Pela ordem durante a 59ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pesar pelo falecimento da Srª Ramona Miranda de Britto, mãe do Senador Waldemir Moka.

Autor
Simone Tebet (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Simone Nassar Tebet
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Pesar pelo falecimento da Srª Ramona Miranda de Britto, mãe do Senador Waldemir Moka.
Publicação
Publicação no DSF de 27/04/2016 - Página 51
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MORTE, MÃE, WALDEMIR MOKA, SENADOR, ENCAMINHAMENTO, VOTO DE PESAR.

    A SRª SIMONE TEBET (PMDB - MS. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Obrigada, Srª Presidente.

    Trata-se apenas de requerer, nos termos regimentais, a inserção em ata de um voto de pesar para a Srª Ramona Miranda de Britto. Ela é mãe do nosso querido colega Senador Waldemir Moka e faleceu nesta madrugada, na capital do meu Estado, Mato Grosso do Sul. Se V. Exª me permitir, vou ler rapidamente a justificação e, inclusive, dizer que foi subscrita por V. Exª, pelo Senador Caiado e pelos demais Senadores aqui presentes.

    A justificação de um voto de pesar, Srª Presidente, pelo falecimento de uma pessoa que nos é muito querida já é, na sua essência, difícil, porque é quando mais nos aproximamos do interior da nossa alma. Se esse mesmo voto é pela partida de uma mãe, em especial a de um amigo como o Senador Waldemir Moka, mais ainda, porque a nossa alma encontra um coração ferido, e nada mais nos resta que manifestar a nossa tristeza e levar a ele a nossa palavra de conforto. Este é, portanto, muito mais um voto de consolo ao nosso colega que hoje chora a dor da partida de quem lhe fez luz, de quem lhe fez do ventre o seu primeiro chegar e do coração o seu eterno morar.

    Os cinco filhos eram poucos para o tamanho do coração de mãe da Srª Ramona Miranda de Britto. Ela adotou mais dois. Na verdade, adotou muitos outros, pois adotou todos aqueles que com ela conviveram nos seus 93 anos. Por isso, todos os sul-mato-grossenses que a conheceram mais de perto também estão, hoje, de coração ferido.

    Srª Presidente, sou amiga pessoal e grande admiradora do Senador Waldemir Moka. Ele foi companheiro de luta do meu pai e, muitas vezes, o substituiu nos aconselhamentos aqui no Senado, nas nossas labutas políticas.

    Manoel de Barros, nosso conterrâneo sul-mato-grossense, fez poesia da palavra de uma mãe - abre aspas: "Meus filhos, o dia já envelheceu, entrem pra dentro". Fecha aspas. O poeta também dizia de um menino que também gostava mais do vazio do que do cheio, porque - abre aspas - "vazios são maiores e até infinitos" - fecha aspas. Para o Senador Moka, seus irmãos e amigos, este dia 26 de abril envelheceu mais cedo. No ar, entre as nuvens do tempo, há um vazio do tamanho do infinito, mas a D. Ramona continuará, com certeza, a nos convidar para entrar para dentro do seu coração, um lugar muito conhecido de todos nós, porque é nele que todos nós moramos durante todo o tempo.

    Eu peço aos nobres pares desta Casa a aprovação deste voto de pesar.

    E, para a família, Srª Presidente, mais uma vez, eu invoco a poesia de Manoel de Barros: "Tem mais presença em mim o que me falta".

    Muito obrigada, Srª Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/04/2016 - Página 51