Discurso durante a 62ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão especial destinada a comemorar o Dia Mundial do Trabalhador, celebrado em 1º de maio.

Critica à forma como foi conduzido o processo de impeachment da Presidente Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados.

Autor
Telmário Mota (PDT - Partido Democrático Trabalhista/RR)
Nome completo: Telmário Mota de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
TRABALHO:
  • Sessão especial destinada a comemorar o Dia Mundial do Trabalhador, celebrado em 1º de maio.
GOVERNO FEDERAL:
  • Critica à forma como foi conduzido o processo de impeachment da Presidente Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados.
Publicação
Publicação no DSF de 03/05/2016 - Página 29
Assuntos
Outros > TRABALHO
Outros > GOVERNO FEDERAL
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, ASSUNTO, COMEMORAÇÃO, DIA INTERNACIONAL, TRABALHO.
  • CRITICA, TRAMITAÇÃO, PROCESSO, IMPEACHMENT, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, DEBATE, AFASTAMENTO, CAMARA DOS DEPUTADOS.

    O SR. TELMÁRIO MOTA (Bloco Apoio Governo/PDT - RR) - Sr. Presidente, senhores presentes...

    Presidente, o senhor sabe que eu sou titular na Comissão Especial do Impeachment, mas eu jamais poderia faltar a esta plenária, neste dia tão importante, Senador Paulo Paim, em que V. Exª levanta a sua voz mais uma vez, uma voz que tem credibilidade, uma voz que é uma bandeira eterna de defesa dos direitos dos trabalhadores. E V. Exª sempre mostrou, nesta Casa, uma coerência e um compromisso com o trabalhador brasileiro. Eu não poderia, neste dia, deixar de vir prestigiar este evento tão importante para o povo brasileiro, num momento de tamanha crise que nós, mais uma vez, estamos passando.

    E, sem nenhuma dúvida - V. Exª disse aqui, com muita clareza: quanto ao que se avança, hoje, não se discute a qualidade ou a melhor forma de trabalhar, ou de se prestar o seu trabalho. Todo dia nós temos que matar um leão. Todo dia nós temos que estar lutando contra as forças reacionárias, que tentam avançar nos direitos conquistados.

    Não é fácil você ver uma verdadeira demagogia, como ocorreu ali na Câmara. Foi um carnaval de hipocrisia: ladrão falando que estava combatendo a corrupção exatamente de uma presidente que nunca roubou nada. (Palmas.)

    Então, é com muita tristeza que nós vemos tamanha demagogia.

    Agorinha eu vinha acompanhando os palestrantes que estão lá na Comissão e agorinha eu vou também questioná-los. Foi perguntado se a Presidente praticou crime, e eles estavam dizendo:

    "Olha, temos de olhar o conjunto da obra." Então, eles ficam fazendo política: "Não basta ser só honesto; é preciso ser eficiente." Ora, se a nossa saúde tem altos e baixos, imagine uma economia? Tem de ter altos e baixos. Assim é a americana, a europeia, a africana, de onde for. Todo mundo passa por crise. Agora, tirar uma Presidente porque nós estamos vivendo uma crise econômica, porque nós estamos vivendo uma crise moral, uma crise política, que não foi ela?

    Hoje, a Presidente Dilma tem mais popularidade do que este Congresso que quer tirar o mandato dela. Isso é uma vergonha! Isso é uma vergonha! (Palmas.)

    É rasgar a democracia brasileira, é rasgar a Constituição brasileira.

    Então, sem nenhuma dúvida, mais uma vez, teremos de nos unir nesse grande propósito, nessa grande luta, porque essa direita reacionária virá aí; e virá com muita força, sem nenhum compromisso em tentar avançar nas grandes conquistas.

    Eu trouxe o discurso, mas, dado o horário, eu reconheço...E quero aqui deixar, mais uma vez, que sou do PDT, que sempre estará ao lado de vocês. Eu sou contra a terceirização. Chega!

(Manifestação da galeria.)

    O SR. TELMÁRIO MOTA (Bloco Apoio Governo/PDT - RR) - Chega de avançar nisso! E o Paim fez isso, com propriedade. Ele, nesta Casa, como sempre, pelo seu conhecimento, pela sua luta, pela sua dedicação, pegou essa bandeira e andou pelo Brasil inteiro, ouvindo a manifestação e a posição de todo o povo brasileiro.

    Então, é uma luta que vamos ter de travar arduamente, durante. Se sempre estivemos juntos, agora a nossa força tem de ser redobrada, porque eles vão vir aí, tentando passar o rolo compressor. E nós, mais uma vez, com a força do povo unido, com a nossa determinação, com o nosso amor, com a nossa vontade, vamos derrotá-los sempre.

    Muito obrigado. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/05/2016 - Página 29