Discurso durante a 48ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Pesar pelo falecimento do Sr. Vallecio Chieppe, empresário e empreendedor, nascido em Colatina (ES).

Autor
Ricardo Ferraço (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/ES)
Nome completo: Ricardo de Rezende Ferraço
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Pesar pelo falecimento do Sr. Vallecio Chieppe, empresário e empreendedor, nascido em Colatina (ES).
Aparteantes
Alvaro Dias, Ataídes Oliveira.
Publicação
Publicação no DSF de 12/04/2016 - Página 22
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MORTE, EMPRESARIO, ORIGEM, MUNICIPIO, COLATINA (ES), ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), ELOGIO, VIDA, HISTORIA.

    O SR. RICARDO FERRAÇO (Bloco Oposição/PSDB - ES. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, brasileiros e fundamentalmente os capixabas que nos acompanham pela TV Senado, eu peço licença aos meus colegas, às Srªs e aos Srs. Senadores. Por um instante eu não vou me dedicar evidentemente ao tema da semana, um tema absolutamente decisivo na história do nosso País, considerando a efetividade, a evidência dos crimes de responsabilidade cometidos pela Presidente Dilma, crimes esses consagrados no art. 85 da Constituição Federal, por atentar contra a probidade administrativa e contra a lei orçamentária, premissas fundamentais para a manutenção, a estabilidade, a sustentação das importantes políticas públicas, que fazem uma enorme diferença, sobretudo no dia a dia de milhões de brasileiros que demandam o funcionamento eficiente do Estado.

    Não, Srª Presidente. Eu quero falar hoje de um grande capixaba, um empreendedor que nós perdemos no último sábado. Eu quero me referir aqui à vida exitosa e de sucesso do Sr. Vallecio Chieppe, que faleceu no último sábado, aos 87 anos. Ele enfrentava, desde os anos 90, o mal de Alzheimer, e morreu na manhã do último sábado.

    Nascido em Colatina, o empresário e empreendedor Vallecio Chieppe, em 1946, foi um dos fundadores do Grupo Águia Branca, junto com os irmãos Wander e Aylmer. Hoje, esse conglomerado de grande referência e de grande orgulho para os capixabas, que teve origem com o primeiro ônibus comprado ainda pelo patriarca da família, pai de Vallecio Chieppe, o Sr. Carlos Chieppe, tinha Vallecio como trocador.

    Vejam a história de sucesso de alguém que acredita no trabalho, na capacidade de empreender, de ousar, de criar, de produzir graça, porque quem produz emprego, produz oportunidade.

    Esse grupo, que começou lá atrás com apenas um ônibus, em que Vallecio Chieppe era o trocador, é um grupo empresarial que hoje fatura R$5 bilhões e produz, em terras capixabas e em tantos outros Estados brasileiros, mais de 15,5 mil empregos. Com 11 empresas sob o seu domínio, sob o seu guarda-chuva, o grupo Águia Branca, o maior grupo genuinamente capixaba, atua em todo o Brasil nos serviços de transporte aéreo, rodoviário de passageiros, logística e comércio de veículos.

    Além de ter fundado um conglomerado de grande sucesso, o Sr. Vallecio Chieppe deixa um legado de liderança, de sua capacidade empreendedora e de trabalho, muito trabalho.

    O Sr. Vallecio nasceu em 1928 e, já com sete anos, começou a trabalhar no comércio de secos e molhados em sua cidade natal, Colatina, ao norte de nossa capital, Vitória, ao lado de seu pai, Carlos Chieppe. Em 1946, o Sr. Carlos Chieppe comprou o primeiro caminhão para transportar café, base de sustentação do nosso Estado, não apenas sustentação econômica, mas também social. No mesmo ano, o veículo é substituído por um ônibus para trafegar pelas cidades mineiras de Governador Valadares e Teófilo Otoni. O Sr. Vallecio era o trocador dessa linha.

    Em 1956, o Sr. Vallecio Chieppe, filho mais velho do Sr. Carlos, comprou a empresa de ônibus Águia Branca, com 12 veículos que faziam as ligações entre as cidades de Águia Branca e Colatina, todas elas no norte do nosso Estado. Em 1975, já com 50 ônibus, a viação Águia Branca inaugurou o Parque Rodoviário de Campo Grande, em Cariacica.

    No final dos anos 70, o grupo iniciou a diversificação de suas atividades econômicas, investindo em fretamento. Hoje, uma de suas empresas, que é a Vix, tem frota de mais de 7 mil veículos e atua em todo o Brasil e também no exterior.

    No mesmo período, o grupo entra no mercado de automóveis. Hoje, o grupo já dispõe de 30 concessionárias não apenas no Espírito Santo, mas em tantos outros Estados da Federação brasileira.

    O Sr. Vallecio Chieppe deixa, portanto, um legado, uma catedral de bons ensinamentos, de boas orientações. Ele é o que há de melhor da expressão capixaba, da capacidade empreendedora. Como tantos capixabas, é descendente de imigração italiana, que deu muito duro na vida, que acreditou no trabalho, na capacidade de organização, de planejamento, de perseverar e que, ao longo da sua trajetória, deixou um exemplo muito grande para filhos e netos. É uma família de que, de fato, todos nós capixabas temos muito orgulho e muita referência, por ser um grupo que acreditou não apenas em nosso Estado, mas em nosso País. Apesar das crises e dos ciclos econômicos inconstantes e incertos, continuou acreditando e trabalhando pela construção e pela prosperidade do nosso Estado, sobretudo na construção da oportunidade compartilhada e da geração de tantos empregos em terras capixabas.

    De modo que faço aqui a minha sincera e honesta homenagem ao grande legado deixado pelo Sr. Vallecio Chieppe, que expressa e é referência da extraordinária capacidade empreendedora do povo capixaba.

    Muito obrigado, Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/04/2016 - Página 22