Pela ordem durante a 60ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solicitação à Infraero que adote providências para melhorar o atendimento e a infraestrutura do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Alagoas (AL).

Autor
Benedito de Lira (PP - Progressistas/AL)
Nome completo: Benedito de Lira
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
TRANSPORTE:
  • Solicitação à Infraero que adote providências para melhorar o atendimento e a infraestrutura do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Alagoas (AL).
Publicação
Publicação no DSF de 28/04/2016 - Página 61
Assunto
Outros > TRANSPORTE
Indexação
  • CRITICA, NEGLIGENCIA, TRATAMENTO, CLIENTE, AEROPORTO INTERNACIONAL, ESTADO DE ALAGOAS (AL), SOLICITAÇÃO, EMPRESA BRASILEIRA DE INFRAESTRUTURA AEROPORTUARIA (INFRAERO), ADOÇÃO, PROVIDENCIA, MELHORIA, ATENDIMENTO, INFRAESTRUTURA, AEROPORTO, AJUSTE, PONTE, EMBARQUE, DESEMBARQUE, AUTORIZAÇÃO, PRESENÇA, ENFERMEIRO, OBJETIVO, EMERGENCIA.

    O SR. BENEDITO DE LIRA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - AL. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Eu gostaria de pedir um tempinho a V. Exª, nobre Senador Reguffe, para que eu possa, por meio do uso da palavra pela ordem, fazer uma reclamação rápida, se V. Exª me permitir.

    Sr. Presidente, com a permissão de S. Exª o Senador Reguffe, eu gostaria de trazer ao conhecimento desta Casa e deste País como as pessoas são tratadas no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Alagoas. Está aqui, Presidente, a fotografia de um cidadão com mais de 70 anos de idade ao descer a escada rolante. Por quê? Porque o embarque, em Alagoas, ao longo de mais de dois anos, é feito manualmente, ou seja, chovendo ou fazendo sol, o passageiro, cadeirante ou normal, de idade ou jovem, terá que fazer o percurso da área de embarque para a aeronave a pé, uma vez que os fingers daquele aeroporto, Sr. Presidente, há mais de dois anos, estão todos quebrados.

    Nós fizemos aqui uma reclamação para a Infraero para consertá-lo a fim de que, pelo menos, as pessoas com deficiência pudessem embarcar nas aeronaves através dos fingers, nobre Presidente Garibaldi Alves. Ouvido de mercador. Ninguém toma nenhuma providência.

    O pior é que o cidadão de mais de 70 anos se acidentou, teve um corte na cabeça, perdendo sangue, e não havia um posto médico para atendimento de urgência naquele aeroporto. Isso é um descaso, é uma falta de responsabilidade de quem dirige aquele aeroporto ou da Infraero. Pois bem. O cidadão passou lá mais de 20 minutos sangrando até que chegasse uma ambulância do Samu.

(Durante o discurso do Sr. Benedito de Lira, o Sr. Jorge Viana, Vice-Presidente, deixa a cadeira da Presidência, que é ocupada pelo Sr. Garibaldi Alves Filho.)

    O SR. PRESIDENTE (Garibaldi Alves Filho. PMDB - RN) - Senador Benedito de Lira.

    O SR. BENEDITO DE LIRA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - AL) - Na semana passada, um cidadão desmaiou e também não teve socorro.

    Sr. Presidente, eu faço essa reclamação e faço um apelo à Infraero, aqui, em Brasília, para adotar providências: primeiro, que façam com que os instrumentos de embarque e desembarque daquele aeroporto possam ser consertados; segundo, que, pelo menos, deixem lá uma enfermeira de plantão para atendimento de emergência, para evitar essa coisa que nós estamos vendo aqui.

    Sr. Presidente, eu quero agradecer a V. Exª e, com especialidade, eu agradeço o nobre Senador Reguffe pela sua gentileza de me ceder este espaço.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 28/04/2016 - Página 61