Discurso durante a 54ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Defesa da rejeição da Proposta de Emenda à Constituição nº 20, de 2016, que insere artigo no Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para prever a realização de eleições presidenciais simultaneamente às eleições municipais de 2016.

Autor
Marta Suplicy (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/SP)
Nome completo: Marta Teresa Suplicy
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES E PARTIDOS POLITICOS:
  • Defesa da rejeição da Proposta de Emenda à Constituição nº 20, de 2016, que insere artigo no Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para prever a realização de eleições presidenciais simultaneamente às eleições municipais de 2016.
Publicação
Publicação no DSF de 20/04/2016 - Página 61
Assunto
Outros > ELEIÇÕES E PARTIDOS POLITICOS
Indexação
  • DEFESA, REJEIÇÃO, PROPOSTA DE EMENDA A CONSTITUIÇÃO (PEC), ASSUNTO, ANTECIPAÇÃO, ELEIÇÕES, PRESIDENCIA DA REPUBLICA, MOTIVO, INCONSTITUCIONALIDADE, AUSENCIA, APROVAÇÃO, POVO.

    A SRª MARTA SUPLICY (PMDB - SP. Sem revisão da oradora.) - Presidente, queria parabenizar a Senadora Simone pela condução da Comissão da Violência contra a Mulher, que foi brilhante, mas gostaria também de fazer uma reflexão a respeito do que ela colocou, assim como o Senador Anastasia, sobre a constitucionalidade dessa PEC.

    Não resta nenhuma dúvida, a partir do brilhante argumento que os nossos dois juristas aqui colocaram, mas eu gostaria de dizer que, além disso, não é o momento, no Brasil, para se fazer uma eleição. Nós estamos vivendo o esfarelamento da economia, um clima de desunião, de radicalização. Parece-me que o mais adequado neste momento é termos a tranquilidade de uma transição com alguém que tem capacidade, que poderia aglutinar a nação, conduzindo-a para 2018. Aí faremos uma eleição. Parece-me que o bom senso indica isso.

    Ao contrário do que falou a minha dileta Senadora, por quem tenho profunda admiração, eu não sei se a maioria da população brasileira quer uma eleição agora. Aliás, eu não acredito que queira. A maioria gostaria de alguma mágica para que passássemos por este momento com eleição e tal, mas alguma coisa meio mágica até que as pessoas soubessem, quando você aprofunda a conversa, que é muito complicado o que aconteceria no País agora.

    Então, eu quero deixar clara a minha visão de que o melhor, neste momento, é caminharmos para a resolução dessa questão do impeachment e, a partir disso, termos um governo de transição, pelo bem do Brasil, com as medidas que já estão sendo apregoadas, que serão tomadas pelo atual Vice-Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/04/2016 - Página 61