Pela ordem durante a 49ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Repúdio à declaração do senhor Ernesto Samper, ex-Presidente da Colômbia, sobre a decisão da Câmara dos Deputados de dar continuidade ao processo de "impeachment" da Presidente da República.

Autor
Aloysio Nunes Ferreira (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SP)
Nome completo: Aloysio Nunes Ferreira Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
POLITICA INTERNACIONAL:
  • Repúdio à declaração do senhor Ernesto Samper, ex-Presidente da Colômbia, sobre a decisão da Câmara dos Deputados de dar continuidade ao processo de "impeachment" da Presidente da República.
Publicação
Publicação no DSF de 13/04/2016 - Página 53
Assunto
Outros > POLITICA INTERNACIONAL
Indexação
  • REPUDIO, DECLARAÇÃO, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, PAIS ESTRANGEIRO, COLOMBIA, ASSUNTO, OPOSIÇÃO, DECISÃO, CAMARA DOS DEPUTADOS, CONTINUAÇÃO, PROCESSO, IMPEACHMENT, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA.

    O SR. ALOYSIO NUNES FERREIRA (Bloco Oposição/PSDB - SP. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu acabo de tomar conhecimento de uma declaração - é uma nota - emitida pelo Secretário-Geral da Unasur, o Sr. Ernesto Samper, que é ex-Presidente da Colômbia.

    A Unasur, como todos nós sabemos, é uma organização integrada, entre outros países, pelo Brasil. E a declaração desse senhor é algo absolutamente estapafúrdio e que ultrapassa todos os limites da sua competência e das finalidades da sua organização.

    Diz ele o seguinte: que em relação à decisão da Câmara dos Deputados do Brasil, adotada no dia de ontem, de avançar no processo de destituição da Presidenta Dilma Rousseff, considera que, sem existir, até o momento, uma prova que a incrimine de maneira pessoal e direta na comissão de um delito, essa decisão se converte em um motivo de séria preocupação para a segurança jurídica do Brasil e da região.

    É uma coisa absolutamente delirante. Esse senhor, que assistiu de bico calado aos atropelos do governo bolivariano da Venezuela sobre as liberdades democráticas daquele país, agora, extrapolando suas atribuições, mete-se a passar um carão na Câmara dos Deputados e também no Judiciário brasileiro. É absolutamente inacreditável que isso possa ter acontecido.

    Já falei hoje com o Secretário-Geral do Itamaraty, manifestando meu repúdio a esse tipo de atitude. Estou providenciando, também, uma moção de repúdio para ser submetida ao Plenário do Senado Federal.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/04/2016 - Página 53