Questão de Ordem durante a 71ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Contradita à Questão de Ordem apresentada pela Senadora Fátima Bezerra, acerca de acerca do número e do teor da resolução da Câmara dos Deputados pela qual o decreto de acusação, acompanhado da Denúncia nº 1, de 2015, foi encaminhado ao Senado Federal, e solicitação ao Presidente Renan Calheiros que dê início efetivamente aos trabalhos da Casa.

Autor
Alvaro Dias (PV - Partido Verde/PR)
Nome completo: Alvaro Fernandes Dias
Casa
Senado Federal
Tipo
Questão de Ordem
Resumo por assunto
SENADO:
  • Contradita à Questão de Ordem apresentada pela Senadora Fátima Bezerra, acerca de acerca do número e do teor da resolução da Câmara dos Deputados pela qual o decreto de acusação, acompanhado da Denúncia nº 1, de 2015, foi encaminhado ao Senado Federal, e solicitação ao Presidente Renan Calheiros que dê início efetivamente aos trabalhos da Casa.
Publicação
Publicação no DSF de 12/05/2016 - Página 18
Assunto
Outros > SENADO
Indexação
  • CONTESTAÇÃO, QUESTÃO DE ORDEM, AUTOR, FATIMA BEZERRA, ASSUNTO, NUMERO, CONTEUDO, RESOLUÇÃO, ORIGEM, CAMARA DOS DEPUTADOS, OBJETO, PROCESSO, IMPEACHMENT, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, DESTINO, SENADO, SOLICITAÇÃO, RENAN CALHEIROS, PRESIDENTE, INICIO, TRABALHO.

    O SR. ALVARO DIAS (Bloco Oposição/PV - PR. Para contraditar. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, não há questão de ordem a contraditar; o que há é uma questão de desordem. Aliás, eu não encontro no Regimento dispositivo que possibilite questão de desordem. E o que nós estamos verificando, nesta manhã, é a criação do Regimento criativo. Nós estamos hoje aqui, no Senado Federal, inaugurando o Regimento criativo. Depois da contabilidade criativa, nós temos o Regimento criativo.

    É um menosprezo à nossa inteligência, é uma ofensa a esta Instituição e ao País. Na verdade, o que desejam é procrastinar com questões de ordem que já foram respondidas, inclusive, pelo Presidente Raimundo Lira, que está ao lado de V. Exª, quando da realização dos trabalhos da Comissão Especial do Impeachment.

    Portanto, Sr. Presidente, matéria vencida tem que ser respondida liminarmente. Nós temos que iniciar já com a Senadora Ana Amélia, que está aguardando como primeira oradora inscrita para se pronunciar nesta sessão.

    O que nós estamos assistindo aqui é a discussão de mérito, com os Senadores do Governo alegando a inexistência do crime de responsabilidade, questão que já discutimos abundantemente durante os trabalhos da comissão e que certamente discutiremos durante o dia de hoje. Crime de responsabilidade é o que discutem aqui, se houve ou se não houve, os questionadores da ordem.

    Por isso, Sr. Presidente, nós apelamos a V. Exª que imponha, nesta hora, a ordem para iniciarmos os trabalhos efetivamente. O que houve até agora, lastimavelmente, foi uma tentativa de procrastinação infeliz. Não há como tentar, através de questões de ordem, empurrar esta sessão para o dia de amanhã.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/05/2016 - Página 18