Discurso durante a 44ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Críticas à escolha do Senador Romero Jucá para a Presidência do PMDB e à decisão do partido de sair da base governista.

Autor
Telmário Mota (PDT - Partido Democrático Trabalhista/RR)
Nome completo: Telmário Mota de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ELEIÇÕES E PARTIDOS POLITICOS:
  • Críticas à escolha do Senador Romero Jucá para a Presidência do PMDB e à decisão do partido de sair da base governista.
Publicação
Publicação no DSF de 06/04/2016 - Página 90
Assunto
Outros > ELEIÇÕES E PARTIDOS POLITICOS
Indexação
  • REPUDIO, ELEIÇÃO, ROMERO JUCA, SENADOR, PRESIDENTE, PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRATICO BRASILEIRO (PMDB), CRITICA, ROMPIMENTO, PARTIDO POLITICO, GOVERNO FEDERAL, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT).

    O SR. TELMÁRIO MOTA (Bloco Apoio Governo/PDT - RR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, ouvinte da Rádio Senado, telespectador e telespectadora da TV Senado, eu venho a esta tribuna porque hoje eu vi aqui o maior show de cinismo de toda a minha vida. Eu vi hoje o PMDB em um verdadeiro desmonte. O PMDB, que tem uma história. Uma história enquanto MDB e mesmo já PMDB, com Ulisses Guimarães, Teotônio Vilela. E hoje muitos, como Raimundo Lira e tantos outros bons representantes desse Partido, ainda fazem parte do PMDB.

    Mas esse PMDB, que está aí há treze anos dividindo o poder, de forma até majoritária, com o PT, participando efetivamente em distribuição de cargos e ações, hoje colocou na sua Presidência talvez o pior da sua referência. Colocou uma pessoa maculada por indícios e denúncias fortes de corrupção. Esse é o Partido que fala que quer um novo caminho? Qual é o novo caminho? Qual é a nova direção que se pode dar a um partido com o Presidente mais oportunista que eu já vi em toda a minha história?

    Esse atual Presidente do PMDB deveria, eu acho, usar uma lixa para poder macular a sua tamanha cara de pau, porque viveu eternamente nos berços do poder, foi Líder do PSDB, Líder do PT em todo o Governo do Lula e nessa parte do Governo da Dilma, e hoje vem dizer que está saindo porque o Governo perdeu a sua direção, perdeu o seu norte, como se absolutamente não tivesse culpa nenhuma?

    Olha, eu nunca vi uma cena tão deprimente como essa de hoje. Parecia que estava virando oposição por uma grande causa. O Presidente atual do PMDB, só no Estado de Roraima, indicou quase que todos os cargos do PT que estão lá, no INSS, na Eletronorte, no Mapa, na Pesca, na Conab e em vários outros cargos. Não teve nem a dignidade de dizer: olha, eu estou saindo, de hoje em diante eu sou oposição, está aqui, eu estou entregando os cargos. Não, tem cargo lá, tem cargo aqui, usufruiu em todos os sentidos.

    Hoje, se a Prefeitura de Boa Vista está entregando creche, é graças ao programa do PT em nível nacional.

    Se está entregando Minha Casa Minha Vida, é graças aos programas do PT, e assim também com o Bolsa Família, Pronatec, ProUne.

    E vem a esta tribuna dizer que o PMDB estaria saindo do Governo e que isso não é um oportunismo?! Eu fico triste em ver como os partidos vão se destruindo. Há tantos bons nomes nesse Partido, mas colocam exatamente um rato de navio para ser o seu Presidente.

    Lamento ver o PMDB cavando a sua sepultura, entregando o seu galinheiro a essa verdadeira raposa.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/04/2016 - Página 90