Discurso durante a 59ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentários sobre as constantes defesas do Senador Telmário Mota ao Governo Dilma Rousseff e apresentação de sugestões ao Vice-Presidente Michel Temer, em caso de posse no cargo de Presidente da República.

Autor
Magno Malta (PR - Partido Liberal/ES)
Nome completo: Magno Pereira Malta
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL:
  • Comentários sobre as constantes defesas do Senador Telmário Mota ao Governo Dilma Rousseff e apresentação de sugestões ao Vice-Presidente Michel Temer, em caso de posse no cargo de Presidente da República.
Publicação
Publicação no DSF de 27/04/2016 - Página 83
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL
Indexação
  • CRITICA, DISCURSO, TELMARIO MOTA, SENADOR, DEFESA, GOVERNO FEDERAL, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, COMENTARIO, TAREFA, MICHEL TEMER, VICE-PRESIDENTE DA REPUBLICA, CHEFIA, PRESIDENCIA DA REPUBLICA, DEMONSTRAÇÃO, IMPOSSIBILIDADE, INTERESSADO, CANDIDATO, REELEIÇÃO, NECESSIDADE, FORMAÇÃO, GRUPO, CAPACIDADE TECNICA, COMPOSIÇÃO, GOVERNO PROVISORIO.

    O SR. MAGNO MALTA (Bloco Moderador/PR - ES) - Inclusive é meu irmão. Já me deu...

    O SR. PRESIDENTE (Sérgio Petecão. Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - AC) - ... que foi um dos primeiros a se inscrever e está ali. Ele vai lhe dar 30 segundos para que o senhor possa se manifestar.

    O SR. MAGNO MALTA (Bloco Moderador/PR - ES. Sem revisão do orador.) - Inclusive, o Senador Benedito está chateado com o Randolfe, porque ele disse que o Randolfe não se inscreve. Ele faz a inscrição dele, fica esperando, o Randolfe fala e vai embora. Toda vez vem e fala pela ordem. Eu não costumo fazer isso. Só vou falar agora, Senador Paim. Trinta segundos.

    Senador, é só para fazer um registro importante.

    O Senador Telmário é contundente na defesa do Governo, e o Governo deve dar uma medalha para ele, porque, se alguém defende o Governo, Senador Cristovam, é o Senador Telmário. Por outro lado, ele defende com contundência, mas exagera de vez em quando, quando ele diz que, se a Presidente for afastada, vão formar um governo de pessoas investigadas na Lava Jato. Mas ele esquece que muita gente do Governo e da Base do Governo está investigada também. E é só para dizer que investigação não quer dizer que a pessoa já está pronta para ir para a penitenciária. E quando dá essa conotação de investigação agrada à Base do Governo, e na mesma hora desagrada, porque há muita gente investigada. Quando vai com contundência e diz que o Temer vai parar a Lava Jato... Quem é Temer, meu amigo, para parar a Lava Jato? Quem é Temer para parar a Lava Jato? Ninguém, neste mundo, para a Lava Jato, para essa investigação. E que ele vai parar para beneficiar o PMDB.

    Ora, se ele conseguir parar e beneficiar o PMDB, vai beneficiar muito mais o PT, porque eles poderão soltar Vaccari, Dirceu, os ministros que estão ali por causa do foro vão perder o foro e não vão presos, o Lula não vai preso. Isso tudo é conversa jogada fora.

    Com todo o respeito à contundência dele, eu penso que duas coisas o Temer tem que fazer, duas coisas, porque a Constituição diz que, no impedimento do Presidente, assume o Vice. Se o Senado decidir pelo impedimento dela, Senador Paim, se decidir, o Temer, então, vai assumir. Duas coisas ele tem que fazer: primeiro, ele tem que dizer para a Nação que ele não é candidato à reeleição, que ele não está ali se preparando para se perpetuar no poder, que ele não é candidato. E a segunda coisa é escolher os melhores quadros técnicos deste País, técnicos, preparados, sem copartidários, convidar até gente de bem do PT. O PT tem quadros preparados, todos os partidos têm. E não abrir o flanco para colocar apadrinhados políticos, mas pessoas que somem neste momento para tirar o País desse limbo onde o País está, porque esse é um momento de reconstrução.

    São duas coisas que ele tem que fazer: dizer que não é candidato à reeleição e convidar quadros preparados para tirar o País desse fosso. E em todos os partidos e fora dos partidos tem gente preparada, porque onde tem trigo tem joio, segundo a Bíblia. Tem joio dentro da família da gente, tem joio dentro de igreja. Tem joio em partido político? Claro que tem! Mas tem trigo também. Então é convidar as pessoas de bem, técnicos de bem, independente de copartidários, para poder tirar o País desse limbo em que nós fomos metidos.

     Só para ressaltar o que eu disse no começo, com todo o respeito ao meu amigo Senador Telmário, porque tenho um carinho pessoal por ele, quando ele diz que as pessoas são investigadas na base do governo... Há muita gente sendo investigada, mas a investigação não chegou ao final, não há nada transitado em julgado.

    Então, penso que esse tipo de discurso não soma.

    Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/04/2016 - Página 83