Discurso durante a 66ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Crítica à acusação de conluio entre o Senador Delcídio do Amaral e o PSDB, a fim de que o Senador relativize as denúncias contra o Senador Aécio Neves, referentes ao recebimento de propina de Furnas.

Comentários acerca de reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania destinada a julgar o Senador Delcídio do Amaral.

Autor
Alvaro Dias (PV - Partido Verde/PR)
Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES E PARTIDOS POLITICOS:
  • Crítica à acusação de conluio entre o Senador Delcídio do Amaral e o PSDB, a fim de que o Senador relativize as denúncias contra o Senador Aécio Neves, referentes ao recebimento de propina de Furnas.
SENADO:
  • Comentários acerca de reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania destinada a julgar o Senador Delcídio do Amaral.
Publicação
Publicação no DSF de 10/05/2016 - Página 50
Assuntos
Outros > ELEIÇÕES E PARTIDOS POLITICOS
Outros > SENADO
Indexação
  • CRITICA, ACUSAÇÃO, CONLUIO, DELCIDIO DO AMARAL, SENADOR, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), OBJETIVO, ALTERAÇÃO, FORMA, AECIO NEVES, RECEBIMENTO, PROPINA, OBRAS, USINA HIDROELETRICA, FURNAS CENTRAIS ELETRICAS S/A (FURNAS).
  • COMENTARIO, REUNIÃO, COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO JUSTIÇA E CIDADANIA, OBJETIVO, JULGAMENTO, DELCIDIO DO AMARAL, SENADOR.

O SR. ALVARO DIAS (Bloco Oposição/PV - PR. Sem revisão do orador.) - Primeiramente, devo lembrar

que não integro hoje os quadros do PSDB, assim como a Senadora Simone Tebet, da mesma forma, não integra os quadros do PSDB.

    Eu quero rechaçar essa acusação indevida de que está havendo um acordo do PSDB com o Senador Delcídio, para livrá-lo de uma eventual cassação de mandato.

Não há, não há esse acordo. Nós somos testemunhas de que não há esse acordo. O que houve na Comissão...

     (Tumulto no recinto.)

    O SR. ALVARO DIAS (Bloco Oposição/PV - PR) - Sr. Presidente, eu peço a V. Exª que me garanta o direito de falar.

O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - Asseguro a palavra ao Senador Alvaro Dias.

    O SR. ALVARO DIAS (Bloco Oposição/PV - PR) - O que houve na Comissão foi uma discussão que diz respeito a amplo direito de defesa e diz respeito também aos cuidados que se devem adotar para evitar uma hipótese de nulidade de atos praticados por motivação da defesa do acusado.

    Portanto, Sr. Presidente, o que se procurou foi adotar um procedimento republicano, que nada tem a ver com acordo, com acordão.

    Eu sei, Sr. Presidente, que V. Exª tem tido um comportamento exemplar na Presidência desta Casa e não haverá de misturar as coisas, porque nós temos dois procedimentos diferentes: o que está na Comissão de Constituição e Justiça tem o seu trâmite já desenhado, e o que está no plenário do Senado, com a leitura de hoje, para a votação na próxima quarta-feira, tem também o seu itinerário já proposto e definido. Portanto, nós apelamos a V. Exª que, com a sua capacidade de presidir imparcialmente esta Casa, possa separar devida-

mente os dois episódios.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/05/2016 - Página 50