Discurso durante a 66ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Satisfação com o envio ao Congresso Nacional, pela Presidente da República, do projeto de lei que cria a Universidade Federal de Rondonópolis (MT).

Autor
Wellington Fagundes (PR - Partido Liberal/MT)
Nome completo: Wellington Antonio Fagundes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO:
  • Satisfação com o envio ao Congresso Nacional, pela Presidente da República, do projeto de lei que cria a Universidade Federal de Rondonópolis (MT).
Publicação
Publicação no DSF de 10/05/2016 - Página 25
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO
Indexação
  • ELOGIO, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, REMESSA, CONGRESSO NACIONAL, PROJETO DE LEI, CRIAÇÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL, ESTADO DE MATO GROSSO (MT).

    O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco Moderador/PR - MT. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, na verdade, não vou abusar neste momento porque estou inscrito para uma comunicação inadiável, depois falarei, quando da minha inscrição, mais tarde.

    Sr. Presidente, as falas até agora foram em relação à decisão tomada pelo Presidente da Câmara. Eu não vou, neste momento, abordar este aspecto, porque entendo que a decisão da Mesa do Senado, do Presidente Renan é que vai nos orientar sobre o que deveremos fazer e as medidas a serem tomadas. Portanto, não quero aqui, neste momento, polemizar sem saber ainda a decisão da Mesa e, principalmente, do Presidente Renan.

    Quero aqui, Sr. Presidente, falar de um momento, hoje, que, para minha cidade natal, a cidade de Rondonópolis, foi um marco histórico. Tivemos agora há pouco, na parte da manhã, às 11h, um evento no Palácio do Planalto que tornou realidade aquilo que era um sonho da cidade de Rondonópolis, da região sudeste do Mato Grosso: a criação da Universidade Federal de Rondonópolis, a universidade federal da região sudeste.

    Isso foi uma luta, como já foi falado aqui pelo Senador Blairo. Desde o meu primeiro mandato, sempre acreditamos, trabalhamos e lutamos por esse momento ao qual chegamos hoje. A Presidente Dilma assinou o projeto de lei que, ainda hoje, deverá ser enviado à Câmara dos Deputados e, depois, consequentemente, ao Senado da República.

    Já tive oportunidade de falar com o Senador Renan da necessidade de aprovarmos isso em regime de urgência, urgentíssima. Aliás, foram cinco universidades criadas hoje por essa mensagem da Presidente da República, e espero, claro, que possamos aprovar o mais rápido possível aqui no Senado.

    Quero destacar que Rondonópolis é a primeira cidade do interior do Mato Grosso, a cidade polo da região sudeste, com uma população bastante crescente. Temos hoje uma força na economia, principalmente calcada na agricultura, na pecuária e na agroindústria. Há pouco tempo a Presidente Dilma lá esteve para inaugurar o maior terminal ferroviário da América Latina. E, portanto, essa decisão de hoje foi um compromisso que a Presidente assumiu conosco. Inclusive, na última audiência, de uma forma muito clara, ela colocou que, independente da turbulência política, independente do momento em que passamos, assumiria o compromisso de assinar esse projeto de lei.

    Felizmente, hoje, pudemos então estar presentes a essa audiência, nesse evento junto com a Reitora Maria Lúcia Cavali, que representou todos os reitores do Brasil.

    O Senador Medeiros quer um fazer aparte, mas, infelizmente, Senador Medeiros, neste momento eu não posso permitir o aparte. Gostaria imensamente que V. Exª pudesse falar, porque também é um representante de Rondonópolis, como eu, como o Senador Blairo; três Senadores da mesma cidade, e, sem dúvida nenhuma, esse é um compromisso de todos nós. Ainda vamos aqui trabalhar junto com toda a Bancada do Mato Grosso.

    Queremos aproveitar, Senador Renan, para dizer que V. Exª, que assume, neste momento, num momento difícil deste País... V. Exª daqui a pouco estará anunciando a decisão que todo o País espera, uma decisão complexa.

    Eu quero aqui, então, agradecer; agradecer a todos aquelas pessoas, principalmente, da Universidade Federal, ao Comitê Pró-Universidade Federal de Rondonópolis, a toda a imprensa. Quero registrar agradecimentos, em nome do jornal A Tribuna, da Rádio Clube, enfim de todas as emissoras de televisão, a todos os professores, profissionais da educação, e não posso deixar de falar em nome do ex-Reitor Paulo Speller e da atual Reitora Maria Lúcia Cavalli, bem como de todo o Comitê. Quero, em nome da Profª Lindalva, registrar o nome de todos aqueles que estiveram trabalhando, enfim a sociedade organizada.

    Tenho certeza de que Rondonópolis, hoje, comemora, junto com Mato Grosso, o aniversário do meu Estado. São mais de 260 anos de história, e Mato Grosso é o Estado campeão na produção nacional das commodities agrícolas, dos produtos agropecuários. Com certeza, com essa universidade, não vamos tirar recursos da Universidade Federal de Mato Grosso. Ao contrário, vamos buscar mais recursos aqui do bolo nacional e, a partir da criação da Universidade Federal de Rondonópolis, Mato Grosso terá praticamente o dobro dos recursos para aplicar no ensino universitário.

    Quando a gente consegue vencer uma luta, já vai trabalhar por outras. Já fiz um projeto, como Deputado Federal, para a criação da Universidade Federal da região norte de Mato Grosso, com sede na cidade de Sinop - está aqui o meu suplente, Senador Jorge Yanai -, e também, no futuro, a criação da Universidade Federal do Vale do Araguaia, com sede em Barra do Garças.

    Portanto, Senador, agradeço a tolerância - e está aqui o Senador Vicentinho. Hoje também tivemos a criação de mais uma universidade federal no Tocantins. Gostaria, mais uma vez aqui, de público, Senador Renan, de pedir a V. Exª para que a gente possa tramitar, em regime de urgência, urgentíssima, a criação dessas universidades.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/05/2016 - Página 25