Discurso durante a 54ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Indicação dos membros do PSB que irão compor a comissão especial responsável pelo julgamento do impeachment da Presidente Dilma Rousseff.

Autor
Antonio Carlos Valadares (PSB - Partido Socialista Brasileiro/SE)
Nome completo: Antonio Carlos Valadares
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO:
  • Indicação dos membros do PSB que irão compor a comissão especial responsável pelo julgamento do impeachment da Presidente Dilma Rousseff.
Publicação
Publicação no DSF de 20/04/2016 - Página 54
Assunto
Outros > SENADO
Indexação
  • INDICAÇÃO, MEMBROS, PARTIDO POLITICO, PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO (PSB), COMISSÃO ESPECIAL, IMPEACHMENT, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA.

    O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - SE. Sem revisão do orador.) - Considero, Sr. Presidente... Eu estou com a palavra.

    Sr. Presidente, considero razoável a decisão de V. Exª ao atender ao apelo que aqui foi feito pelo Presidente do PSDB, Senador Aécio Neves, para que a comissão especial fosse eleita, como vai ser eleita, na próxima segunda-feira.

    Eu já faço a pergunta de Flexa Ribeiro: segunda-feira à tarde, a partir das 14 horas? Essa é a pergunta, Sr. Presidente, que estou fazendo, ao lado de Flexa Ribeiro. Na segunda-feira, a partir de que horas? A partir de que horas deveremos estar aqui?

    O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. Bloco/PMDB - AL) - No horário convencional: 16 horas.

    O SR. ANTONIO CARLOS VALADARES (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - SE. Sem revisão do orador.) - Às 16 horas.

    Então, finalizando a minha participação, Sr. Presidente, muito embora, na reunião das Lideranças, eu não tenha concordado com a decisão da indicação dos nomes da comissão por bloco, e, sim, por partido, mas como a maioria venceu e determinou, também com o apoio de V. Exª, que a indicação fosse através de blocos, eu quero anunciar a V. Exª que o PSB já entregou à Líder do Bloco, a Senadora Lídice da Mata, os nomes do PSB que vão compor essa comissão: os Senadores Romário e Fernando Bezerra; e, como suplente, o Senador Roberto Rocha. Nós tínhamos direito a dois suplentes, mas o segundo suplente será designado pela Líder do nosso Bloco, na pessoa do Senador Cristovam Buarque. Os demais nomes serão anunciados pela Senadora Lídice da Mata.

    Portanto, Sr. Presidente, acho que a pressa é inimiga da perfeição, e também a demora é sinônimo da preguiça. O Senado Federal tem responsabilidade para com o futuro desta Nação; não pode cometer atos de atropelo em um processo como este, tão grave, que abalou toda a Nação; um processo de julgamento de uma Presidente da República, a primeira mulher que foi Presidente da República. E não será por isso, portanto, que o Senado Federal, apesar do resultado tão acachapante na Câmara dos Deputados, de 367 votos contra 137 votos... Apesar disso, o Senado Federal não pode agir no embalo da decisão de outra Casa; tem que adotar o seu próprio ritmo e o seu próprio rito, no intuito de proporcionar à Presidente da República o contraditório, a ampla defesa, como princípios que estão inscritos na nossa Constituição Federal.

    É por essa razão que o PSB, por ampla maioria de nossa Bancada, resolveu designar esses nomes, na certeza de que eles representarão o nosso Partido e farão ver a vontade da Nação no julgamento, que eu espero seja justo, imparcial e em inteira sintonia com os interesses do País.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/04/2016 - Página 54