Discurso durante a 54ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Leitura de nota pública à imprensa em que enumera compromissos com diversos setores da sociedade em relação ao fortalecimento do Estado e da democracia brasileira, no que concerne a sua conduta no processo de julgamento do impeachment da Presidente Dilma Rousseff.

Autor
Hélio José (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/DF)
Nome completo: Hélio José da Silva Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Leitura de nota pública à imprensa em que enumera compromissos com diversos setores da sociedade em relação ao fortalecimento do Estado e da democracia brasileira, no que concerne a sua conduta no processo de julgamento do impeachment da Presidente Dilma Rousseff.
Publicação
Publicação no DSF de 20/04/2016 - Página 56
Assunto
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Indexação
  • LEITURA, ARTIGO, AUTORIA, ORADOR, ASSUNTO, COMPROMISSO, DEMOCRACIA, CONDUTA, PROCESSO, IMPEACHMENT, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA.

    O SR. HÉLIO JOSÉ (PMDB - DF. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, quero parabenizar V. Exª pela presteza, pela responsabilidade com esta Casa, pela responsabilidade com o Brasil, por estar fazendo uma discussão tranquila, sem açodamento, respeitando as leis. Acho que isso é o mais importante para que o Brasil se lembre - e que a nossa história registre - de que tudo o que ficar decidido aqui vai ser em cima de parâmetros legais.

    De fato, estamos recebendo uma grande pressão. Nossa responsabilidade é muito grande. Quero exatamente parabenizar e reconhecer o mérito do Líder do nosso Partido e de V. Exª. Hoje participamos da reunião de Líderes, e a democracia prevaleceu. Estamos aqui, juntos, com uma proposta que concilia todos, para que possamos fazer as apurações necessárias.

    Como juízes de um processo, eu e, tenho certeza, todos os Senadores, estamos recebendo uma pressão insuportável do público, que acha que temos que nos esgarçar e tomar posições sem mais nem menos. Então, fiz questão de apresentar uma nota pública à imprensa, que quero registrar aqui rapidamente. Ela tem tudo a ver com o que V. Exª está deixando claro, no sentido de resolver as coisas dentro do rito legal, dentro do processo legal.

    Nota à imprensa:

Quero deixar claro que não precisam ter dúvidas do meu compromisso em prol dos servidores públicos, dos menos favorecidos, dos trabalhadores, com a geração de emprego, com a retomada do crescimento, com a apuração e definição de pena a todos os envolvidos em corrupção, com o setor produtivo, com os micro e pequenos empresários, com os estudantes, com a segurança pública, com a saúde pública de qualidade para todos, como o SUS, com a educação, com o meio ambiente, com uma energia limpa e renovável ao alcance de todos, com os profissionais liberais.

Não tomarei nenhuma posição açodada ou individual.

Posicionar-me-ei de forma clara, que atenda ao nosso povo. Contemplo o posicionamento político do meu partido (PMDB), ao qual vou respeitar, sem perder de vista [nobre Presidente] a coerência com minha história política, com as minhas convicções.

O meu compromisso é com o fortalecimento do Estado brasileiro, da democracia, o qual, com a devida racionalidade, sopesará a decisão que tomaremos e, com certeza, identificar-se-á com a vontade do povo e o melhor para a Nação brasileira, do lado de quem sempre permanecerei. Como juízes do processo, colocaremos nossa decisão de forma inequívoca, em prol do nosso povo e do Brasil, no momento adequado.

[Concluindo, Sr. Presidente] Que todos não tenham dúvida de meu compromisso descrito acima. Não agirei por paixão, por pressão, por ouvir dizer ou por posições preconcebidas. Não restam dúvidas de que minha decisão estará focada e comprometida com o melhor para a nossa população.

Um grande abraço! Senador Hélio José, do PMDB do Distrito Federal.

    Eu só queria relatar essa minha nota pública, Sr. Presidente, para, mais uma vez, reconhecer o trabalho tranquilo que V. Exª está realizando nesta Casa. Parabenizo-o por isso.

    Muito obrigado!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/04/2016 - Página 56