Discurso durante a 61ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Indignação com discurso do Sr. Adolfo Perez Esquivel, Prêmio Nobel da Paz de 1980, que se pronunciou na tribuna do Senado sem previsão regimental.

Autor
Aloysio Nunes Ferreira (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/SP)
Nome completo: Aloysio Nunes Ferreira Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO:
  • Indignação com discurso do Sr. Adolfo Perez Esquivel, Prêmio Nobel da Paz de 1980, que se pronunciou na tribuna do Senado sem previsão regimental.
Publicação
Publicação no DSF de 29/04/2016 - Página 31
Assunto
Outros > SENADO
Indexação
  • REPUDIO, PRONUNCIAMENTO, AUTORIA, PREMIO NOBEL, PAZ, ORIGEM, PAIS ESTRANGEIRO, ARGENTINA, AUSENCIA, PREVISÃO, REGIMENTO, SENADO.

    O SR. ALOYSIO NUNES FERREIRA (Bloco Oposição/PSDB - SP. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu também, como o Senador Cássio Cunha Lima, registro a isenção de V. Exª na condução desta sessão, naquele momento em que V. Exª estava na Presidência.

    Eu conheci o Prêmio Nobel da Paz, Adolfo Pérez Esquivel, há muitos anos, nos anos 80, ou talvez antes, nos anos 80, quando ele organizou uma manifestação, esteve à frente de uma manifestação de protesto, que mobilizou, durante o período da ditadura, ainda, na Argentina, uma quantidade muito grande de pessoas, manifestação de protesto contra o assassinato de alguns sindicalistas pela polícia da ditadura.

    Eu fui a Buenos Aires participar dessa manifestação, ao lado de um colega, querido colega, que era Líder do PT na Assembleia Legislativa, o Geraldo Siqueira, que hoje trabalha com a Ministra do Meio Ambiente. De modo que é um homem de bem, é um homem honrado e que tem uma posição a respeito do que ocorre no Brasil.

    É uma posição, no meu entender, absolutamente equivocada, como bem disse o Líder Cássio Cunha Lima. A Presidente da República sai do Brasil; deixa no seu lugar, como manda a Constituição, o Vice-Presidente; vai lá fala nas Nações Unidas; dá entrevista à impressa; à tarde vai visitar a exposição de Degas no Museu de Arte Moderna, em Nova York; depois volta para o Brasil. Quer dizer, se houvesse a mínima ideia de golpe, ela não teria feito tudo isso, e mais, estaria tomando as providências que a Constituição lhe atribui, para impedir um golpe que estaria em curso.

    Na verdade, esse discurso do golpe é um discurso, digamos assim, já de preparação do PT para atuar na oposição. O PT não defende mais a Presidente Dilma, e há muito tempo, essa é que é a realidade dos fatos. Ela percebe que é um Governo que fracassou.

    O que o PT faz com esse discurso do golpe é apenas, é um combate de retaguarda, é quando o exército é derrotado e destaca um pelotão, para ficar na sua retaguarda, tiroteando contra o exército vencedor, para proteger a sua retirada - só isso. O exército do PT e seus aliados é um exército derrotado. E o pior é que, nessa derrota, arrastou o povo brasileiro.

(Intervenção fora do microfone.)

    O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Vamos assegurar a palavra ao Senador, que tem todo o direito de expressar o seu ponto de vista!

    O SR. ALOYSIO NUNES FERREIRA (Bloco Oposição/PSDB - SP) - Criou uma recessão tremenda, mergulhou o Brasil numa das mais sérias crises da sua História, se não a mais séria.

    Então, o PT hoje está apenas cumprindo o seu papel, um papel até que eu enalteço. Quando eu vejo os meus colegas do PT, nesse empenho, para, de alguma forma, afinar um discurso que lhes sirva na oposição, para congregar a sua grei nesse episódio,...

(Intervenção fora do microfone.)

    O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Se quiser falar que se escreva, por favor! O Senador está com a palavra.

    O SR. ALOYSIO NUNES FERREIRA (Bloco Oposição/PSDB - SP) - ... eu acho algo que eu admiro, embora chateie um pouco, porque é sempre a mesma coisa; mas eu admiro, não posso deixar de louvar.

    Seguramente, o Adolfo Pérez Esquivel foi vítima de uma... Enfim, ele entrou aqui iludido, não sabia das regras do Regimento Interno, expressou sua opinião. E eu lamento que ele tenha sido levado a isto por colegas nossos: foi uma esparrela que lhe montaram e submeteram o Perez Esquivel, que é uma figura respeitável, a esse constrangimento.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/04/2016 - Página 31