Discurso durante a 50ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações acerca de agenda cumprida por S. Exª na região oeste da Bahia.

Autor
Lídice da Mata (PSB - Partido Socialista Brasileiro/BA)
Nome completo: Lídice da Mata e Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Considerações acerca de agenda cumprida por S. Exª na região oeste da Bahia.
Publicação
Publicação no DSF de 14/04/2016 - Página 81
Assunto
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Indexação
  • COMENTARIO, ATIVIDADE POLITICA, ORADOR, MUNICIPIOS, REGIÃO OESTE, ESTADO DA BAHIA (BA), REFERENCIA, ENCONTRO, REPRESENTAÇÃO PARTIDARIA, LANÇAMENTO, CURSO SUPERIOR, INSTITUTO FEDERAL BAIANO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA (UFOB), PEDIDO, CRIAÇÃO, CURSOS, ARQUITETURA E URBANISMO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB).

    A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - BA. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Srs. Senadores, Srªs Senadoras, Sr. Presidente, vou usar rapidamente a tribuna da Casa hoje para registrar que, no último fim de semana, estive na região oeste da Bahia. Na quinta-feira e na sexta-feira, passei por Barreiras, estive em contato com companheiros do meu Partido, como Zé Roberto, Regina Figueiredo, Jorge Figueiredo. Lá tive também a oportunidade de me encontrar com diversas lideranças da região das cidades de São Desidério, de Luís Eduardo Magalhães e de Crisópolis. Especialmente, tive a oportunidade de conversar com o Prefeito de Luís Eduardo Magalhães e com outros representantes da região acerca do grave momento por que passa nossa agricultura naquela região, que já enfrenta um período de seca já muito largo.

    O Senado Federal, nesse último período, nesses últimos dias, é claro, como o resto do Congresso Nacional, tem falado bastante sobre a questão do impeachment. Alguns, inclusive, falam como se daqui tentassem convencer ou propagandear a sua própria ideia, fazendo parte de uma campanha organizada. Mas é preciso também falar das coisas concretas que estão acontecendo no Brasil.

    Hoje, no meu Estado, na região do oeste da Bahia e em outras regiões do Estado, a seca continua sendo um grave problema. Estive, algum tempo atrás, com a Ministra da Agricultura, que também se preocupava com essa questão e que indicava caminhos para que pudéssemos fazer com que os Municípios decretassem estado de emergência, propiciando aos produtores os benefícios que, neste momento, podem ter para diminuir os efeitos nefastos da seca. Por isso, tenho a necessidade de aqui colocar que nossa produção de soja e nossa produção de milho estão bastante ameaçadas com essa situação da seca no nosso Estado, bem como agora também a produção de algodão.

    Também tive a oportunidade de ir até a cidade de Santa Maria da Vitória, onde visitei amigos. Estive com o querido companheiro do PSB Antônio Lisboa, mais conhecido naquela cidade como Toinho de Yolanda. Nas cidades do interior do nosso Estado, é costume se referir às pessoas com o nome acompanhado do nome da mãe ou do pai. No caso de Toinho de Yolanda, o nome de sua mãe é Yolanda. Ele é nosso pré-candidato a Prefeito daquele grande, importante e histórico Município do Estado da Bahia, onde tive a oportunidade de participar de um ato muito concorrido para apoiar o lançamento da pré-candidatura dessa jovem liderança. É um jovem advogado, que inicia seu processo de luta política naquele Município, que é o seu Município de nascimento. Mesmo tendo ele estudado em Salvador e participado de diversos outros movimentos políticos em Salvador, o amor à sua terra o fez voltar para a sua terra natal. Com base na luta de sua família, tradicional naquele Município, em defesa da luta dos trabalhadores rurais, ele se posiciona muito bem para o próximo pleito eleitoral.

    Finalmente, pude voltar a Barreiras no dia seguinte e participar do lançamento do curso de Arquitetura e Urbanismo do Instituto Federal de Educação, no nosso Estado, em Barreiras. Foi, para mim, um momento de muita alegria, em que pude participar do lançamento desse curso. É o segundo curso de Arquitetura e Urbanismo do Estado da Bahia. O primeiro e único, até então, era o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia. Portanto, é um passo extremamente importante que dá o Instituto Federal de Educação da cidade de Barreiras, neste momento, levando para o oeste baiano um curso que impactará, sem dúvida, não apenas a formação educacional e profissional dos novos arquitetos, mas, principalmente, a possibilidade de integração desses novos profissionais ao planejamento e ao desenvolvimento daquelas cidades do oeste da Bahia, cidades importantes, como Luís Eduardo Magalhães, São Desidério, Barreiras, Santa Maria da Vitória, Bom Jesus da Lapa e tantas outras. Agora, seus jovens podem chegar até Barreiras e cursar o curso de Arquitetura e Urbanismo, podendo haver uma ação de preservação do patrimônio histórico de cada uma dessa cidades, ao tempo em que também pensam o novo urbanismo, indispensável ao crescimento de cada uma dessas cidades, um urbanismo que dê conta de integrar essas cidades e de fazê-las crescer, mas que, ao mesmo tempo, integre suas comunidades, na direção de que as cidades ofereçam tanto à população mais abastada quanto à população mais pobre espaços coletivos e comunitários de lazer, de convivência, de crescimento, buscando o desenvolvimento econômico delas.

    Quero, portanto, agradecer à Diretora do Instituto Federal da Bahia em Barreiras, Profª Dicíola Figueiredo, além das outras autoridades presentes, o Vice-Prefeito de Barreiras, Paê Barbosa, e o Presidente da Câmara Municipal, Carlos Tito, que me receberam muito bem.

    Quero dizer que tive esse primeiro contato com o IFBA, mas já há uma programação de retorno àquela região, onde planejo me encontrar com a Reitora da Universidade Federal do Oeste da Bahia, com a Diretora da Uneb, que é a Universidade do Estado da Bahia, naquele Município, e novamente com a Diretora do IFBA, para que possamos discutir os desafios educacionais que essas instituições têm nessa região.

    Como Senadora da Bahia, acompanhei o surgimento das duas novas universidades, assim como o Senador Walter Pinheiro: a Universidade Federal do Oeste da Bahia e a Universidade do Sul da Bahia. Na Comissão de Educação, tenho buscado acompanhar de perto o surgimento, a implantação, o fortalecimento, a consolidação dessas novas universidades em nosso Estado, que estão colocadas em duas regiões fundamentais, uma no extremo sul do nosso Estado, a outra no oeste da Bahia. Elas estão suprindo a necessidade por educação de nível superior pública que tem a população jovem do nosso Estado.

    Portanto, além da alegria de participar daquele evento, em diversos momentos, eu me lembrei do grande companheiro Deputado Federal pela Bahia, ex-Vereador de Salvador, grande arquiteto baiano, Presidente do IAB, Zezéu Ribeiro, que dedicou os últimos anos do seu mandato a uma presença mais forte no oeste da Bahia. Penso no quanto teria sido um momento de felicidade para Zezéu, que perdemos há tão pouco tempo, estar presente naquele momento na fundação de um novo curso de Arquitetura e Urbanismo no nosso Estado.

    Esse curso nós cachoeiranos o pleiteamos para que fosse criado na nossa Universidade do Recôncavo da Bahia, na cidade de Cachoeira, cidade em que nasci, grande cidade da Bahia, uma cidade histórica e heroica do povo baiano, onde se iniciou a guerra pela independência do Brasil, pela consolidação da independência do Brasil. Cachoeira possui um grande patrimônio arquitetônico do século XVII, um dos mais ricos e importantes patrimônios arquitetônicos do nosso País. Cachoeira vem pleiteando, há algum tempo - já houve a aprovação dentro do Colegiado do Departamento da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia -, a criação do curso de Arquitetura e Urbanismo, por razões autoexplicativas. Quem conhece nosso patrimônio arquitetônico e as características da nossa cidade saberia, portanto, da potencialidade e da riqueza que seria um curso de Arquitetura naquele Município.

    Portanto, fica aqui meu abraço ao povo do oeste da Bahia, reafirmando meu compromisso com as lutas que esse povo desenvolve naquele pedaço de terra maravilhoso, pela capacidade de produção do nosso oeste baiano. A marca da luta pela terra do povo trabalhador faz parte da história da Bahia. É uma região extremamente importante hoje para a produção de grãos no Brasil e na Bahia, mas que também carrega uma história de participação na construção da economia e na organização social do nosso Estado muito importante.

    Muito obrigada, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/04/2016 - Página 81