Discurso durante a 54ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Demonstração de apoio ao Presidente Renan Calheiros acerca da condução do processo de impeachment da Presidente da República Dilma Rousseff. Solicitação de correção do número de membros a que o Bloco PP/PSD tem direito na Comissão Especial do Impeachment, de dois para três.

Solicitação de correção do número de membros a que o Bloco PP/PSD tem direito na Comissão Especial do Impeachment, de dois para três.

Autor
Omar Aziz (PSD - Partido Social Democrático/AM)
Nome completo: Omar José Abdel Aziz
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL:
  • Demonstração de apoio ao Presidente Renan Calheiros acerca da condução do processo de impeachment da Presidente da República Dilma Rousseff. Solicitação de correção do número de membros a que o Bloco PP/PSD tem direito na Comissão Especial do Impeachment, de dois para três.
SENADO:
  • Solicitação de correção do número de membros a que o Bloco PP/PSD tem direito na Comissão Especial do Impeachment, de dois para três.
Publicação
Publicação no DSF de 20/04/2016 - Página 50
Assuntos
Outros > GOVERNO FEDERAL
Outros > SENADO
Indexação
  • APROVAÇÃO, CONDUTA, RENAN CALHEIROS, PRESIDENTE, SENADO, PROCESSO, IMPEACHMENT, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA.
  • PEDIDO, CORREÇÃO, NUMERO, MEMBROS, COMISSÃO ESPECIAL, IMPEACHMENT, BLOCO PARLAMENTAR, PARTIDO SOCIAL DEMOCRATICO (PSD), PARTIDO PROGRESSISTA (PP).

O SR. OMAR AZIZ (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - AM. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, primeiro, quero dizer a V. Exª e aos Senadores que não estiveram na reunião de Líderes que nós fizemos às 11h da manhã que tudo aquilo que foi acordado na reunião V. Exª está cumprindo.

    Segundo, sobre a responsabilidade de V. Exª. Antes, porém, vou deixar claro aqui: o meu Estado, o Brasil todo e os companheiros daqui sabem da minha posição em relação ao impedimento da Presidente Dilma - eu sou favorável ao impedimento -, mas eu acho que, agora, neste momento, com o açodamento das questões, pode haver a judicialização, e aí poderemos ter uma demora muito maior, por ser apressado e açodado.

    Quando V. Exª diz que quer cumprir os prazos, nós somos favoráveis. A proposta do Senador Aécio para que, na segunda-feira, possamos instalar a Comissão é a proposta mais coerente feita até este momento. Por quê? Porque, Sr. Presidente, não é em 24 horas que vai resolver o problema do Brasil, não é num final de semana que será resolvido o problema do Brasil. E eu espero que o comportamento dos nossos pares nesse processo de impedimento da Presidente Dilma sirva de exemplo para milhões e milhões de brasileiros que festejaram o que aconteceu na Câmara no último domingo, mas que também ficaram com a "pulga atrás da orelha" pelo fato de alguns representantes que estavam lá levarem uma coisa séria na brincadeira. É "sim" ou "não", e aqui quem vai decidir é o Plenário.

    Eu, pessoalmente, tenho a minha opinião sobre isso e digo-lhe o seguinte: Sr. Presidente, o Bloco PP/PSD vai indicar três nomes, e V. Exª colocou como dois aí. Eu queria que o senhor corrigisse: o Bloco PP/PSD são três nomes; o Bloco que é composto pelo PSB são três nomes; e o Bloco composto pelo PR são dois nomes; o que completaria os 21 nomes para a Comissão Especial.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/04/2016 - Página 50