Pronunciamento de Wilder Morais em 09/05/2016
Discurso durante a 66ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
Solicitação de transcrição nos Anais do Senado de artigo de imprensa, publicado na revista Veja, sobre os 400 anos da morte dos escritores Miguel de Cervantes e William Shakespeare.
- Autor
- Wilder Morais (PP - Progressistas/GO)
- Nome completo: Wilder Pedro de Morais
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
IMPRENSA:
- Solicitação de transcrição nos Anais do Senado de artigo de imprensa, publicado na revista Veja, sobre os 400 anos da morte dos escritores Miguel de Cervantes e William Shakespeare.
- Publicação
- Publicação no DSF de 10/05/2016 - Página 64
- Assunto
- Outros > IMPRENSA
- Indexação
-
- SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, PERIODICO, VEJA, ASSUNTO, HOMENAGEM, ESCRITOR, ORIGEM, PAIS ESTRANGEIRO, ESPANHA, INGLATERRA.
SENADO FEDERAL SF -
SECRETARIA-GERAL DA MESA SECRETARIA DE REGISTRO E REDAÇÃO PARLAMENTAR - SERERP COORDENAÇÃO DE REDAÇÃO E MONTAGEM - COREM 09/05/2016 |
O SR. WILDER MORAIS (Bloco Democracia Progressista/PP - GO. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, faço este pronunciamento para exaltar o legado de dois saudosos mestres da ficção mundial: o espanhol Miguel de Cervantes Saavedra e o inglês William Shakespeare, memoráveis em suas contribuições à história da literatura.
No dia 23 de abril é celebrado o Dia Internacional do Livro e do Direito Autoral. A data foi escolhida pela Unesco para homenagear, em especial, os dois autores citados anteriormente, que faleceram neste dia nos deixando memoráveis obras literárias.
A revista Veja relembrou os 400 anos da morte dos ilustres autores em sua edição 36890. Como apontou a matéria, de 14 páginas, a homenagem é um convite para os leitores revisitarem o trabalho deixado por estes autores, ultrapassando suas criações e nos lembrando a contribuição da arte no registro da história da própria humanidade.
O inglês William Shakespeare deixou um importante legado ao abordar a psicologia de seus personagens, levando a outro patamar tanto a dramaturgia quanto a literatura. No entanto, curiosamente, pouco se conhece de sua própria personalidade, talvez em virtude da sua nata habilidade de reconhecer no ser humano suas mais variadas facetas.
Já Cervantes, brilhante em sua maior contribuição à humanidade, que foi a criação de Dom Quixote, nos revela a capacidade humana de tornar-se herói de sua própria história. O autor transformou sua vida após ter sido ferido em batalha e jamais reconhecido na Espanha, trazendo alegria a todos por meio de sua narrativa.
Parabenizo a revista Veja pela excelente matéria, que reúne fatos e curiosidades, reavivando em nossas memórias a importância da literatura.
E aproveito, ainda, para parabenizar os nossos romancistas, cujas criações transcendem o próprio tempo.
Peço, portanto, que a íntegra desta matéria conste nos Anais do Senado Federal, de modo a também se constituir mais um registro de nossa história.
É isso o que tinha a dizer, Sr. Presidente.
Muito obrigado!
DOCUMENTO ENCAMINHADO PELO SR. SENADOR WILDER MORAIS EM SEU PRONUNCIAMENTO.
(Inserido nos termos do art. art. 210, inciso I e §2º, do Regimento Interno.)
Matéria referida:
- "Especial 400 anos. Os inventores do mundo.”
U:\SUPER\AAAAAESCRIBA.doc 4:22