Pronunciamento de Renan Calheiros em 09/05/2016
Fala da Presidência durante a 66ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal
Comentários sobre a hipótese de participação do Senador Delcídio do Amaral na reunião de análise do processo de impeachment da Senhora Dilma Rousseff, Presidente da República.
- Autor
- Renan Calheiros (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AL)
- Nome completo: José Renan Vasconcelos Calheiros
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
SENADO:
- Comentários sobre a hipótese de participação do Senador Delcídio do Amaral na reunião de análise do processo de impeachment da Senhora Dilma Rousseff, Presidente da República.
- Publicação
- Publicação no DSF de 10/05/2016 - Página 53
- Assunto
- Outros > SENADO
- Indexação
-
- COMENTARIO, HIPOTESE, DELCIDIO DO AMARAL, PARTICIPAÇÃO, SESSÃO, OBJETIVO, ANALISE, PROCESSO, IMPEACHMENT, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA.
O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - Eu quero só lembrar ao Senador Jorge e aos Senadores que a nossa preocupação, Senador Cássio - a quem darei a palavra na sequência -, é com a defesa das instituições, com a clara definição do papel de cada um dos Poderes.
Eu tenho me esforçado para que o Legislativo cumpra esse receituário com relação aos seus Senadores aqui, no Senado Federal, com relação aos Deputados, no Congresso Nacional, que também presido. Isso é absolutamente regimental, normal, democrático.
Eu até acho que algumas pessoas - e não digo que é o Senador Aloysio -, que querem que o Senador Delcídio do Amaral participe da histórica sessão de impedimento da Presidente da República... Ele pode participar, mas ele não pode participar por decisão do Senador Renan Calheiros nem por decisão da Comissão de Constituição e Justiça, porque ela desbordou do seu papel regimental. Então, ele pode participar, mas se o plenário do Senado disser que ele pode participar. Agora, ele não vai participar porque eu estou querendo ter um gesto de boa vontade com ele, como tantos que já tive! Eu não me exporei a isso, manterei a minha isenção.
E, mais uma vez, queria lamentar com o Senador José Maranhão, que é o Presidente da Comissão e que lembrou aqui o seu passado, a sua injusta cassação. Todos nós temos o maior carinho, o maior respeito pelo Senador Maranhão, pela biografia do Senador Maranhão. Eu só não concordo que o Senador Maranhão compare a sua circunstância e a sua cassação com a circunstância e a cassação do Senador Delcídio do Amaral. Aí, em função da amizade e da lealdade que eu sempre lhe tive, eu jamais concordaria com essa comparação, por mais consideração que tenhamos ao Senador Maranhão.
Senador Cássio Cunha Lima e Senador Romero Jucá.