Pela ordem durante a 79ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Pedido de apuração do noticiado diálogo entre Sérgio Machado, ex-Presidente da Transpetro, e Romero Jucá, Ministro do Planejamento, e apoio ao Ministério Público e à Polícia Federal.

Autor
Reguffe (S/Partido - Sem Partido/DF)
Nome completo: José Antônio Machado Reguffe
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
MINISTERIO PUBLICO:
  • Pedido de apuração do noticiado diálogo entre Sérgio Machado, ex-Presidente da Transpetro, e Romero Jucá, Ministro do Planejamento, e apoio ao Ministério Público e à Polícia Federal.
Publicação
Publicação no DSF de 24/05/2016 - Página 61
Assunto
Outros > MINISTERIO PUBLICO
Indexação
  • PEDIDO, APURAÇÃO, DIALOGO, SERGIO MACHADO, EX PRESIDENTE, EMPRESA DE TRANSPORTE, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS), ROMERO JUCA, MINISTRO DE ESTADO, PLANEJAMENTO, SOLICITAÇÃO, FORTIFICAÇÃO, INSTITUIÇÃO PUBLICA, MINISTERIO PUBLICO FEDERAL, POLICIA FEDERAL, OBJETIVO, AUMENTO, CONFIANÇA, POPULAÇÃO.

    O SR. REGUFFE (S/Partido - DF. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, com relação a essas gravações hoje veiculadas pela imprensa, quero dizer que os fatos são absolutamente graves e precisam ser apurados a fundo.

    Considero, Sr. Presidente, que uma das coisas que nós temos de fazer neste País é algo que eu já falei diversas vezes ali naquela tribuna: fortalecer as instituições, fortalecer o papel do Ministério Público e da Polícia Federal.

    O Ministério Público é uma das melhores coisas que aconteceu nos últimos tempos neste País. O papel do Ministério Público é um dos fatores que fez com que muitas das coisas que nos últimos tempos a população não sabia hoje passe a saber.

    Se há excessos ou desvios, que punamos os excessos e desvios, mas nunca poderemos enfraquecer uma instituição que é importante para a democracia, importante para o Estado democrático de direito - e também a Polícia Federal, que está agindo como órgão de Estado e não de governo, e todas as vezes que agir assim precisa ter o seu papel reconhecido.

    Então, eu considero os fatos hoje muito graves; precisam de ser apurados a fundo. Não me interessa se envolvem o PT, o PMDB, o PSDB ou que partido seja. Se há algo errado, algo que lesou o contribuinte, seja quem for, precisa ter uma punição. Há que se ter o direito de defesa, claro, mas precisa haver uma punição, para o bem do contribuinte deste País.

    Considero que é isso o que toda a população brasileira espera da Justiça e espera das suas instituições. A gente precisa acreditar nas instituições e defender, aqui nesta Casa, o seu fortalecimento, para o bem da democracia, para o bem do Estado democrático de direito.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 24/05/2016 - Página 61