Discurso durante a 54ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solicitação de celeridade na condução do processo de impeachment da Presidente da República Dilma Rousseff.

Autor
José Medeiros (PSD - Partido Social Democrático/MT)
Nome completo: José Antônio Medeiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO:
  • Solicitação de celeridade na condução do processo de impeachment da Presidente da República Dilma Rousseff.
Publicação
Publicação no DSF de 20/04/2016 - Página 46
Assunto
Outros > SENADO
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, AUSENCIA, ADIAMENTO, TRAMITAÇÃO, PROCESSO, IMPEACHMENT, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA.

    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - MT. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, estou aqui para colaborar com V. Exª. Será só meia hora.

    Presidente Renan, V. Exª, nesses últimos meses, tem dado declarações de ponderação, tem mostrado estofo para comandar esse processo, e é isso que o Brasil e esta Casa esperam de V. Exª. Mas também é bom e importante que todo esse cuidado de V. Exª possa estar também em consonância com o Regimento. Não vejo que V. Exª vai atropelar o processo se estiver de acordo também com o que está no nosso Regimento, que é bem claro. V. Exª, eu diria, é o fiscal maior do Regimento desta Casa, do Regimento do Senado Federal. Estou falando isso simplesmente para corroborar e falar sobre a questão de ordem que V. Exª decidiu.

    Sinto que o povo brasileiro está apreensivo neste momento, porque estamos em um velório que está parecendo velório norte-americano, aquele que dura três meses. Era uma coisa que era para ter sido célere. Penso que não é o primeiro impeachment nem será o último. Penso que esse tem de ser pedagógico, Sr. Presidente. Temos de mexer nessa legislação, para que essa coisa não fique sangrando. Toda vez, é esse atropelo. E essa é a dúvida que passa.

    Sinto, neste momento, que as pessoas, em que pese o cuidado de V. Exª - é o que estou vendo nas redes sociais -, estão achando que V. Exª está fazendo jogo desse ou daquele. Entendo a dificuldade, o fio da navalha em que V. Exª tem de caminhar, mas vejo que há robustez jurídica, que há lastro jurídico tranquilo para a gente fazer esse procedimento hoje.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/04/2016 - Página 46