Discurso durante a 66ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Questionamentos acerca da leitura resumida do Parecer nº 475/2016, aprovado pela Comissão Especial do Impeachment da Presidente Dilma Rousseff, com base no art. 46 da Lei nº 1.709.

Autor
Lindbergh Farias (PT - Partido dos Trabalhadores/RJ)
Nome completo: Luiz Lindbergh Farias Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO:
  • Questionamentos acerca da leitura resumida do Parecer nº 475/2016, aprovado pela Comissão Especial do Impeachment da Presidente Dilma Rousseff, com base no art. 46 da Lei nº 1.709.
Publicação
Publicação no DSF de 10/05/2016 - Página 60
Assunto
Outros > SENADO
Indexação
  • QUESTIONAMENTO, LEITURA, RESUMO, PARECER, APROVAÇÃO, COMISSÃO ESPECIAL, IMPEACHMENT, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, REFERENCIA, ADMISSIBILIDADE, PROCESSO, IMPEDIMENTO.

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Apoio Governo/PT - RJ. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, como falaram a Senadora Gleisi, a Senadora Vanessa e a Senadora Fátima, primeiro é a Constituição, no caso do impeachment; depois, a Lei nº 1.709. O Regimento Interno do Senado vem depois.

    O que diz a Lei nº 1.709, no seu art. 46?

Art. 46 O parecer da comissão, com a denúncia e os documentos que a instruírem, será lido no expediente de sessão do Senado, publicado no Diário do Congresso Nacional e em avulsos, que deverão ser distribuídos entre os Senadores, e dado para Ordem do Dia da sessão seguinte.

    Aqui fala o seguinte: "[...] a denúncia e os documentos que a instruírem será lida no expediente do Senado." Ninguém fala em resumo.

    O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - "Será lido", mas o Regimento detalha: "em todo ou em parte".

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Apoio Governo/PT - RJ) - Só para concluir: no art. 46 da Lei nº 1.079, que está acima do Regimento, fica claro que é toda a denúncia; toda a denúncia tem que ser lida.

    Esse é o questionamento que eu faço a V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/05/2016 - Página 60