Pronunciamento de Humberto Costa em 25/04/2016
Discurso durante a 57ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Comentários à questão de ordem suscitada pelo Senador João Capiberibe, referente à possibilidade de julgamento da denúncia de prática de crime de responsabilidade pelo Vice-Presidente da República, com registro do entendimento de que cabe ao Senado conferir tratamento similar àquele destinado à denúncia contra a Presidente Dilma Rousseff, conforme previsão constitucional.
- Autor
- Humberto Costa (PT - Partido dos Trabalhadores/PE)
- Nome completo: Humberto Sérgio Costa Lima
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
SENADO:
- Comentários à questão de ordem suscitada pelo Senador João Capiberibe, referente à possibilidade de julgamento da denúncia de prática de crime de responsabilidade pelo Vice-Presidente da República, com registro do entendimento de que cabe ao Senado conferir tratamento similar àquele destinado à denúncia contra a Presidente Dilma Rousseff, conforme previsão constitucional.
- Publicação
- Publicação no DSF de 26/04/2016 - Página 45
- Assunto
- Outros > SENADO
- Indexação
-
- COMENTARIO, QUESTÃO DE ORDEM, AUTORIA, JOÃO CAPIBERIBE, SENADOR, REFERENCIA, PROCESSO, IMPEACHMENT, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, OBJETIVO, TRAMITAÇÃO CONJUNTA, JULGAMENTO, CRIME DE RESPONSABILIDADE, MICHEL TEMER, VICE-PRESIDENTE DA REPUBLICA, ENTENDIMENTO, NECESSIDADE, TRATAMENTO, IGUALDADE, EXISTENCIA, PREVISÃO, CONSTITUIÇÃO FEDERAL.
O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco Apoio Governo/PT - PE. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu quero aqui me associar àqueles que defendem a pertinência dessa questão de ordem, inclusive porque o art. 52 da Constituição diz, diferentemente do que foi dito aqui, que compete privativamente ao Senado Federal, e aqui estão elencadas várias emendas constitucionais que foram aprovadas ao longo do tempo:
I - processar e julgar o Presidente e o Vice-Presidente da República nos crimes de responsabilidade, bem como os Ministros de Estado e os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica nos crimes da mesma natureza conexos com aqueles;
Portanto, é procedente esse nível de preocupação, tanto é que um dos Senadores que me antecedeu aqui apresentou um pedido ao Tribunal de Contas da União, pedido esse que foi aprovado no dia 17 de dezembro, para que o tribunal auditasse aqueles decretos que foram publicados, assinados e autorizados pelo Vice-Presidente da República.
E pasmem, a Presidenta da República, nesse processo que chegou aqui, está sendo processada porque assinou seis decretos entre maio e novembro de 2015. E o Vice-Presidente da República assinou quatro desses decretos - quatro decretos foram assinados. Então, parece-me absolutamente claro que, se ela cometeu um crime, o Vice-Presidente cometeu também, e nada mais justo que esse processo possa tramitar em conjunto.
Eu queria registrar isso.