Fala da Presidência durante a 54ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro do recebimento de livro e DVD que abrange conteúdo da Sessão Solene de Lançamento da Campanha Institucional do Tribunal Superior Eleitoral que tem como objetivo incentivar a participação das mulheres na atividade política.

Crítica à quantidade de partidos políticos existentes no Brasil atualmente, enfatizando a dificuldade de representar os mesmos na comissão especial que irá julgar o processo de impeachment da Presidente da República Dilma Rousseff.

Autor
Renan Calheiros (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AL)
Nome completo: José Renan Vasconcelos Calheiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
DIREITOS HUMANOS E MINORIAS:
  • Registro do recebimento de livro e DVD que abrange conteúdo da Sessão Solene de Lançamento da Campanha Institucional do Tribunal Superior Eleitoral que tem como objetivo incentivar a participação das mulheres na atividade política.
SENADO:
  • Crítica à quantidade de partidos políticos existentes no Brasil atualmente, enfatizando a dificuldade de representar os mesmos na comissão especial que irá julgar o processo de impeachment da Presidente da República Dilma Rousseff.
Publicação
Publicação no DSF de 20/04/2016 - Página 60
Assuntos
Outros > DIREITOS HUMANOS E MINORIAS
Outros > SENADO
Indexação
  • REGISTRO, RECEBIMENTO, LIVRO, ASSUNTO, SESSÃO SOLENE, LANÇAMENTO, CAMPANHA, TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (TSE), OBJETIVO, AMPLIAÇÃO, PARTICIPAÇÃO, MULHER, ATIVIDADE POLITICA.
  • CRITICA, QUANTIDADE, PARTIDO POLITICO, ATIVIDADE, DIFICULDADE, REPRESENTAÇÃO, COMISSÃO ESPECIAL, IMPEACHMENT, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA.

    O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - Agradeço a intervenção da Senadora Simone Tebet e aproveito a oportunidade de sua intervenção para comunicar ao Senado Federal que acabamos de receber da Gráfica do Senado Federal... E a Senadora Simone é Presidente da Comissão Mista de Violência contra as Mulheres e tem prestado um papel relevantíssimo, cumprido um papel relevantíssimo aqui no Senado Federal.

    Então nós recebemos, acabamos de receber o livro com o CD da sessão proposta pela Senadora Vanessa Grazziotin e também por V. Exª, da Sessão Solene de Lançamento da Campanha Institucional do Tribunal Superior Eleitoral. E estamos simultaneamente distribuindo um DVD com a sessão, com todas as intervenções da Senadora Marta e da Senadora Vanessa Grazziotin.

    Quero dizer que o Senado Federal votou, nesse período em que as senhoras estão aqui, tudo, absolutamente tudo o que diz respeito às mulheres, como também hoje nós vivemos uma situação surreal.

    Na eleição de líder, nós tivemos intervenções legítimas de vários Senadores propondo, numa comissão de 21 membros, que é a comissão do impeachment, propondo a participação de todos os partidos do Brasil. Olha que temos tido problemas difíceis de resolver. Esse seria talvez o mais difícil, que era colocar quase 40 partidos numa comissão de 21. Tínhamos que exigir que os Líderes fizessem as indicações de pedaços de Senadores para participar dessa comissão.

    E quero dizer também que o Senado Federal sempre esteve contra essa distorção na política nacional. Nós votamos aqui, na reforma política, o fim das coligações proporcionais e votamos também, no passado, a cláusula de barreira, que 12 anos depois foi tornada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal.

    Ou seja, se nós tivéssemos o unicameralismo no Brasil e o Senado fosse a única câmara, nós não teríamos esses problemas que enfrentamos hoje, de ter que colocar 40 partidos numa comissão que tem apenas 21 membros.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/04/2016 - Página 60