Discurso durante a 54ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações acerca da tramitação do processo de impeachment da Presidente Dilma Rousseff.

Autor
Vanessa Grazziotin (PCdoB - Partido Comunista do Brasil/AM)
Nome completo: Vanessa Grazziotin
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO:
  • Considerações acerca da tramitação do processo de impeachment da Presidente Dilma Rousseff.
Publicação
Publicação no DSF de 20/04/2016 - Página 49
Assunto
Outros > SENADO
Indexação
  • COMENTARIO, TRAMITAÇÃO, PROCESSO, IMPEACHMENT, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA.

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM. Sem revisão da oradora.) - Eu serei breve, Sr. Presidente.

    Primeiro que acho que falo em um bom tempo, o tempo do acordo porque eu não... Eu creio que V. Exª fala e apresenta a proposta com muita segurança. V. Exª, inclusive, se espelha no que aconteceu na Câmara dos Deputados, cuja pressa levou a que houvesse o recurso à Justiça e que a Justiça determinasse um rito completamente diferente.

    Acho que V. Exª tem plena razão nesse caso, Presidente Renan. E não caberia nem recurso. Senador Renan, no meu entendimento, não caberia nem recurso porque V. Exª não tem como obrigar nenhum Líder de Bloco partidário a indicar os seus membros. E, nesse caso, é o Regimento Interno que determina o prazo de até 48 horas. Então, eu acho que também é importante a intervenção do Senador Aécio Neves.

    Mas eu queria aqui, em um paralelo, Sr. Presidente, falando em um espaço de tempo muito menor do que meus companheiros, lembrar o que está acontecendo na Câmara e algumas contradições. Aqui ouvi mais discurso político do que questão de ordem, mais discurso político do que questão de ordem. E costumo dizer, Sr. Presidente, que as palavras o vento leva, mas mais importante do que as palavras são as ações.

    Os partidos que, aqui, estão exigindo que a comissão seja formada hoje até hoje não apresentaram os nomes para a comissão do impeachment do Vice-Presidente Michel Temer na Câmara dos Deputados. É o caso do PSDB, que contraditoriamente aqui quer pressa, mas lá, em relação a outro pedido de impeachment, até hoje, não apresentou os nomes. Então, eu quero... Três semanas, diz o Senador Lindbergh.

    Quero, então, Senador Renan, cumprimentar V. Exª e apenas fazer um registro. Antes de V. Exª ocupar essa cadeira, vários Senadores e Senadoras se revezaram nos microfones para cumprimentar a atitude de V. Exª. Eu fiz isso, mas faço questão de fazê-lo repetindo na sua frente porque eu acho que é essa a postura de um magistrado que tem que dirigir um processo tão importante, mas tão sensível, não do Parlamento, mas do Brasil como um todo, Senador Renan.

    Obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/04/2016 - Página 49