Discurso durante a 54ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Considerações acerca do papel do PMDB na Casa e concordância com o Senador Aécio Neves em relação ao calendário de tramitação do processo de impeachment da Presidente Dilma Rousseff.

Autor
Eunício Oliveira (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/CE)
Nome completo: Eunício Lopes de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO:
  • Considerações acerca do papel do PMDB na Casa e concordância com o Senador Aécio Neves em relação ao calendário de tramitação do processo de impeachment da Presidente Dilma Rousseff.
Publicação
Publicação no DSF de 20/04/2016 - Página 50
Assunto
Outros > SENADO
Indexação
  • COMENTARIO, FUNÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), SENADO, DEFESA, SUGESTÃO, CALENDARIO, AUTORIA, AECIO NEVES, SENADOR, ASSUNTO, TRAMITAÇÃO, PROCESSO, IMPEACHMENT, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA.

    O SR. EUNÍCIO OLIVEIRA (PMDB - CE. Sem revisão do orador.) - Eu primeiro queria deixar bem claro que hoje, na reunião de Líderes, nós fizemos um entendimento lá dentro. E o PMDB, Sr. Presidente, por ser aqui não o maior Bloco, mas ser a maior Bancada - mesmo juntando o maior Bloco, ainda é menor do que a maior Bancada, que é a do PMDB -, o que fez para que os partidos todos desta Casa pudessem ter uma oportunidade. O que nós fizemos no PMDB?

    Votamos pelo Bloco, Sr. Presidente.

    O PMDB não é bloco, o PMDB é partido, aqui nesta Casa, com 18 Senadores, com 19 Senadores. A Senadora Kátia está licenciada, portanto estamos com 18 Senadores presentes. Não vai ser o PMDB que vai procrastinar esse processo, Sr. Presidente, mas também não vai ser o PMDB que vai fazer com que esse processo seja judicializado. Portanto, o PMDB vai indicar os nomes. Agora, vai indicar dentro da regra, ouvindo a Bancada e fazendo isso dentro do tempo.

    V. Exª não vai precisar utilizar o poder que tem a caneta de V. Exª nesta cadeira para indicar os nomes do PMDB, porque o farei dentro do tempo necessário.

    Agora, quero concordar com V. Exª e concordar com a proposta do Senador Aécio Neves, que veio aqui, como Presidente do PSDB do Brasil, dizer da proposta que fez. E eu, como Líder do PMDB, encaminho na mesma forma, Sr. Presidente, e concordo com o Senador Aécio Neves para que antecipemos para segunda-feira essa decisão de instalarmos a comissão que vai processar a Presidente da República.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/04/2016 - Página 50