSIO CUNHA LIMA (Bloco Oposição/PSDB - PB) - Agora, amanhã, lembre-se do povo brasileiro! Esqueça-se do PSDB, e lembre-se do povo brasileiro, que está vivendo um infortúnio!

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Apoio Governo/PT - RJ) - É este povo brasileiro que está rejeitando V. Exª.

    O SR. CÁSSIO CUNHA LIMA (Bloco Oposição/PSDB - PB) - Esqueça-se do PSDB, e lembre-se...

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Apoio Governo/PT - RJ) - É este povo brasileiro que está rejeitando os senhores.

    O SR. CÁSSIO CUNHA LIMA (Bloco Oposição/PSDB - PB) - ... do povo brasileiro! O discurso de V. Exª...

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Apoio Governo/PT - RJ) - Os senhores achavam que a rejeição era ao PT. Os senhores afundaram...


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/04/2016 - Página 32