Discurso durante a 71ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Solicita ao Senador Renan Calheiros, Presidente do Senado, que dê início à apreciação do processo de impeachment da Presidente Dilma Rousseff.

Autor
Ronaldo Caiado (DEM - Democratas/GO)
Nome completo: Ronaldo Ramos Caiado
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SENADO:
  • Solicita ao Senador Renan Calheiros, Presidente do Senado, que dê início à apreciação do processo de impeachment da Presidente Dilma Rousseff.
Publicação
Publicação no DSF de 12/05/2016 - Página 20
Assunto
Outros > SENADO
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, RENAN CALHEIROS, PRESIDENTE, SENADO, INICIO, SESSÃO, OBJETO, APRECIAÇÃO, PROCESSO, IMPEACHMENT, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA.

    O SR. RONALDO CAIADO (Bloco Oposição/DEM - GO. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, é para contraditar. É importante que seja dito que todo Senador aqui sabe das regras, de como se comportar no plenário. E, como tal, cada um assumirá a sua responsabilidade com o que está falando. Não há nenhuma tutela aqui e muito menos querer delimitar a fala de cada um dos Senadores.

    Agora, eu tenho de reconhecer, Sr. Presidente, que, em alguns momentos, na Comissão Especial do Impeachment, eu até me insurgi em momentos em que o Presidente Raimundo Lira era extremamente complacente e até repetitivo nas questões de ordem, mas tenho de confessar a V. Exª que estou com saudades do Senador Raimundo Lira. V. Exª tem sido até por demais complacente. Já são 11h15 da manhã e já há uma hora e meia de atraso em relação ao processo de discussão da matéria.

    Cada um vai colocar as suas posições. As questões de ordem já foram respondidas pelo Senador Raimundo Lira, por V. Exª. Não há mais o que realmente buscar naquilo que o Supremo Tribunal Federal já determinou, naquilo que a Lei do Impeachment constitui como rito. Ou seja, não existe nenhum pecado original no trabalho do processo do impeachment da Presidente da República.

    Se há um processo que está atendendo acima daquilo que foi dado como normas pela Lei do Impeachment e pela ADPF do Supremo, tem sido exatamente aqui, no Senado Federal, com o nosso Presidente Raimundo Lira e com V. Ex.ª.

    Agora eu acho que chegou o ponto de realmente darmos início a esta discussão para termos aí a votação, que é o que a sociedade brasileira espera no momento, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/05/2016 - Página 20