Fala da Presidência durante a 57ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Resposta à questão de ordem apresentada pela Senadora Vanessa Grazziotin, acerca da suspeição do Senador Antonio Anastasia, indicado para a relatoria da Comissão Especial destinada ao julgamento do processo de impeachment da Presidente Dilma Rousseff.

Autor
Rose de Freitas (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/ES)
Nome completo: Rosilda de Freitas
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
SENADO:
  • Resposta à questão de ordem apresentada pela Senadora Vanessa Grazziotin, acerca da suspeição do Senador Antonio Anastasia, indicado para a relatoria da Comissão Especial destinada ao julgamento do processo de impeachment da Presidente Dilma Rousseff.
Publicação
Publicação no DSF de 26/04/2016 - Página 60
Assunto
Outros > SENADO
Indexação
  • RESPOSTA, ROSE DE FREITAS, PRESIDENTE, QUESTÃO DE ORDEM, AUTORIA, VANESSA GRAZZIOTIN, SENADOR, ASSUNTO, SUSPEIÇÃO, ANTONIO ANASTASIA, INDICAÇÃO, RELATOR, COMISSÃO ESPECIAL, SENADO, OBJETIVO, JULGAMENTO, PROCESSO, IMPEACHMENT, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, MOTIVO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), VINCULAÇÃO, ADVOGADO, AUTOR, DENUNCIA, ANUNCIO, ENCAMINHAMENTO, MATERIA, APRECIAÇÃO, COMISSÃO.

     A SRª PRESIDENTE (Rose de Freitas. PMDB - ES) - Antes de conceder a palavra a V. Exª, eu queria só esclarecer à querida Senadora Fátima Bezerra que esse processo se deu dessa forma devido às reuniões de Liderança que foram realizadas. Através do voto, estabeleceu-se o critério de bloco para a escolha de Presidente e relator, tendo 41 Senadores votado a favor dessa proposta e 29 contra.

    Eu só queria que todos nós lembrássemos que esse assunto relativo à questão de se eleger ou não o Senador Anastasia é do amplo entendimento de todos e passa pela Comissão. A Comissão foi eleita, nesta Casa, hoje à tarde. Não é mais um assunto que deverá ser tratado por esta Presidência. No entanto, eu gostaria de responder à Senadora Vanessa Grazziotin. S. Exª levantou uma questão de ordem fundamentada...

    O SR. TELMÁRIO MOTA (Bloco Apoio Governo/PDT - RR) - Srª Presidente, eu estava inscrito e estou aguardando a minha oportunidade.

    A SRª PRESIDENTE (Rose de Freitas. PMDB - ES) - V. Exª pode respeitar, ainda que provisoriamente, a palavra da Presidente? Logo em seguida, concederei a palavra a V. Exª e ao Senador Lindbergh, mas, enquanto eu estiver falando, eu gostaria que V. Exª ouvisse, como é da sua atitude muito gentil.

    S. Exª fundamentou o seu pedido no fato de que o advogado dos denunciantes também foi patrono em diversas causas do PSDB e que esse fato, por aplicação analógica do Código de Ética, que é do conhecimento de todos que estão na vida política, destina-se aos Senadores e não a advogados privados. Há uma diferença substancial. Se fosse daquela maneira, Senadora, todos os Senadores do PSDB estariam impedidos de funcionar na relatoria.

    Nós entendemos que, na questão anterior, levantada por V. Exª, esse assunto é da competência da Comissão Especial. Vamos deixar claro que todas essas questões serão encaminhadas à Comissão e tratadas, amanhã, na reunião das 10h. Estamos todos entendidos? No âmbito desta sessão, fica resolvida apenas essa questão do encaminhamento. É muito bom o debate democrático, a riqueza dos detalhes trazidos por V. Exª, mas infelizmente eles são de foro privado daquela Comissão Especial.

Com a palavra o Senador Telmário Mota. Em seguida, os Senadores Lindbergh Farias e Magno Malta. Vamos depois passar aos oradores.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/04/2016 - Página 60