Discurso durante a 66ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Crítica à forma desrespeitosa utilizada pelo Senador Ronaldo Caiado para se referir ao Deputado Waldir Maranhão, Presidente interino da Câmara dos Deputados, ao Senhor Flávio Dino, Governador do Maranhão e ao Advogado-Geral da União.

Autor
Vanessa Grazziotin (PCdoB - Partido Comunista do Brasil/AM)
Nome completo: Vanessa Grazziotin
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • Crítica à forma desrespeitosa utilizada pelo Senador Ronaldo Caiado para se referir ao Deputado Waldir Maranhão, Presidente interino da Câmara dos Deputados, ao Senhor Flávio Dino, Governador do Maranhão e ao Advogado-Geral da União.
Publicação
Publicação no DSF de 10/05/2016 - Página 42
Assunto
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Indexação
  • CRITICA, PRONUNCIAMENTO, RONALDO CAIADO, SENADOR, MOTIVO, DESRESPEITO, REFERENCIA, WALDIR MARANHÃO, PRESIDENTE, INTERINO, CAMARA DOS DEPUTADOS, GOVERNADOR, MARANHÃO (MA), ADVOGADO-GERAL DA UNIÃO.

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM. Sem revisão da oradora.) - Muito obrigada, Sr. Presidente. Só lamento que nem todos tenham esse mesmo respeito às mulheres. Mulher não pode ser contrariada porque já virou histérica.

    Mas, Sr. Presidente, eu me socorro no art. 18 do nosso Regimento Interno para fazer aqui uma reclamação e um protesto.

    O Senador que acaba de deixar a tribuna, primeiro, referiu-se ao Presidente da Câmara dos Deputados de forma desrespeitosa, porque nenhum ser humano merece ser referido da forma como o Senador que me antecedeu se referiu a ele. Além disso, trata-se de um Presidente da Câmara dos Deputados. E mais: o Senador que acaba de deixar a tribuna insinuou, de forma direta, clara, porque falou alto e bom som, que não teria sido o Presidente da Câmara dos Deputados a redigir a decisão; que teria havido a participação do Governador do Estado do Maranhão.

    Quero dizer que o Governador do Estado do Maranhão, o ex-Deputado Federal Flávio Dino, é uma pessoa altamente respeitada, e ele saberá, sem que ninguém o oriente, tomar atitudes em relação ao que foi dito ali.

    Só quero, Sr. Presidente, que doravante os Senadores sejam mais corretos nas suas palavras. Quando acusarem alguém, acusem diretamente, mas não só acusem, apresentem provas. A forma como ele se referiu ao Advogado-Geral da União e ao Governador do Maranhão foi leviana, Sr. Presidente, além de desrespeitosa.

    Fica aqui consignado o meu protesto em relação a essa fala.

    Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/05/2016 - Página 42