Pronunciamento de Vanessa Grazziotin em 11/05/2016
Discurso durante a 71ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal
Solicitação de esclarecimentos sobre a presença de papel timbrado do PSDB na denúncia que originou o processo de impeachment da Presidente Dilma Rousseff.
- Autor
- Vanessa Grazziotin (PCdoB - Partido Comunista do Brasil/AM)
- Nome completo: Vanessa Grazziotin
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
ELEIÇÕES E PARTIDOS POLITICOS:
- Solicitação de esclarecimentos sobre a presença de papel timbrado do PSDB na denúncia que originou o processo de impeachment da Presidente Dilma Rousseff.
- Publicação
- Publicação no DSF de 12/05/2016 - Página 16
- Assunto
- Outros > ELEIÇÕES E PARTIDOS POLITICOS
- Indexação
-
- SOLICITAÇÃO, ESCLARECIMENTOS, PRESENÇA, PAPEL, TIMBRE, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), DENUNCIA, ORIGEM, PROCESSO, IMPEACHMENT, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA.
A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, muito obrigada.
Sr. Presidente, veja, eu compreendo a posição de V. Exª e a de meus pares aqui nesta Casa, mas houve a apresentação da questão de ordem que foi considerada apresentação e defesa; tivemos a contradita pelo Senador Ricardo Ferraço; em seguida, V. Exª leu já a sua decisão sobre ela, mas, na sequência, deu a palavra ao Senador Aécio.
Então, eu acho que, até pela paridade, Sr. Presidente, eu não quero falar os cinco minutos - eu anotei ali, ele falou três minutos - para mim, três minutos são o suficiente, até para a igualdade, a igualdade das posições aqui no Plenário. Então, são só três minutos que peço a V. Exª, e V. Exª já fica sem um art. 14, o que vai ajudar bastante a sessão.
O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - Na forma do requerimento do Senador Lasier, V. Exª, quando chegar aos 15 minutos...
A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM) - Não, Presidente. Não. Eu não vou descontar...Não, não...
O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - ... já estará devendo a esta Casa.
O SR. JORGE VIANA (Bloco Apoio Governo/PT - AC. Fora do microfone.) - Ele não disse isso.
O SR. FERNANDO BEZERRA COELHO (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - PE. Fora do microfone.) - Ele não disse isso.
A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM) - Não, mas V. Exª disse que era automático o som dos 15 minutos; nem vai poder cortar, Sr. Presidente.
Não, Sr. Presidente, estou amparada aqui no Regimento Interno e quero também, em relação às observações feitas pelo Senador Aécio, dizer que não há nenhum desrespeito, nenhum objetivo de desrespeitar qualquer partido que seja, muito menos a figura do Senador Anastasia, por quem, repito aqui, tenho um carinho profundo.
Mas a questão é política, Sr. Presidente. V. Exªs leram aqui o artigo da Lei 1.079, de 1950. Esse artigo fala do julgador, não fala do relator. O que eu quero que fique claro para todos aqui é que esse não é um processo de impeachment simples, esse foi um processo de impeachment - que não é impeachment, é golpe - construído! Construído por encomenda, construído por encomenda...
(Soa a campainha.)
(Intervenção fora do microfone.)
O SR. RICARDO FERRAÇO (Bloco Oposição/PSDB - ES. Fora do microfone.) - Aí não, Sr. Presidente.
A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM) - ... construído por encomenda do PSDB.
E eu repito: vou esperar pacientemente a resposta e a explicação para o que faz, numa denúncia, o papel timbrado desse Partido.
Então, Sr. Presidente, meus três minutinhos para concluir e dizer: eu nunca vi, na história deste País, nem nos tribunais de inquisição, o acuador servir como relator, Sr. Presidente. Lamento.
(Soa a campainha.)