Discurso durante a 80ª Sessão de Premiações e Condecorações, no Senado Federal

Sessão de Premiações e Condecorações destinada à entrega do Diploma José Ermínio de Moraes aos agraciados, Srs. Abilio Diniz, José Augusto Vieira e Jandir Milan.

Autor
Ricardo Franco (DEM - Democratas/SE)
Nome completo: Ricardo Barreto Franco
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Sessão de Premiações e Condecorações destinada à entrega do Diploma José Ermínio de Moraes aos agraciados, Srs. Abilio Diniz, José Augusto Vieira e Jandir Milan.
Publicação
Publicação no DSF de 25/05/2016 - Página 9
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, HOMENAGEM, OBJETIVO, ENTREGA, DIPLOMA, EMPRESARIO, ORIGEM, ESTADO DE SERGIPE (SE), DESTAQUE, ATIVIDADE INDUSTRIAL, EXPORTAÇÃO, AGRONEGOCIO, CONTRIBUIÇÃO, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, REGIÃO, INVESTIMENTO, EDUCAÇÃO.

    O SR. RICARDO FRANCO (Bloco Oposição/DEM - SE. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente Eduardo Amorim, meu amigo; Senador José Medeiros, Senador Cidinho, Deputado Federal Laercio Oliveira; Antonio Carlos Valadares Filho; Fabio Reis; Srs. Deputados Estaduais Goretti Reis, Valmir Monteiro e Zezinho Guimarães; Senador Albano Franco; Vice-Prefeito de Aracaju José Carlos Machado; demais autoridades; senhoras e senhores aqui presentes, esta premiação é um tributo que o Senado Federal faz aos grandes empreendedores brasileiros por suas relevantes participações em prol do desenvolvimento econômico, reconhecendo o protagonismo que exercem com dedicação, genialidade e profunda visão de negócio para o progresso do País.

    Saúdo os homenageados da 7ª Edição do Diploma José Ermírio de Moraes: Srs. Abilio Diniz, representado pelo Sr. Fábio Varella, Jandir José Milan e quero registrar a minha grande satisfação de ver agraciado o industrial sergipano José Augusto Vieira, Presidente do Grupo Maratá, cuja importância para o desenvolvimento de Sergipe tenho a oportunidade de acompanhar muito de perto.

    A indicação que fiz do nome de José Augusto Vieira ao Diploma José Ermírio de Moraes e que mereceu a subscrição do Senador Eduardo Amorim é muito oportuna neste momento em que o Brasil atravessa talvez a sua pior crise econômica. José Augusto é um exemplo de empreendedorismo, de visão ampla de eficiência e de compromisso social utilizados com maestria como soluções de desenvolvimento socioeconômico.

    José Augusto Vieira é sergipano do Município de Lagarto, nascido de uma família de empreendedores e comerciantes foi eleito para a Assembleia Estadual de Sergipe em 1982, mas foi na atividade empresarial que realizou sua maior vocação, iniciando-a com o beneficiamento e a comercialização de fumo de corda, um produto tradicional e muito apreciado nos interiores das Regiões Norte e Nordeste do Brasil. Começou a atividade industrial, propriamente dita, com uma unidade pequena de torrefação de café, seguida de uma unidade fabril de sacos plásticos. Hoje, o grupo Maratá forma um grande conglomerado de empresas diversificadas. O Grupo Maratá também está presente na indústria da construção civil, na atividade exportadora e no agronegócio.

    Esse patamar de excelência é resultado dos investimentos em modernização e qualidade feitos pelo grupo, que o qualifica continuamente para vários prêmios nos segmentos em que atua.

    Há quase 50 anos no mercado sergipano, o grupo empresarial de José Augusto Vieira se caracteriza por abrir fronteiras de desenvolvimento nas localidades onde instala suas indústrias, criando uma nova dimensão de oportunidades, não só com a geração de 5.102 postos de trabalho e empregos diretos, mas também na geração de renda para pequenos produtores locais, através de parcerias para a produção de insumos utilizados em suas plantas industriais.

    Em Lagarto e nas regiões circunvizinhas, uma fronteira de cidadania e de boa formação é aberta através da Educação Infantil e dos Ensinos Fundamental e Médio, oferecidos de forma gratuita, desde 1993, pela Fundação José Augusto Vieira, entidade presidida por Dona Jusete Reis Vieira, sua esposa. Através da educação de qualidade, a Fundação José Augusto Vieira muda as perspectivas das famílias locais pela ascensão dos seus filhos, preparando ao mesmo tempo o cidadão e o trabalhador qualificado que tornará mais próspera a sua região.

    Por todos esses méritos, que resultam não apenas no sucesso financeiro, mas no desenvolvimento socioeconômico de meu Estado, Sergipe, cumprimento o Empresário José Augusto Vieira, Presidente do Grupo Maratá, e estendo minhas homenagens também aos Empresários Abilio Diniz e Jandir José Milan, reconhecendo-os como verdadeiros propulsores de desenvolvimento e progresso social.

    Muito obrigado. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/05/2016 - Página 9