Discurso durante a 61ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Criticas ao governo da Presidente Dilma Rousseff e considerações sobre o processo de impeachment.

Autor
José Medeiros (PSD - Partido Social Democrático/MT)
Nome completo: José Antônio Medeiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL:
  • Criticas ao governo da Presidente Dilma Rousseff e considerações sobre o processo de impeachment.
Publicação
Publicação no DSF de 29/04/2016 - Página 34
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL
Indexação
  • CRITICA, GOVERNO FEDERAL, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, COMENTARIO, IMPEACHMENT.

    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - MT. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, o Brasil está parado há mais ou menos um ano, até mais de um ano, nesta discussão interminável sobre impeachment.

    O Governo tem se defendido e tem se defendido mal, porque tem perdido precioso tempo criando peças publicitárias para desconstruir esse processo investigatório, que é normal, que está de acordo com o ordenamento jurídico brasileiro, que está de acordo com a Constituição. É um processo político que vem se desenrolando.

    Agora, o Governo tem usado de muita má-fé, muita má-fé contra este Parlamento, muita má-fé contra os Senadores, que, como disse o Senador Cristovam, ainda nem decidiram o seu voto, mas que já são taxados como golpistas.

    A impressão que se tem é a de que realmente querem que ocorra o processo de impeachment para irem fazer o discurso que sempre fizeram, para se sentirem à vontade no campo da oposição, mas no campo da oposição ao Brasil, porque o que aconteceu, Senadora Ana Amélia, é que este Governo fraudou, mentiu, enganou, maquiou o Orçamento. A partir disso, a partir desse ato, desenrolou-se toda essa crise econômica, quando tentam relativizar o crime de pedalada fiscal simplesmente com o nome e tentam dizer que é uma coisa menor. Não é. Foi a partir da maquiagem do Orçamento que o Brasil caiu nessa profunda crise. A partir disso daí, é que foi possibilitado editar decretos sem autorização daqui. Então, foi um crime configurado, está configurado em toda a legislação, na Lei do Impeachment, na Constituição, na Lei Orçamentária.

    E o processo está se desenrolando, estão tendo amplo direito de defesa, a Comissão está sendo até condescendente, mas usam esse discurso, internacionalmente e aqui, como cantilena. Ao invés de se defenderem, ficam só dizendo que é golpe. Neste momento, há um crime, e o Governo fica dizendo que não é crime. É como se existisse um gato na sala, que bebe leite, mia, tem pelo e cara de gato, mas o Governo vem e diz que é cachorro. É isso que está acontecendo neste momento. Aí, pegam figuras públicas e as usam urdidamente. Não tenho dúvida disso.

    Eu quero dizer a V. Exª, Senador Paulo Paim, que o admiro e não preciso repetir isso aqui. Se houve essa mancomunação, esse planejamento antes, há duas vítimas aqui: V. Exª e o Prêmio Nobel da Paz. Eu suspeito muito que tenha havido, porque já estava o time completo aqui, a zaga, para poder assistir à fala do Prêmio Nobel da Paz.

    É um momento difícil para o País, mas, infelizmente, não vemos o Partido dos Trabalhadores, os principais atores, querendo saída. Não. Quem está procurando saída são os Senadores independentes, como o Senador Cristovam Buarque, como o Senador Randolfe, como o Senador Capiberibe, e a oposição. São outros atores, que não o Governo.

    Aliás, não consegui entender até agora a incoerência que foi este Governo e como, de certa forma, em alguns momentos, eles mesmos se implodiram. Eles destruíram o Governo que construíram e, agora, tentam jogar a culpa como naquela filosofia do desenho animado do Homer Simpson: "A culpa é minha, eu coloco em quem eu quiser".

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/04/2016 - Página 34