Fala da Presidência durante a 71ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Registro de início, em caráter experimental, de transmissão da TV Senado em canal aberto digital em Maceió (AL).

Autor
Renan Calheiros (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AL)
Nome completo: José Renan Vasconcelos Calheiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
TELECOMUNICAÇÃO:
  • Registro de início, em caráter experimental, de transmissão da TV Senado em canal aberto digital em Maceió (AL).
Publicação
Publicação no DSF de 12/05/2016 - Página 60
Assunto
Outros > TELECOMUNICAÇÃO
Indexação
  • REGISTRO, EXPERIENCIA, INICIO, TRANSMISSÃO, TELEVISÃO, SENADO, MACEIO (AL), ESTADO DE ALAGOAS (AL), UTILIZAÇÃO, SISTEMA BRASILEIRO DE TELEVISÃO DIGITAL.

    O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - Eu vou conceder a palavra ao Senador Acir Gurgacz.

    Eu queria apenas dar algumas informações aos Senadores e aos telespectadores também. Como todos sabem, os olhares estão voltados para o Senado Federal, para as manifestações de cada um dos nossos Senadores e das nossas Senadoras.

    Nós, como todos acompanham, estamos trabalhando para ampliar a transparência e a divulgação que já oferecemos nos veículos de comunicação, seja pela internet ou seja para receber a imprensa nessa Casa, utilizando os recursos já disponíveis sem criar nova despesa.

    Desde o dia 18 - é importante que todos atentem para isso -, desde o dia 18, nós recebemos 613 novos pedidos de credenciamento de profissionais de comunicação, somando hoje 1,3 mil. Emissoras de televisão, de rádio, imprensa escrita, fotógrafos do Brasil e de diversos países nos acompanham.

    O sinal da TV Senado, oferecido gratuitamente, é retransmitido pelas emissoras ao vivo, como também pelos portais de notícias da internet.

    Nas redes sociais, o Senado lidera também o interesse da população. No Twitter, o Senado figura como o assunto mais citado do dia. No YouTube, em tempo real, a transmissão já bateu todos os recordes de audiência, atingindo, no início desta tarde, um pico de quase 62 mil visualizações simultâneas, um público 14 vezes maior do que no mesmo período do ano passado.

    O Portal de Notícias do Senado está com quatro vezes mais visualizações do que o normal. As fotos desta sessão, tiradas também aqui pela Agência Senado, chegaram a um número recorde, ultrapassando 99 mil visualizações nesta tarde e estão sendo reproduzidas em sites e agências de notícias do Brasil e do mundo.

    No Facebook, somente hoje, 1,2 milhão pessoas leram as publicações do Senado Federal. No Twitter, onde 336 mil internautas seguem as notícias do Senado, hoje, mais de 1 milhão de pessoas já buscaram informações.

    Finalmente, e seguindo nossa política de levar o Senado à sociedade, de aproximar o Senado cada vez mais da sociedade, eu tenho a satisfação de anunciar que, nesta quarta-feira, a TV Senado iniciou, em caráter experimental, as transmissões de seu canal aberto digital, em Maceió, e, até o final de maio, iniciará as transmissões na capital do Estado de Sergipe, Aracaju.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/05/2016 - Página 60