Discurso durante a 84ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Necessidade de uma mudança pedagógica para combater a cultura do estupro.

Apoio ao Senador Aloysio Nunes, líder do Governo Interino no Senado.

Autor
Waldemir Moka (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Waldemir Moka Miranda de Britto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO:
  • Necessidade de uma mudança pedagógica para combater a cultura do estupro.
SENADO:
  • Apoio ao Senador Aloysio Nunes, líder do Governo Interino no Senado.
Publicação
Publicação no DSF de 01/06/2016 - Página 70
Assuntos
Outros > EDUCAÇÃO
Outros > SENADO
Indexação
  • NECESSIDADE, REFORMULAÇÃO, ORIENTAÇÃO PEDAGOGICA, ENSINO PUBLICO, OBJETIVO, COMBATE, CULTURA, ESTUPRO.
  • ELOGIO, APOIO, ALOYSIO NUNES, SENADOR, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA (PSDB), ESCOLHA, LIDER, GOVERNO, INTERINO, SENADO.

    O SR. WALDEMIR MOKA (PMDB - MS. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu queria parabenizar a autora e parabenizar a minha conterrânea, essa extraordinária Senadora Simone Tebet, pelo parecer que deu e pelo encaminhamento que fez. Eu tenho comigo que todas as mulheres brasileiras, em especial as sul-mato-grossenses, estão hoje muito orgulhosas dessa atuação, tanto da Senadora autora como da Senadora que relatou o projeto. Eu queria parabenizá-las.

    E queria dizer ainda, Sr. Presidente, que, além dessa questão da punição, nós precisamos tomar algumas providências, porque essa questão é cultural. É uma questão cultural não só no Brasil, mas em muitos países. E eu fico às vezes me questionando, porque os homens são filhos de mulheres. As mulheres são maioria. Os homens são, quando meninos, educados por mulheres, na maioria professoras.

    Então, além de aumentar a punição, também tem que haver uma questão pedagógica, porque ela é cultural. Em sendo cultural, ela precisa ser tratada dessa forma. É necessário que os meninos e as meninas, principalmente os meninos, sejam desde logo ensinados a respeitar. Essa é a forma correta de convivência.

    Eu vejo com muita tristeza o que aconteceu com essa jovem de apenas 16 anos, a forma como isso aconteceu. Não foi só um caso isolado do Rio de Janeiro. Parece-me que já aconteceu no Piauí. Isso está se tornando quase corriqueiro. Há uma estatística que diz que a cada 11 minutos uma mulher é estuprada. Isso é uma aberração. O País realmente tem que ter uma preocupação com isso.

    Para encerrar, permita-me, Senadora Presidente, quero apenas e tão somente desejar ao meu amigo Aloysio Nunes Ferreira, o novo Líder do Governo, que seja bem-vindo. Pode contar com este humilde Parlamentar, aqui no plenário do Senado, nas articulações que se fizerem necessárias.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/06/2016 - Página 70